A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo: Casos Clínicos Revisitados Clinical Cases Revisited Veterinaria.com.pt 2009; Vol. 1 Nº 2: e10 (publicado em 1 de Dezembro de 2009) João Simões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo: Casos Clínicos Revisitados Clinical Cases Revisited Veterinaria.com.pt 2009; Vol. 1 Nº 2: e10 (publicado em 1 de Dezembro de 2009) João Simões."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo: Casos Clínicos Revisitados Clinical Cases Revisited Veterinaria.com.pt 2009; Vol. 1 Nº 2: e10 (publicado em 1 de Dezembro de 2009) João Simões 2009 Produzido para efeitos pedagógicos de aulas práticas de Medicina da Reprodução II (10º Semestre do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária- UTAD) Criamos ideias e partilhamos ideais! Disponível em:

2 Objectivos Com este último módulo, e por solicitação da apresentação de casos clínicos nossos (optámos por apresentar publicações de 2007), devem os alunos adquirir competências de desenvolvimento cognitivo perante casos clínicos reais em animais de interesse pecuário, alguns dos quais também verdadeiras urgências, senão mesmo emergências, isto é, casos necessitando da decisão de um obstetra/cirurgião ou de prescrição médica. For educational purpose only.

3 Sumário 1.INCIDÊNCIA E RESPOSTA AO TRATAMENTO DE QUISTOS OVÁRICOS EM EXPLORAÇÕES DE BOVINOS LEITEIROS 2.APLICAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DISTINTOS NA SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO E DA OVULAÇÃO EM CABRAS DA RAÇA SERRANA 3.GESTÃO E ÍNDICES REPRODUTIVOS DE UMA EXPLORAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS COM RECURSO EXCLUSIVO À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL APÓS ESTRO NATURAL 4.HIDROALANTÓIDE 5.PROLAPSO VAGINAL DE 3º GRAU 6.DISTÓCIA DE ORIGEM FETAL POR MONSTRO CELOSOMIANO

4 For educational purpose only. 1- INCIDÊNCIA E RESPOSTA AO TRATAMENTO DE QUISTOS OVÁRICOS EM EXPLORAÇÕES DE BOVINOS LEITEIROS Santos, C., Ribeiro, E. e Simões, J. Foram utilizadas as vacas em produção, da raça Holstein-Frísia, de 15 explorações leiteiras localizadas no concelho de Moimenta da Beira. Procedeu-se, durante 4 meses consecutivos, à realização periodica de palpações transrectais das estruturas ováricas e uterinas de cada vaca. Foram registados o tamanho, conformação, consistência e textura destas estruturas. 682 Foram observados problemas reprodutivos em 15% (102/682) dos animais

5 For educational purpose only. 1- INCIDÊNCIA E RESPOSTA AO TRATAMENTO DE QUISTOS OVÁRICOS EM EXPLORAÇÕES DE BOVINOS LEITEIROS Santos, C., Ribeiro, E. e Simões, J.

6 For educational purpose only. 2- APLICAÇÃO DE DOIS PROTOCOLOS DISTINTOS NA SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO E DA OVULAÇÃO EM CABRAS DA RAÇA SERRANA João Simões, Jorge Azevedo e Ramiro Valentim Foram utilizadas, durante Maio e Junho, doze cabras nulíparas da raça Serrana ecotipo Transmontano, com idade compreendida entre 12 e 32 meses, estabuladas na UTAD. Foi aplicada, em cada cabra, uma esponja vaginal impregnada com 45 mg de acetato de fluorgestona durante 12 dias (Chronogest). No momento da remoção esponja (RE) foi administrado, por via intramuscular, 50 µg de cloprostenol (Estrumate). Simultaneamente à aplicação da prostaglandina, foi administrado por via intramuscular 500 UI de eCG (Intergonan ) ao grupo 1 (G1; n=6) e 500 UI de hCG (Pregnyl) ao grupo 2 (G2; n=6). Foi usado um bode com arnês marcador para a detecção do início do estro.

