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MARIO BOTTA
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Mario Botta nasceu em 1° de abril de 1943 em Mendrísio, Suíça
Mario Botta nasceu em 1° de abril de 1943 em Mendrísio, Suíça. Foi discípulo de Le Corbusier e Louis Kahn. É um dos mais importantes arquitetos da chamada escola do Ticino. O amplo trabalho realizado por este arquiteto e a diversidade dos projetos executados fazem de Mario Botta uma das figuras de maior renome internacional da arquitetura centro-européia contemporânea.
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Linhas marcadas que resultam os perfis de uma forma que se recorta na natureza. Superfícies apenas esculpidas por geometrias regulares que restituem o reflexo da luz num jogo de vibrações luminosas; a penumbra de um canto que a acolhe e, também (do interior), grandes vistas dos espaços que você acaba de deixar, emolduradas pelas linhas simples de paredes, arcos e pilares.
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CASA EM MÓRBIO SUPERIORE PROJETO 1982, CONSTRUÇÃO 1983
MARIO BOTTA NOS FAZ SENTIR A EMOÇÃO DE PERCORRER AQUELE “SIGNO ORDENADOR”
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CASA EM STABIO PROJETO 1980, CONSTRUÇÃO 1982
A AUSÊNCIA DE UMA FACHADA, DE UMA FRENTE VERDADEIRA.
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CASA EM BREGANZONA PROJETO 1984, CONTRUÇÃO 1988
AQUI SE EXALTAM AS FUNÇÕES DOS AMBIENTES QUE ATUAM COMO FILTRO ENTRE INTERIOR E EXTERIOR A EXTRAORDINÁRIA ATENÇÃO QUE MARIO BOTTA DEDICA AO LUGAR CADA VEZ QUE SE DISPÕE A COLOCAR UMA NOVA CASA NO TERRITÓRIO, COM UM ATO MEDIDO E ANIMADO PELA SABEDORIA DOS ANTIGOS HABITANTES DESSAS TERRAS, NÃO BASTA PARA EXPLICAR ESSA SENSAÇÃO DE PERENIDADE.
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SINGLE FAMILY HOUSE - MANTAGNOLA
PROJETO 1989, CONSTRUÇÃO 1994 EM CADA UMA DAS CASAS QUE MARIO BOTTA REALIZA, SE RECOMPÕE OS ESPAÇOS ELEMENTARES, SEGUNDO O ESQUEMA ASSOCIATIVO QUE REPETE A SIMPLICIDADE E A ORDEM DAS CONSTRUÇÕES TRADICIONAIS. UMA CASA SE CONSOLIDA COM RESIDÊNCIA ESTÁVEL, COM REFÚGIO EM QUE A ARQUITETURA "DEFENDE, TRANQÜILIZA, DURA", EM OPOSIÇÃO A IDENTIFICAÇÃO DE OUTRO TIPO DE RESIDÊNCIA, QUE SE IDENTIFICA APENAS COMO LUGAR DE REPRESENTAÇÃO DE UMA CONDIÇÃO SOCIAL.
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COMPLEX AT ROW HOUSES AND VILLA AT BERNAREGGLO
PROJETO 1991, CONSTRUÇÃO 2000 AS GRANDES ABERTURA PROTEGIDAS E RETIRADAS, ASSIM COMO AS PEQUENAS FRESTAS E LUMEEIRAS QUE INTERROMPEM A CONTINUIDADE DAS PAREDES, CONVERTEM-SE EM PONTOS DE OBSERVAÇÃO PRIVILEGIADOS DA PAISAGEM IMEDIATA E INTRODUZEM SUA PRESENÇA NO INTERIOR, CAPITANDO SUA ESSENCIALIDADE PARA A CONDIÇÃO DO HABITAR.
