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Fazendo a diferença. Estudo de caso sobre o. Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Recursos Créditos O que você sabe sobre cavernas? Como foram.

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1 Fazendo a diferença. Estudo de caso sobre o

2 Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Recursos Créditos O que você sabe sobre cavernas? Como foram formadas? Existe vida animal no interior das mesmas? Como será este ambiente? Já ouviu falar em PETAR? Sabe onde se localiza? Você está preparado para embarcar nessa aventura rumo a descobertas fascinantes? Pois bem, venha e surpreenda-se!

3 Créditos Você está sendo convidado a fazer parte de uma equipe de profissionais, que deverá realizar um estudo sobre o Vale do Ribeira, mais especificamente sobre o PETAR e o impacto da atividade turística sobre a população local. Seu grupo ficará responsável pela: Elaboração de um folder no formato A4, com as informações obtidas através das pesquisas realizadas. Elaboração de uma retrospectiva imagética enfocando aspectos gerais da região em questão. Tarefa Introdução Processo Avaliação Conclusão Recursos

4 Créditos 1ª etapa: Formação de grupos com quatro integrantes. Cada grupo assumirá uma função, ficando encarregado da pesquisa de dois temas. (para conhecer os temas, clique aqui*); 2ª etapa: Após a conclusão da pesquisa, cada grupo deverá sintetizar as idéias principais através da elaboração de um folder divulgando os diferentes aspectos da região em questão, através da visão de cada um dos especialistas pesquisadores. (para ver o modelo clique aqui) 3ª etapa: Pesquisa de campo, por ocasião da estada na Pousada das Cavernas, Iporanga (SP) Durante a atividade prática poderão ser feitos registros fotográficos, bem como filmagens, a serem utilizados posteriormente. 4ª etapa: Após a realização do estudo do meio (pesquisa de campo) e, de posse dos registros obtidos, elaborar um vídeo (com imagens e fotos) que divulgue a região, bem como a necessidade de preservá-la. (para saber mais detalhes clique aqui)(para saber mais detalhes clique aqui) Tarefa Introdução Processo Avaliação Conclusão Recursos

5 Introdução Créditos A avaliação se dará ao longo de todo o processo e observará os critérios da tabela a seguir. Atenção: Atenção: Acompanhe e siga atentamente o cronograma elaborado pela professora. O atraso em qualquer uma das etapas implicará na perda de 50% da respectiva nota. Tarefa Processo Avaliação Conclusão Recursos TarefasEstagiárioAmbientalista Jr.Ambientalista Master Folder (2,0) (0,5) Texto incompleto e fraca produção visual (0,5) (1,0) Com conteúdo, embora superficial (1,0) (2,0) Criou satisfatoriamente o folder, o mesmo é auto- explicativo (2,0) Trabalho em grupo (1,0) (0,25) Não cumpriu o seu papel; problemas no grupo. (0,25) (0,5) Cumpriu tão-somente o seu papel (0,5) (1,0) Desempenhou o seu papel corretamente, além de ter cooperado com o grupo (1,0) Retrospectiva Fotográfica (2,0) Fraca produção visual e informativa; pouco criativo(0,5) (1,0) Informações parciais, embora com boa produção visual; criativo e/ou produção visual deficiente, embora com conteúdo informativo adequado. (1,0) (2,0) Produção visual satisfatória; criativo; conteúdo informativo adequado; utilização de outros recursos (alem do texto e da imagem) (2,0)

6 Veja se você pode ser um ambientalista de verdade EstagiárioAmbientalista Jr. Ambientalista Master Se o total obtido na avaliação foi de 0,00 até 1,25 você pode ser contratado como estagiário do Meio Ambiente. Você está começando bem! Se o total obtido na avaliação foi 1,30 até 2,5 você pode ser contratado como Ambientalista Júnior. Muito bom! Se o total obtido na avaliação foi 2,55 até 5,0 você pode ser contratado como Ambientalista Máster. Parabéns!