7 For educational purpose only. O objectivo deste trabalho foi caracterizar índices reprodutivos de uma exploração Galega em expansão em que o produtor realizou, exclusivamente, a IA após detecção do estro natural, a partir dos 45 dias pós-parto em vacas. Foram usados os registos dos 77 bovinos da raça Holstein-Frísia, com uma produção média de litros de leite aos 305 dias. Foi adicionado 1 Kg de alimento concentrado, à alimentação base, por cada 2,5 litros de leite produzido acima dos 27,5 litros em cada vaca. Foi observado um intervalo médio entre partos de 380 dias e uma taxa de refugo por infertilidade de 11,7%. A percentagem de cios detectados foi de 90%, com uma distribuição de intervalo entre cios de 72%. O intervalo médio parto-1ªIA foi de 65 dias e o intervalo parto-concepção de 100 dias. A taxa de gestação à 1ª IA foi de 47%. O nº de IA por gestação foi de 3,36, tendo em consideração todos os animais do efectivo. Concluímos, que globalmente os índices apresentados são aceitáveis, o que contribuiu para a viabilidade económica da exploração. Contudo, o curto período de espera voluntário pode ter influenciado a baixa taxa de gestação à 1ª IA. 3- GESTÃO E ÍNDICES REPRODUTIVOS DE UMA EXPLORAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS COM RECURSO EXCLUSIVO À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL APÓS ESTRO NATURAL Samuel Vázquez, Armando González, Manuel Lobo, Marta Fernandez, Sara Manjarin, Soraya Aira, Yolanda Pernia, Sara Garcia e João Simões

8 For educational purpose only. 4- HIDROALANTÓIDE (In: Patologias da reprodução em bovinos da raça Maronesa, RECVET, V. III (4), Versão em espanhol e em português. SIMÕES, J., MASCARENHAS, R., TEIXEIRA, F., SANTOS, C. e MADUREIRA, M.

9 For educational purpose only. 4- HIDROALANTÓIDE (In: Patologias da reprodução em bovinos da raça Maronesa, RECVET, V. III (4), Versão em espanhol e em português. SIMÕES, J., MASCARENHAS, R., TEIXEIRA, F., SANTOS, C. e MADUREIRA, M.

10 For educational purpose only. 5- PROLAPSO VAGINAL DE 3º GRAU (In: Patologias da reprodução em bovinos da raça Maronesa, RECVET, V. III (4), Versão em espanhol e em português. SIMÕES, J., MASCARENHAS, R., TEIXEIRA, F., SANTOS, C. e MADUREIRA, M.

11 For educational purpose only. 6- DISTÓCIA DE ORIGEM FETAL POR MONSTRO CELOSOMIANO (In: Patologias da reprodução em bovinos da raça Maronesa, RECVET, V. III (4), Versão em espanhol e em português.http://www.veterinaria.org/revistas/recvet/n htmlhttp://www.veterinaria.org/revistas/recvet/n html SIMÕES, J., MASCARENHAS, R., TEIXEIRA, F., SANTOS, C. e MADUREIRA, M.

12 For educational purpose only.Conclusões Pode concluir-se, que efectivamente a acção do médico veterinário em ruminantes não se limita ao simples tratamento médico ou cirúrgico de patologias. É necessário que este proceda, com o produtor, ao delineamento dos objectivos (índices técnico-económicos e de fertilidade) de cada exploração, na qual esses casos devem ser considerados acidentes de trabalho, embora não negligenciáveis, nem que fosse pelo bem estar dos animais!

13 For educational purpose only.Anexo: Sendo a última aula prática (desta UC) de alunos finalistas que acompanhámos durante 2 anos, deixamos neste anexo parte do último relatório do INE (Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio Ano de Edição: 2009; ) sobre o poder de compra nacional esmiuçado. Vale a pena reflectirem por alguns momentos sobre o que pode ser a vossa potencial contribuição, até porque a maioria de vós é natural/provém de regiões a norte do Mondego (com a natural excepção dos alunos Erasmus)

14 For educational purpose only. play=n&att_download=y

15 For educational purpose only.

16

17

18

19

20 Thanks for your attention! For educational purpose only.


Carregar ppt "Módulo: Casos Clínicos Revisitados Clinical Cases Revisited Veterinaria.com.pt 2009; Vol. 1 Nº 2: e10 (publicado em 1 de Dezembro de 2009) João Simões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google