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Mesa 1: Política de financiamento e mercado habitacional: Caso Goiás Elcileni Borges Observatório das Metrópoles – Núcleo Goiânia TR Formas de Provisão.

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1 Mesa 1: Política de financiamento e mercado habitacional: Caso Goiás Elcileni Borges Observatório das Metrópoles – Núcleo Goiânia TR Formas de Provisão da Moradia Coordenação: Luciana Lago e Adauto Cardoso Oficina de trabalho (19 e 20/08) Local: IPPUR/UFRJ

2 Mercado habitacional brasileiro
Cenário econômico favorável (estabilidade monetária; crescimento da economia; recuperação do emprego, renda e consumo; formação de uma nova classe média; crescimento da taxa de expansão do crédito imobiliário); Ampliação de todas as fontes de recursos do SFH (FGTS, SBPE, Fundo de Arrendamento Residencial - FAR, Fundo de Desenv. Social – FDS, FAT e OGU); Alterações no financiamento e subsídio habitacional; Maior segurança jurídica (Lei /2004); Medidas de estímulo ao crédito imobiliário (Resolução do CMN de 2005 exige cumprimento legal do investimento dos recursos da poupança em habitação);

3 Mercado habitacional brasileiro
Criação do SNHIS e FNHIS (Lei nº /2005), sinalizando para uma inflexão no atendimento habitacional em favor da população de baixa renda; Programas governamentais - PAC Habitação e Minha Casa Minha Vida dinamizaram o setor construtivo amortecendo o impacto da crise financeira internacional; Abertura dos créditos e a presença da iniciativa privada como instância de produção para o “segmento econômico”, fomentando a estruturação de um mercado popular de habitação.

4 Mercado habitacional brasileiro

5 Mercado habitacional brasileiro
Ao completar um (01) ano do MCMV o cenário do mercado imobiliário brasileiro é de muita euforia. Segundo balanço da CAIXA o total de crédito imobiliário (recursos onerosos do SBPE mais o FGTS) alcançou o recorde de R$ 49,3 bilhões no ano de 2009, volume 09 vezes superior ao realizado em 2002, de cerca de R$ 5,4 bilhões; Sendo que o programa de moradia popular MCMV foi responsável por 45,7% de novas unidades habitacionais financiadas por todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro de Habitação em 2009.

6 Mercado habitacional brasileiro

7 Mercado habitacional em Goiás
Em Goiás o lançamento do MCMV no ápice da crise crise financeira internacional, e a manutenção do PAC, foi recebido com muito entusiasmo pelo mercado construtivo; Tanto que ao final de junho de 2010 o Estado de Goiás já detinha a posição de líder nacional nas contratações do MCMV (ranking que considera as metas estipuladas: em Goiás a meta que era de unidades até o final de 2010, já tinha sido cumprida em 97,8% em julho/10, com 27 mil unidades contratadas);

8 Mercado habitacional em Goiás
O volume de empréstimos habitacionais pelo SBPE, entre 2003 e 2009, passou de R$ 7,7 milhões (incluído financiamento para aquisição, construção, material de construção, reforma ou ampliação) para R$ 904,1 milhões – uma evolução de 117,5 vezes; Somando os recursos do SBPE mais os do FGTS, o volume de empréstimos habitacionais concedidos em Goiás no ano de 2009 alcançou a marca histórica de R$ 1,8 bilhão - resultado quase 2 vezes superior ao do ano de 2008 (quando foram destinados R$ 897 milhões), e 3 vezes maior que o total de financiamentos do ano de 2007 (que somaram R$ 587 milhões);

9 Mercado habitacional em Goiás
Do volume total de financiamento concedido em Goiás em 2009, até 15 de dezembro o programa habitacional Minha Casa Minha Vida foi responsável por 29% das contratações, com um total de contratos assinados no valor de R$ 517,16 milhões (incluindo contratações diretas para pessoa física); Recorde após recorde, o novo balanço da CAIXA, referente ao primeiro semestre de 2010, informa que “os financiamentos habitacionais liberados em Goiás somaram R$ 1,4 bilhão nos seis primeiros meses do ano, um crescimento de 114% em relação ao mesmo período de 2009.

