A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para terem tempo suficiente para ler os textos, e ver tranquilamente as fotos : Clicar com o rato para avançar…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para terem tempo suficiente para ler os textos, e ver tranquilamente as fotos : Clicar com o rato para avançar…"— Transcrição da apresentação:

1

2 Para terem tempo suficiente para ler os textos, e ver tranquilamente as fotos : Clicar com o rato para avançar…

3 Túnel nas montanhas Suíças Para perfurar o túnel recorre-se a estes « tunneliers ». São máquinas cuja cabeça corta e tritura a rocha. Quatro « tunneliers » são utilisados em Saint-Gothard. São construídos à medida e custam de 13 à 20 milhões de euros cada.

4 O maior túnel ferroviário do mundo O Saint-Gothard, o maior túnel ferroviário do mundo, é a peça mestra de um projecto de extensão da rede ferroviária suiça. Este conjunto compreende igualmente os túneis de Zimmerberg e de Ceneri. Ele deve entrar em serviço em 2013.

5 Com explosivos Quando o tunnelier apanha um obstáculo geológico, tem de se recorrer a explosivos e aos "jumbos": estas máquinas são equipadas de vários tubos de perfuração, podendo fazer 4 furos simultaneamente. Mas onde o tunnelier progride de 20 m por dia; com explosivos vai só de 6 à 9 m.

6 Galerias paralelas O túnel compõe-se de duas galerias paralelas, ligadas por 175 braços de comunicação, ou seja um todos os 312 m. Potentes ventiladores são aí instalados: eles permitem evacuar as poeiras e as substâncias nocivas libertadas durante os trabalhos.

7 Milhões de toneladas de resíduos Tapetes rolantes de várias dezenas de kms evacuam os detritos à medida que o túnel avança. 24 milhões de toneladas de detritos são assim extraídos unicamente do túnel de base.

8 Os detritos transformados em betão Pequenos wagons retiram os detritos do túnel. Em seguida ele é triturado e servirá para fazer betão. A trituração produz igualmente lamas bastante finas que poderão ser recicladas para a fabricação de tijolos.

9 litros de água por dia A perfuração necessita de litros de água por dia. Ela serve ao fabrico do betão, arrefecimento e lavagem de máquinas. É necessário igualmente prever reservas de água para a extinção de eventuais incêndios. Ao fim dessa cadeia, as águas utilizadas são tratadas e voltam ao meio ambiente.

10 Um velho estaleiro 1,2 milhões de km² foram comprados para a construção, sendo mais de metade para as instalações dos estaleiros perto do túnel. Os diferentes locais abrigam alojamentos, a central eléctrica, as oficinas, os armazéns.... Unicamente 20 casas foram destruídas.

11 1800 trabalhadores a transportar 1800 trabalhadores de 10 nacionalidades diferentes trabalham em permanência no estaleiro. Três equipas mudam de 24 em 24 horas para assegurar a continuidade dos trabalhos. Ao todo são 6000 a 7000 pessoas que fazem parte na construção do túnel.

12 Temperturas a 800 m de profundidade A escavação vai a 800 metros. A esta profundidade a temperatura da rocha atinge 45°C. Além disso, as máquinas libertam calor, e as condições de trabalho seriam insustentáveis sem um sistema de arrefecimento. A tempertura média é reduzida até 28°C.

13 Trabalho de risco No século XIX, na construção dos túneis havia dezenas de mortos por km. Mesmo no túnel sob a Mancha, embora trabalhado no calcário bastante mais "mole", custou a vida a 7 franceses e 13 ingleses. Trabalhar na construção de um túnel é um trabalho de risco.

14 Errar ao cm... Os engenheiros não têm o direito de errar na ligação às duas extremidades do túnel: o encontro entre as duas é realizado ao centímetro ! Os topógrafos utilizam os satélites e os computadores. Eles entram nos cálculos com a subida dos Alpes que é de cerca de 1 mm por ano.

15 A cobertura de betão O túnel vai atravessar cerca de 8 tipos de rocha diferentes, principalmente metamórficas, calcáreas e de mármore. O diâmetro útil das galerias é de 8.40 m, e uma camada de betão de 40 cm de espessura vem reforçar as paredes.

16 70 % de humidade A humidade do ar no túnel é de 70 % litros de água por ano infiltram-se pelas paredes. Ela é drenada para fora do túnel, depois arrefecida em tanques de decantação antes de ser vertida nos cursos de água mais próximos.

17 O estaleiro do Saint Gothard A concretização do túnel de Saint-Gothard necessitou 10 anos de estudo e 15 anos de construção. A nova linha será posta em serviço nos finais de 2013, e o túnel de Saint-Gothard será então o mais longo túnel ferroviário do mundo, com 57 km de Erstfeld a Bodio. 6,5 milhões de passageiros e 49 milhões de toneladas de mercadoria vão transitar pelo túnel cada ano. Objectivo : reduzir a circulação dos camiões cujo tráfico foi multiplicado por 12 em 25 anos na região. A obra custará 7 mil milhões de francos suiços (4,5 mil milhões d'euros) Os túneis ferroviários mais longos do mundo 57 km : Saint-Gothard (Suiça), ,8 km : Sei-Kan (Japão), ,45 km : Eurotunnel (França-Inglaterra), ,5 km : Lötschberg (Suiça), ,4 km : Guadarrama (Espanha), ,4 km : Hakkôda (Japão), , 8 km : Iwate-Ichinohe (Japão), ,2 km : Îyama (Japão), 2013

18 Musique : James LAST « Pan Flute »


Carregar ppt "Para terem tempo suficiente para ler os textos, e ver tranquilamente as fotos : Clicar com o rato para avançar…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google