A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S. Diane Clay Cundiff, CSC Orientação 1ª série: Roberta Orientação E.M.: Silvio e Sol Adriano ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S. Diane Clay Cundiff, CSC Orientação 1ª série: Roberta Orientação E.M.: Silvio e Sol Adriano ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S. Diane Clay Cundiff, CSC Orientação 1ª série: Roberta Orientação E.M.: Silvio e Sol Adriano ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S. Diane Clay Cundiff, CSC Orientação 1ª série: Roberta Orientação E.M.: Silvio e Sol Acompanhamento de alunos: Adriano Reunião de Pais de 1ª série – das 20h às 22h00 Educadores presentes: Denise, Marcos Vinícius, Marcos Roberto, Paulo Pitombo e Wagner.

2 CURRÍCULO RELEVANTE PARA O SÉCULO XXI Educação por equipes com espírito comunitário familiar; Educação por equipes com espírito comunitário familiar; Educação que garanta relações de justiça e respeito dentro e fora; Educação que garanta relações de justiça e respeito dentro e fora; Educação que habilite as pessoas a viverem e lutarem por um mundo sustentável; Educação que habilite as pessoas a viverem e lutarem por um mundo sustentável; Uma educação que promova educação de excelência acadêmica. Uma educação que promova educação de excelência acadêmica.

3 Parâmetros oficiais externos que marcam o trabalho do E.M. ENEM ENEM Vestibulares Vestibulares PCN PCN

4 VISÃO DO COLÉGIO SANTA MARIA PARA O ENSINO MÉDIO Construção da Competência acadêmica: Aprofundamento teórico e metodológico, Visão Crítica; Construção da Competência acadêmica: Aprofundamento teórico e metodológico, Visão Crítica; Construção de Competências globais, multiculturais, digitais : f lexibilidade, iniciativa, adaptabilidade, autodireção, produtividade, responsabilidade e liderança ; Construção de Competências globais, multiculturais, digitais : f lexibilidade, iniciativa, adaptabilidade, autodireção, produtividade, responsabilidade e liderança ; Apreciação da complementação das diferenças e de interação: solidariedade, compaixão, ética, justiça. Apreciação da complementação das diferenças e de interação: solidariedade, compaixão, ética, justiça.

5 Componentes Curriculares1º ano Língua Portuguesa5 Educação Física2 Matemática e Geometria5 Física4 Química3 Biologia3 História3 Geografia3 Sociologia1 Filosofia1 Total da parte comum30 Inglês3 Cultura Religiosa1 *Currículo Diversificado 1ª série Artes Plásticas; Oficina de Imagens; Desmistificando as Áfricas; Estatística Básica; Oficina de Português; Espanhol; Astronomia; Química Experimental 2 *Currículo Diversificado 2ª série - *Currículo Diversificado 3ª série - Total da parte diversificada 6 TOTAL GERAL DO CURSO36

6 Diferenciais do Currículo do E.M. Currículo Diversificado; Currículo Diversificado; Curso de Inglês; Curso de Inglês; Aulas específicas de ciências naturais: desdobramento em Química, Física, Biologia. Trabalho integrado: Módulo básico; Aulas específicas de ciências naturais: desdobramento em Química, Física, Biologia. Trabalho integrado: Módulo básico; Monitorias; Monitorias; Plantões de Dúvidas; Plantões de Dúvidas; Aulas extras; Aulas extras; Processos de Recuperação e Orientação de estudo; Processos de Recuperação e Orientação de estudo; Simulados bimestrais; Simulados bimestrais; Ações voltadas para a Orientação Profissional; Ações voltadas para a Orientação Profissional; Curso pré-vestibular à tarde – 3ª série. Curso pré-vestibular à tarde – 3ª série.

7 Atividades Complementares: Estágio em um dos setores da escola; Estágio em um dos setores da escola; Trabalho voluntário; Trabalho voluntário; NEMiS – Núcleo de Estudos Midiáticos do Santa; NEMiS – Núcleo de Estudos Midiáticos do Santa; Saraus; Saraus; Olimpíada Brasileira de Astronomia; Olimpíada Brasileira de Astronomia; Encontros Filosóficos; Encontros Filosóficos; SISA - Simulação Interna do Santa Maria; SISA - Simulação Interna do Santa Maria; Fórum FAAP – Fórum de Discussão Estudantil; Fórum FAAP – Fórum de Discussão Estudantil; SIEM PUC – Simulação para o Ensino Médio; SIEM PUC – Simulação para o Ensino Médio; Grêmio Estudantil; Grêmio Estudantil; Embaixadores do clima. Embaixadores do clima.