10 Mercado habitacional em Goiás

11 Mercado habitacional em Goiás
A política habitacional local também passou a aportar maiores contrapartidas e a diversificar parcerias; Houve reformulação , e atualização de valores, do Programa Estadual Cheque Moradia/Moradia Digna (crédito outorgado de ICMS para compra de material de construção para famílias com renda até 3 salários mínimos); O CM é distribuído nas modalidades Cheque Construção, Reforma (ampliação/melhoria/infra-estrutura) e Equipamentos Comunitários. A AGEHAB em parceria com as Prefeituras (responsáveis pela doação dos terrenos) oferecem assistência técnica às famílias (responsáveis pela mão-de-obra);

12 Mercado habitacional em Goiás
O Moradia Digna passou também a aportar maiores somas em ações de Regularização Fundiária e Regularização Financeira (para mutuários das carteiras imobiliárias da antiga COHAB.GO), O planejamento foi incluído como estratégia para o fortalecimento da provisão habitacional (elaboração do PEHIS e capacitação PMHIS); O Programa de Atendimento Habitacional ao Servidor Público Estadual - PAHSPE, lançado pela AGEHAB em parceria com o setor privado, oveio ferecer mais possibilidades para esse segmento de trabalhadores acessar os recursos do MCMV.

13 Mercado habitacional goianiense
O mercado imobiliário goianiense (Goiânia e Aparecida de Goiânia) também vive o seu boom a partir de 2007, conforme dados do setor empresarial (ADEMI.GO); Em termos de lançamentos imobiliários anuais, entre 1996 e 2010, o ano de 2003 tinha sido o melhor ano da série (com unidades lançadas), expectativa que não se sustentou e exibiu números fracos nos anos seguintes. A partir de 2007 dá se a recuperação: unidades lançadas; em 2008; unidades em 2009; e unidades em apenas 04 meses de 2010 (janeiro à abril).

14 Mercado habitacional goianiense

15 Mercado habitacional goianiense
Em termos de movimento de vendas mensais de imóveis no mercado goianiense, o segundo semestre de 2007 (precisamente o mês de dezembro) foi o momento de forte recuperação e aquecimento: quando foram vendidas 645 unidades imobiliárias; No ano de 2008, foram registradas 694, 750 e 875 unidades comercializadas (em julho, agosto e novembro, respectivamente); Em 2009, já no mês de maio a venda de imóveis em Goiânia tem nova recuperação e o movimento foi ascendente: 649 unidades/maio; 793 unidades/junho; 946 unidades/julho; 910 unidades/agosto; 914 unidades/setembro; 846 unidades/outubro; números menores em novembro e dezembro/2008; E chegou-se ao maior desempenho de toda a série histórica no mês de março de 2010 (quando foram comercializadas 977 unidades imobiliárias).

16 Mercado habitacional goianiense

17 Mercado habitacional goianiense
Pesquisa da ADEMI.GO mostra que as Vendas por Tipologia, entre dez/2007 e dez/2009, teve maior peso dos empreendimentos verticais de menor porte (apartamentos de 2 e 3 Q), com tamanho variando entre 46 m2 (TENDA) à 65 m2 (GOLDFARB; Outro segmento importante são as Casas em Condomínios Horizontais produzidas para as classes de rendas mais inferiores (de 2 e 3 Quartos; tamanho médio de 120 m2; guarita e pequeno espaço de lazer), localizadas em bairros populares (áreas conurbadas Goiânia-Aparecida de Goiânia; vias de acesso às demais cidades da RMG , saída pra Inhumas/Goianira, Nerópolis, Senador Canedo, Bela Vista, Trindade) e mais recentemente em bairros tradicionais de ocupação de interesse social como Vila Mutirão e Vila Monticelli.

18 Mercado habitacional goianiense

19 Espaço urbano de Goiânia

20 Provisão estatal de moradia na RM de Goiânia
PAC: Urbanização e Produção Habitacional ( ): Investimentos em R$ milhares: ,70 Programa Habitacional Estadual Cheque Moradia (Cheque Construção, Reforma e Comunitário – ): Benefícios: cheques Investimento: R$ ,00 Obrigada a todos!


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