A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Santa Catarina RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Santa Catarina RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Santa Catarina RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Santa Catarina II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Florianópolis, 25/07/2012 a 27/07/2012

2 Equipe Núcleo Executivo Estadual Articulador Estadual – Diretoria de Políticas Integradas do Lazer ( Elisa Wypes Sant´Ana de Liz) Coordenador Técnico – Conselho Estadual de Cultura ( Luiz Carlos Laus de Souza) Analista Técnico em Gestão Cultural ( Amilcar Neves)

3 Facilitadores estaduais Comissão Técnica Plano Estadual de Cultura Elisa Wypes Sant Ana de Liz –SOL /PDIL Susana Bianchini – SOL /PDIL Cultura Caroline Edna Lisandra -Analistas de Cultura PDIL Rosivaldo – Analista de Cultura SEITEC Ivan – Maria Thereza –FCC Betina e Adriana - Conselho Estadual de Cultura Raquel – FECAM Roselaine - CONGESC Com objetivo de multiplicar as etapas do processo de elaboração do Plano Estadual foi criado a comissão técnica cujos encontros de discussão nivelamento e capacitação são realizados semanalmente, às quintas-feiras.

4 Facilitadores estaduais Lições aprendidas A importância do trabalho em equipe - consenso Melhor compreensão das etapas que serão desenvolvidas O exercício de adaptação e flexibilidade Estratégias de continuidade Encontros semanais Cumprimento do cronograma Multiplicação das etapas

5 Governança ( em construção) As instâncias de governança para a efetivação do processo de planejamento tecnicamente qualificado e politicamente representativo será efetivado durante os fóruns regionais que serão realizados nos meses de Julho e Agosto nas 10 macrorregiões do estado. FÓRUM ESTADUAL DE PLANEJAMENTO DA CULTURA ( em construção) O Fórum Estadual será composto pelos 10 fórum regionais que serão Constituídos nos próximos dias, CEC, e outros membros designados)

6 Governança ( em construção) FÓRUM TERRITORIAL DE PLANEJAMENTO DA CULTURA Foi estabelecido que os eventos onde serão realizados a análise Situacional ( Diagnóstico) denominado Fóruns Regionais de Cultura Acontecerão em 10 macrorregiões do estado conforme mapa que será realizada no período de Julho e Agosto de Serão criados os 10 Comissões ( conselhos regionais de Cultura); Critérios de territorialização ( discutidos durante os fóruns regionais) Que serão realizados em 10 cidades estratégicas Número de territórios – 10 a ser definido)

7 Governança ( em construção) Grupos de Trabalho Setoriais ( Será discutido na próxima etapa) 1. Patrimônio Paisagem (Geografia),Material (Arquitetura Urbana) Imaterial, Museu, Arquivos, Acervo 2. Música 3. Artes Cênicas Teatro, Circo, Mímica, Ópera, Dança 4. Letras, Leitura,Literatura,Livro, Biblioteca. 5. Audiovisual, Cinema,Vídeo, Documentário, Rádio, TV, Animação 7. Artes Visuais, Pintura, Escultura, Fotografia, Novas mídias, Instalação Gravura,Desenho, Design, Moda

8 SANTA CATARINA Entender o território ??? Quais as vocações culturais? Qual o protagonismo? São Miguel Do Oeste Chapecó Joaçaba Lages Joinville Blumenau Itajaí Florianópolis Araranguá Tubarão

9 Etapa de sensibilização Foram realizados 10 Encontros de sensibilização ao longo das 10 macrorregiões do estado. Participação no Seminários dos Gestores Municipais de Cultura do Estado. Reunião com Gerentes da SDR´s Reunião no Conselho Estadual de Cultura Lições aprendidas: Persistência, tolerância, flexibilidade. Estratégias de continuidade Esta fase é constante e deverá acontecer também durante os fóruns regionais.

10 Meios de comunicação utilizados ( Rádio TV regional e jornal) Público prioritário: Local e regional – Poder Público e Sociedade Cívil Lições aprendidas O Rádio é o meio de melhor alcance Mailing – Internet o meio mais frágil Estratégias de continuidade Releases encaminhados a rede de comunicação regional Agendas com rádio locais e regionais TV ALESC Etapa de sensibilização

11 2 Plenamente Alcançado Parcialmente Alcançado Resultado Nulo Grupos técnicos de planejamento territorial capacitados X A proposta de planejamento divulgada, discutida e conhecida por meio de reuniões e oficinas de sensibilização em todo o território X Levantamento expedito da realidade de cada território realizado X Grupos de Trabalho Setoriais organizados X Oficinas e eventos de mobilização promovidos X Fóruns territoriais constituídos ( em andamento) Fórum estadual constituído (em andamento) Grupo técnico de planejamento estadual constituído X Avalie os resultados obtidos nesta fase Etapa de sensibilização

12 Descreva aqui, de forma sintética, os produtos do processo de diagnóstico em seu Estado contemplando os dois itens abaixo Inventário do Setor Cultural Etapa de diagnóstico Esta etapa está em construção !!!!

13 Descreva aqui os produtos do processo de diagnóstico em seu Estado contemplando agora a análise construída da sua realidade cultural a partir da apropriação e discussão das informações extraídas da realidade do Estado Etapa de diagnóstico Esta etapa está em construção !!!!

14 Descreva aqui, de forma sintética, os produtos do processo de diagnóstico em seu Estado contemplando os dois itens abaixo Etapa de diagnóstico Esta etapa está em construção !!!!

15 Descreva aqui, de forma sintética, o último produto da etapa de diagnóstico: Etapa de diagnóstico

16 Os processos de gestão pública não contínuos; Poucos líderes; Falta visão de longo prazo; Dificuldades de sinergias - individualismo; Disputa de poder; Dificuldades parcerias público-privada,conciliar, pactuar consensos; Comprometimento; Administração de conflitos. Falta de credibilidade. Compartilhando Conhecimento

17 O aprendizado coletivo; O exercício de trabalhar os aspectos de flexibilidade em trabalhos em grupo O entendimento da importância de construir um plano de cultura.


Carregar ppt "RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Santa Catarina RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google