7 Créditos Como não se encantar com a generosidade da natureza na região? Como ficar inerte, diante do seu papel enquanto cidadão, que busca contribuir para a formação de um mundo melhor? Certamente você compreenderá melhor a necessidade de uma prática, que vise o desenvolvimento com base na sustentabilidade envolvendo toda a sociedade. Agora sim, o seu trabalho e a sua visão de mundo farão toda a diferença! Tarefa Introdução Processo Avaliação Conclusão Recursos

8 Cavernas, Mário D.Domingos e André C.A. dos Santos; Coleção Investigando o Meio Ambiente; Editora Ática. Webgrafia : Bibliografia : Tarefa Introdução Processo Avaliação Conclusão Recursos Créditos

9 Direção Pedagógica: Profº Lauro Spaggiari Coordenação Pedagógica de Geografia Coordenação Pedagógica de Geografia: Profº Everaldo Marino Vellardi Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional: Profª Valdenice M. M. de Cerqueira Argumentação Pedagógica Argumentação Pedagógica: Profª Fátima Maria Gnecco Colaboração: Colaboração: Equipe Departamento de Tecnologia EducacionalAgradecimentos: –Comunidade Quilombola (Vale do Ribeira) –Uggi – Agência de Turismo Educacional –Pousada das Cavernas –G.A.P.M.A. (Grupo de Ação e Prevenção do Meio Ambiente) Créditos Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Recursos

10 Itens a serem pesquisados pelos grupos: PETAR: significado da sigla, localização geográfica (municípios abrangidos) e importância do local; temperatura, umidade que influenciam o corpo humano - GEÓGRAFO O Vale do Ribeira: considerações gerais (localização geográfica, características naturais, econômicas e históricas); temperatura, umidade que influenciam o corpo humano - GEÓGRAFO Conceituação e processo de formação de uma caverna; as cavernas da região do PETAR; animais que vivem nas cavernas- ESPELEÓLOGO Espeleotemas e curiosidades sobre as cavernas do PETAR; maiores cavernas do mundo, do Brasil e do estado de São Paulo; ecossistema existente nas cavernas- ESPELEÓLOGO Quilombos e comunidades quilombolas; a alimentação da população quilombola - HISTORIADOR Os quilombos do Vale do Ribeira (Ivaporunduva); a alimentação da população quilombola - HISTORIADOR Ecoturismo e desenvolvimento sustentável: a luta da população local; meio ambiente da região - ECOLOGISTA O impasse que envolve a o projeto e construção de usinas hidrelétricas no local: o caso de Tijuco Alto; meio ambiente da região– ECOLOGISTA

11 Produção de texto (folder) Tanto para a elaboração do folder, como para a realização do vídeo deve-se levar em consideração os seguintes itens: Texto curto, cumprindo sua função apelativa – no caso, propondo ao leitor um olhar diferenciado sobre o PETAR e sobre a população que reside na sua região; Uso do máximo de recursos para chamar a atenção do leitor e facilitar a leitura a distância: cores, diagramação e tamanho das letras; Texto que através de poucas palavras transmita a idéia central.

12 Vídeo Durante a visita ao PETAR iremos ver muitas novidades e registrar tudo isso. Mesmo quem não participar da visita, poderá ter acesso à estes registros. Os alunos que terão a oportunidade de visitar o PETAR, podem usar a criatividade para fazer estes registros. Fotos, pequenos filmes, depoimentos, folhetos e panfletos da região poderão enriquecer seu vídeo. Portanto durante a visita lembre-se de registrar sempre que possível. Colhendo depoimentos, receitas, observações da habitação e saneamento básico. Na volta você verá que valeu a pena! Indicaremos para confecção do vídeo, o Movie Maker. Este vídeo não deve ultrapassar três minutos e deve conter imagens, textos, filmes e sons.

13 Frente do folder

14 Verso do folder


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