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RESIDENCES IN MONTE CARASSO - TICINO
PROJETO 1992, CONSTRUÇÃO 1996 VISTAS DE LONGE, AS LINHAS GEOMÉTRICAS QUE SEPARAM DE MANEIRA NÍTIDA OS VOLUMES PRIMÁRIOS, RECORTANDO OS CONTORNOS DO EDIFÍCIO CONTRA O FUNDO DE UMA PAISAGEM NATURAL SINGULAR, ADVERTEM-NOS DE UMA PRESENÇA INSÓLITA QUE, NO ENTANTO, PARECE ARRAIGADA DESDE SEMPRE NAQUELE LUGAR, DESAFIANDO O TEMPO E O CONTÁGIO COM UMA HUMANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO CADA VEZ MAIS INÁBIL E EVENTUAL.
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CASA DE FAMÍLIA NA SUÍÇA PROJETO 1971, CONSTRUÇÃO 1973
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EDIFÍCIO RANCILA 1 - LUGANO PROJETO 1981, CONTRUÇÃO 1985
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BANCO GOTTARDO - LUGANO PROJETO 1982, COSNTRUÇÃO 1988
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MIDIATECA - VILLEURBANNE PROJETO 1984, CONTRUÇÃO 1988
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GALERIA DE ARTE - TÓQUIO PROJETO 1985, CONTRUÇÃO 1990
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EDIFÍCIO COMERCIAL E RESIDÊNCIAL - LUGANO 1991
FRÁGEIS MOLDURAS QUE CONECTAM PARTES SÓLIDAS E NO ENTANTO COMPACTAS, COMO UMA CONCHA RACHADA QUE SE ESTÁ ENTREABRINDO, A ARQUITETURA DESSES EDIFÍCIOS PARECE COMO QUERER ASSINALAR O NASCIMENTO DE HOMEM NOVO, PARA O QUAL A EXIGÊNCIA DE UM REFÚGIO, DE UMA PROTEÇÃO, CEDE O LUGAR A UM ESPÍRITO DE RENOVADA CONFIANÇA E ABERTURA PARA O MUNDO EXTERIOR.
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MUSEUM OF MODERN ART - SAN FRANCISCO. USA PROJETO 1989, CONSTRUÇÃO 1995
“QUANDO PROJETAMOS UM EDIFÍCIO DEVEMOS TER EM MENTE QUE NOSSO CLIENTE É A HISTÓRIA”
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MUSEUM JEAN TINGUELY - BASEL PROJETO 1993, CONSTRUÇÃO 1996
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MONUMENT “CUMBRE DE LAS AMERICAS”. SANTA CRUZ DE LA SIERRA - 1996
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MUNICIPAL LIBRARY - DARTMUND - GERMANY - PROJETO 1995, CONSTRUÇÃO 1999
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IGREJA DE SÃO JÃO BATISTA - MOGNO 1986
“A VONTADE DE RESISTIR À MONTANHA, A NESCESSIDADE DE TESTEMUNHAR PRA LÁ DA PRÓPRIA VIDA, E CONSOLIDAR UMA ERANÇA DE TRABALHO, DE VENCER A SENSAÇÃO DE SOLIDÃO, A EXIGÊNCIA DE TESTEMUNHAR ESPERANÇAS DO PRÓPRIO TEMPO, A NESCESSIDADE DE AGIR ENTRE CARÊNCIA IMENSA DE INFINITO E A CONSCIÊNCIA DOS PRÓPRIOS LIMITES
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CHURCH OF ST PETER THE APOSTLE - ITALY PROJETO 1987, CONSTRUÇÃO 1995
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IGREJA EM PORDENONE PROJETO 1987, CONSTRUÇÃO
A DISPOSIÇÃO INSPIRA-SE NA BASÍLICA ROMANA
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CATEDRAL - ÉVRY “PENSEI NO PROJETO DA CASA DE DEUS COM O ESPÍRITO DE CONSTRUIR A CASA DO HOMEM”
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CHAPEL OF SANTA MARIA DE ALL ANGELI - MONTE TAMARO - TICINO
PROJETO 1990, CONSTRUÇÃO 1996 ARQUITETURAS SOLIDAMENTE ANCORADAS NA TERRA DO TICINO, NA EXCEPCIONALIDADE DESSE LUGARES EM QUE AS SOMBRAS AMPLIADAS QUE A MONTANHA RECORTA NA PAISAGEM FAZEM COM QUE A LUZ SEJA ALGO PRECIOSO E INDISPENSÁVEL A VIDA. UMA ARQUITETURA GERADA POR ESTA TERRA TAL COMO MUITOS A INTERPRETARAM, MAS UMA ARQUITETURA TRASPASSAR SUAS FRONTEIRAS PARA SE CONVERTER NO SÍMBOLO DE UMA NOVA CONDIÇÃO DO HABITAR.