8 CARACTERÍSTICAS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

9 Apoio emocional Escola (Projeto de Vida) Acolhimento/ Desprendimento Família Aluno deve ser o interlocutor com a escola na resolução de conflitos TRANSIÇÃO PARA UMA NOVA ETAPA Aprofundamento Acadêmico Maior questionamento dos valores adquiridos Busca da identidade própria e maior autonomia Procedimentos de organização e estudo: exigência acadêmica, prazos, normas Compromisso de curso

10 Objetivos da Série Construir uma relação recíproca de confiança e compromisso entre professores, alunos, família, Orientação e Direção, com os objetivos de: desenvolver e aprofundar a habilidade de leitura, produção e interpretação de diversos textos e do raciocínio lógico-matemático; desenvolver e aprofundar a habilidade de leitura, produção e interpretação de diversos textos e do raciocínio lógico-matemático; desenvolver procedimentos de pesquisa e estudo, a fim de se levantarem hipóteses e questionamentos; desenvolver procedimentos de pesquisa e estudo, a fim de se levantarem hipóteses e questionamentos; desenvolver a percepção, o reconhecimento do aluno em relação a seus próprios processos de aprendizagem, apropriando-se deles e adequando-os, visando a um melhor aprendizado e ampliação de sua autonomia. desenvolver a percepção, o reconhecimento do aluno em relação a seus próprios processos de aprendizagem, apropriando-se deles e adequando-os, visando a um melhor aprendizado e ampliação de sua autonomia.

11 Procedimentos de Ensino e Aprendizagem Projeto de série; Ação do professor em sala; Trabalho em equipe; Articulação entre diversos Componentes Curriculares; Coerência entre procedimentos – respeito aos prazos, rigor científico, cumprimento das normas; Conselho de Classe Boletins e Relatórios Entrevistas pós-Conselhos de Classe bimestrais

12 Boletim e Relatório - Portal

13 As aulas da manhã começam às 7h10min e terminam às 12h40min. As aulas da tarde começam às 13h40min e terminam às 16h20min. As aulas da manhã começam às 7h10min e terminam às 12h40min. As aulas da tarde começam às 13h40min e terminam às 16h20min. A entrada no colégio é permitida até as 7h55min. O aluno não poderá entrar na primeira aula, devendo esperar, no pátio interno do Ensino Médio, pelo início da segunda aula. A entrada no colégio é permitida até as 7h55min. O aluno não poderá entrar na primeira aula, devendo esperar, no pátio interno do Ensino Médio, pelo início da segunda aula. Horário

14 Exemplo de Horário Turma 1 Sala 23 SegundaTerçaQuartaQuintaSexta 7h10Marcos AppolloMarina Mello Currículo Diversificado Marcos AppolloMaurício Rodrigues FísicaHistóriaFísicaQuímica 8hMarcos AppolloMarina MelloMarcos RobertoMaurício Rodrigues FísicaHistóriaGeografiaQuímica 8h50Intervalo 9hAdriano SantosRoberto WagnerAdão GomesMarcos RobertoAdriano Santos PortuguêsMatemáticaEd FísicaGeografiaPortuguês 9h50Adriana PiresMarcos AppolloAdão GomesMaurício RodriguesAdriano Santos BiologiaFísicaEd. FísicaQuímicaPortuguês 10h40Intervalo 11hRoberto WagnerAdriana FreitasAdriana Pires Inglês Marina Mello MatemáticaFilosofiaBiologiaCult Religiosa 11h50Roberto WagnerAdriana FreitasAdriana PiresRoberto Wagner MatemáticaSociologiaBiologiaMatemática 12h40SaídaAlmoçoSaídaAlmoçoSaída 13h40 Adriano Santos Português 14h30 Marcos Roberto Marina Mello Geografia História 15h20 Intevalo Intervalo 15h30 Inglês Roberto Wagner Matemática

15 Comunicação 1. ; 2. Portal; 3. Via aluno; 4. Carta mensal da direção; 5.Entrevistas agendadas.


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S. Diane Clay Cundiff, CSC Orientação 1ª série: Roberta Orientação E.M.: Silvio e Sol Adriano ENSINO MÉDIO 2010 Direção: S."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google