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PublicouDaniela Fonte Alterado mais de 10 anos atrás
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Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
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Para falar na sessão, você deve se dirigir à presidente, dizendo: “Peço a palavra”. Se duas MR pedirem a palavra ao mesmo tempo, tem preferência a que estiver sentada mais distante da presidente. Após pedir a palavra, a mensageira só poderá falar depois que a presidente der permissão, dizendo “Tem a palavra fulana”.
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Qualquer assunto, para ser considerado numa sessão, precisa ser transformado em proposta, que deve ter apoio. Depois de proposto e apoiado, o assunto é discutido e, finalmente, votado. A ordem, portanto, é esta: proposta, apoio, discussão, votação.
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vota a proposta principal.
Emenda é um acréscimo a uma proposta feita por alguém. Após pedir a palavra, a mensageira diz o que deseja acrescentar. A emenda precisa ser proposta, apoiada, discutida e votada. Só depois é que se vota a proposta principal. Caso queiram adiar a discussão de algum assunto, uma mensageira deve propor que o assunto fique sobre a mesa. Essa proposta não precisa ser discutida. É votada imediatamente.
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Além da discussão dos assuntos, deverá constar na pauta da sessão leitura e aprovação da ata da sessão anterior e apresentação de relatórios. Os relatórios são apresentados pelos membros da diretoria. Se uma mensageira não puder comparecer à sessão, deverá designar alguém para apresentar o relatório. Para indicar nomes para a diretoria, não é necessário fazer proposta. Basta dizer: “Indico o nome de Fulana.” O último nome indicado é o primeiro a ser votado.
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Para maior segurança nas eleições, deve-se adotar o critério da MAIORIA ABSOLUTA, que é a metade do número de votantes mais um. Assim, sendo 14 o número de votantes, por exemplo, a maioria absoluta é obtida por meio do cálculo: 14 / 2 = = 8 Caso haja mais de uma candidata e nenhuma delas tenha alcançado a maioria absoluta, deve ser feita uma nova votação com as duas primeiras mais votadas. Outra opção é adotar o critério da MAIORIA RELATIVA, de acordo com o qual a candidata que tiver o maior número de votos é eleita. MAIORIA RELATIVA MAIORIA ABSOLUTA
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Formas mais comuns de votação:
Levantar a mão direita, Ficar de pé (quando o assunto é mais sério), Dizer sim ou não (quando se trata de votação de matéria simples e pacífica), Escrutínio secreto (o voto é escrito num papel). Quando não há nenhum voto contrário, diz-se que a votação foi por unanimidade.
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O Livro de Atas deve ter suas folhas numeradas de 1 a 50, ou de 1 a 100. É um registro histórico importante para a organização, por isso deve-se ter o maior cuidado possível com ele.
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Os assuntos podem ser destacados uns dos outros, iniciando-se a primeira frase de um novo assunto com letra maiúscula. A ata nunca deve ser riscada, apagada ou rasurada. Se houver emendas, a secretária deve mencioná-las na ata seguinte. Escreverá assim: “ATA DA SESSÃO ANTERIOR – Foi lida e aprovada com as seguintes emendas:” A ata pode ser redigida num caderno de rascunho. Porém a secretária deve passá-la a limpo no Livro de Atas, no qual será lida durante a próxima sessão. Depois de lida e aprovada, deve ser assinada imediatamente pela presidente, pela secretária e pela orientadora.
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Enquanto estiver passando a ata a limpo, se a secretária perceber imediatamente que cometeu um pequeno erro, pode corrigi-lo na mesma hora, escrevendo logo adiante dele a palavra “digo”, e em seguida a palavra ou frase certa. Caso encontre o erro depois que ata estiver pronta, escreverá, no espaço reservado para as assinaturas, a expressão “Em tempo:”, seguida das correções. As assinaturas virão depois das correções. Se a secretária não estiver presente, a presidente deve convidar outra mensageira para secretariar a sessão na qualidade de secretária ad hoc. Cabe a ela registrar no Livro de Atas a ata que redigiu e assiná-la, juntamente com a presidente e a orientadora.
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