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PublicouJoaquim Leitao Alterado mais de 10 anos atrás
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ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT
Departamento Executivo Superintendência de Gestão Coordenação de Pregão Eletrônico - COPE
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Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS
Pedido de Compra Despacho Comissão/ Dirigente Autorização de Adesão Cópia da Ata de RP PAMS PROCESSO SEST/SENAT Nº Com bloqueio orçamentário e assinaturas do requisitante e do Dirigente Impressa através de dowload no site do SEST/SENAT Autorização da DIEX e Consulta ao fornecedor Comissão de Licitação (CAPIT) Assist. Administrativo (PATE) e Autorização do Dirigente Emitido pela Unidade, assinado pelo Dirigente e enviado ao fornecedor. Emissor: Unidade Emissor: DEX Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Documentos que compõem o processo de compra através de REGISTRO DE PREÇOS: As Unidades serão responsáveis pela formalização e guarda do processo de compra.
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Principais Dúvidas: 1) A adesão antes da licitação Dar-se-á com a convocação das Unidades pelo DEX para levantamento de demanda. Neste caso, tendo a Unidade já participado da licitação inicial, não haverá a necessidade de solicitar adesão (Anexo II da IS 92/08) quando da necessidade de contratar o objeto do Registro de Preços, podendo fazê-lo diretamente com o fornecedor que tem o preço registrado. Deverá ser desconsiderado o documento (Autorização de Adesão) na formalização do processo de compra. 2) A adesão após a licitação Neste caso, a Unidade não participou da licitação inicial, mas tem o interesse em adquirir/contratar determinado produto com preço já registrado em ata. Poderá fazê-lo através do preenchimento e envio do Anexo II da IS 092/08, devendo aguardar autorização da DIEX e consulta ao fornecedor. As Atas de Registro de Preços disponíveis para adesão podem ser consultadas e/ou impressas no site 3) Obrigatoriedade da contratação Não há obrigatoriedade de contratação desde que a Unidade constante da licitação não tenha a necessidade de adquirir/contratar o objeto licitado. 4) Controle do saldo As Unidades que participaram da licitação inicial para Registro de Preços serão responsáveis pelo controle do saldo do quantitativo demandado.
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Principais Dúvidas: 5) Preferência do fornecedor/preço registrado O fornecedor que tem o preço registrado terá preferência na contratação pelas Unidades constantes da Ata de Registro de Preços. Todavia, caso as Unidades participantes da licitação não tenham interesse em utilizar a Ata de Registro de Preços, em virtude de preço menor ofertado no mercado, poderá realizar licitação/cotação específica, sendo assegurado ao beneficiário do registro a preferência de fornecimento em igualdade de condições. Deste modo, o fornecedor do preço registrado deverá participar da licitação/cotação específica. As Unidades deverão informar ao Órgão Gestor, DEX – Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE, sobre a existência de preço menor ofertado no mercado para possível negociação com o fornecedor, visando a redução do preço registrado em ata. Caso haja êxito na negociação, a Coordenação de Pregão Eletrônico - COPE formalizará a redução do preço através de aditamento da ata do preço anterior registrado e informará às Unidades, publicando o aditamento da ata. 6) Aditamento da Ata de Registro de Preços Os quantitativos da Ata de Registro de Preços poderão ser aditados em até 25% conforme a necessidade das Unidades ou DEX, dentro do período de validade da Ata, devendo ser solicitado à Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE para as devidas formalidades.
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Principais Dúvidas: 7) Das Atas de Registro de Preços publicadas As Atas de Registro de Preços publicadas no site do SEST/SENAT ( são resultantes de licitações nas modalidades Pregão ou Concorrência, nas quais são observadas as especificações padrões da instituição, constando preços registrados de fornecedores habilitados quanto à documentação inerente aos processos de compra do SEST/SENAT. Além de estarem disponíveis para adesões, as Atas de Registro de Preços constituem importante documento de consulta de preços para possíveis aquisições/contratações pelas Unidades e pelo DEX. 8) Formalização do Processo de Compra A formalização física do processo de compra através do registro de preços consta da: Capa do processo; PAMS; cópia da Ata de Registro de Preços; Autorização de Adesão (quando necessário); Despachos da Comissão e Dirigente; e Pedido de Compra. Permanece a necessidade de exigência das certidões do fornecedor quando do pagamento. 9) Problemas no fornecimento Os problemas no fornecimento deverão ser comunicados formalmente à Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE para as devidas providências. 10) Frete e impostos inclusos As licitações realizadas pelo DEX – Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE exigem dos fornecedores a inclusão de frete e impostos no preço final do produto/serviço. Portanto, todos os preços registrados em ata já possuem frete e impostos inclusos.
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Fluxograma – Adesão ao REGISTRO DE PREÇOS
Existem duas formas para aderir ao Registro de Preços: Adesão antes da licitação > ocorre com a convocação das Unidades para identificarem demanda e participarem da licitação inicial. 2) Adesão após a licitação > ocorre com a solicitação de adesão à Ata de Registro de Preços. Fluxograma – Adesão ao REGISTRO DE PREÇOS
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Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra
Através de REGISTRO DE PREÇOS Pedido de Aquisição Material e/ou Serviço - PAMS
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Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra
Através de REGISTRO DE PREÇOS Despacho da Comissão de Licitação (CAPIT) e Dirigente
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Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra
Através de REGISTRO DE PREÇOS Despacho do(a) Assistente Administrativo (PATE) e Dirigente
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Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra
Através de REGISTRO DE PREÇOS Pedido de Compra
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