A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORQUE. COMO USAR ADEQUADAMENTE O PORQUE UNIVERSIDADE DE FRANCA SETEMBRO 2009 Proofa. Me. Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORQUE. COMO USAR ADEQUADAMENTE O PORQUE UNIVERSIDADE DE FRANCA SETEMBRO 2009 Proofa. Me. Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa."— Transcrição da apresentação:

1 PORQUE

2 COMO USAR ADEQUADAMENTE O PORQUE

3 UNIVERSIDADE DE FRANCA SETEMBRO 2009 Proofa. Me. Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa

4 USO DO PORQUE Fonte: Virgílio Vasconcelos Vilela, 2002

5 QUANDO USAR: PORQUE. POR QUÊ.

6 PORQUE Conjunção explicativa ou causal Substituível por: pois. uma vez que. já que. porquanto. pelo fato de que. como.

7 EXEMPLOS Porque a onça caça à noite devemos ficar cautelosos Não foi ao treino porque não se sentia bem. Vamos sair agora porque parou de chover. Vou presenteá-lo porque tirou boas notas.

8 POR QUE Preposição + Pronome interrogativo ou negativo Equivale a: por qual razão. por qual motivo.

9 EXEMPLOS Perguntas diretas e indiretas: - Por que não vai ao teatro hoje? - você sabe por que ele não comeu o bolo? - Não corrigiu o erro por que teve dúvidas?

10 EXEMPLOS Em frases afirmativas, negativas e exclamativas: - Vamos verificar por que as vendas estão caindo. - Sinceramente, não sei por que ela não está bem. - Se pago, quero saber por que (motivo) pago.

11 EXEMPLOS Em títulos de obras e artigos: - Por que parar de fumar.

12 POR QUÊ O que passa a ser tônico em finais de frases. Acentue o que antes de: - Ponto final. - Ponto de interrogação. - Ponto de exclamação.

13 EXEMPLOS Ele não virá por quê? Você não está bem por quê?

14 PORQUÊ Substantivo masculino. Sentido: Motivo. Causa. Razão. Indagação.

15 EXEMPLOS NO SINGULAR: Não entendo o porquê da tristeza. NO PLURAL: É difícil achar respostas para todos os nossos porquês.

16 RESUMINDO PORQUE – usamos indicando explicação ou causa. POR QUE – usamos indicando razão ou motivo. POR QUÊ – usamos junto aos pontos finais, pontos de interrogação ou pontos de exclamação. PORQUÊ - usamos acompanhado do artigo o como substantivo masculino.

17 Referência: VILELA, Virgílio Vasconcelos. Conteúdo disponível em:www. lin guabrasil. com. br/ 800/tropece/index.html (coluna 37), versão 1, 22 set apud com.br.

18 FIM


Carregar ppt "PORQUE. COMO USAR ADEQUADAMENTE O PORQUE UNIVERSIDADE DE FRANCA SETEMBRO 2009 Proofa. Me. Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google