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THE CYMBALISTA SAYNAGOGUE AND JEWISH HERITAGE CENTER - TEL AVIV - ISRAEL
PROJETO 1996, CONSTRUÇÃO 1998
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SAN CARTINA
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OS OBJETOS QUE ELE DESENHA A PARTIR DE 1982, MAIS DE VINTE ANOS DEPOIS DE SUA ESTRÉIA COMO ARQUITETO, SÃO O TESTEMUNHO DIRETO DESSA PAIXÃO ARTESANAL PELA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE USO COMUM, QUE JÁ SE HAVIA MANIFESTADO QUANDO ELE PROJETOU A DECORAÇÃO DA CAPELA DO CONVENTO DE BIGORIO E, MAIS TARDE, NAS DECORAÇÕES E NOS ACABAMENTOS INTERIORES DO EDIFÍCIO DO BANCO DO ESTADO DE FRIBURGO, NO EDIFÍCIO RANSILA 1 E NO BANCO GOTTARDO. É UMA NESSECIDADE DE CONECTAR A ARQUITETURA AOS ELEMENTOS DESTINADOS A POVOAR SEUA INTERIOR E, INVERSAMENTE, DE DEFINIR AS CONOTAÇÕES DESTES ÚLTIMOS EM FUNÇÃO DA PRÓPRIA ARQUITETURA, QUE PERTENCE À TRADIÇÃO DOS GRANDES MESTRES DO MOVIMENTO MODERNISTA, DE MIES A LE CORBUSIER.
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PROJETOS PARA A CIDADE TODAS AS PROPOSTAS QUE MARIO BOTTA DESENVOLVE PARA A CIDADE CONTEMPORÂNEA REVELAM, NA REALIDADE, A CONSTÂNCIA DE SUA ATENÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO, MESMO QUANDO SE APLICA EM GRANDE ESCALA ONDE A ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS FUNÇÕES APARECE MATIZADA E INCERTA , INCLUSIVE NAS INTENÇÕESS DOS CONTRATANTES. E COM ELA, A ATENÇÃO À DEFINIÇÃO DE ELEMENTOS PRECISOS DE UNIÃO E DIÁLOGO COM O CONTEXTO QUE, EM CADA PROJETO CONSTRUÍDO, DETERMINA O ARRAIGAMENTO À ESPECIFICIDADE DO LUGAR O DESEJO DE PROTEGER CADA PEDAÇO DA TERRA, DE ADMINISTRAR SUA ORDEM, TÃO FORTEMENTE ARRAIGADO NA TRADIÇÃO CULTURAL DE SEU POVO, TAMBÉM ESTÁ CONTIDO NESSES PROJETOS PARA A CIDADE, EM QUE CADA ELEMENTO NOVO ENCONTRA UMA COLEÇÃO PRECISA E SEU EQUILÍBRIO NATURAL. NESSA OBRA PACIENTE DE ORDENAÇÃO DAS COISAS, CADA PROJETO CONVERTE-SE NA CHAVE DE LEITURA DAS DISTINTAS PARTES NATURAIS E ARTIFICIAIS QUE DETERMINAM O DESENHO ATUAL DA CIDADE.
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“SOU UM ARQUITETO GLOBALIZADO”
“UM CIDADÃO DO MUNDO”
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HISTÓRIA DA ARQUITETURA
PROF: ARQª SOLANGE SMOLAREK DIAS ALUNOS: ABADIA BEATRIZ MARIANNE PAULO ARQUITETURA E URBANISMO - 4° PERÍODO - FAG
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