A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática CASDVest - 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática CASDVest - 2012."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática CASDVest

2 2009 – Questão 48 I) Compreendo que o recado do poeta é para _______ dizer sim à plenitude da vida. II) Soluções para os problemas da pátria desigual têm de ser encontradas por _______ e por você. III) Entre ______ e o poeta há uma afinidade de pensamentos. Complete as frases a seguir, correta e respectivamente, com os pronomes eu e mim. mim eu eu

3 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:

4 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: No trecho dotadas da prerrogativa ou de competência, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio. c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto. d) técnico e comum.

5 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: No trecho dotadas da prerrogativa ou de competência, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio. c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto. d) técnico e comum.

6 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: No trecho dotadas da prerrogativa ou de competência, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio. c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto. d) técnico e comum.

7 2012 Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais! O trecho anterior, quando transcrito para a forma de prosa, fica, segundo a normal culta escrita da língua portuguesa: A afirmativa feita é falsa ou verdadeira? Justifique.,,

8 a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais. c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada. e) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar – Questão 34 Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?

9 2002 – Questão 38 Beber é mal, mas é muito bom. (Fernandes, Millôr. Mais! Folha de S.Paulo, 5 ago. 2001, p.28.) O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes deve-se a uma relação de: a) causa. c) antecedência. e) consequência. b) semelhança. d) concessão. SEM RESPOSTA!

10 2002 – Questão 38 Beber é mal, mas é muito bom. (Fernandes, Millôr. Mais! Folha de S.Paulo, 5 ago. 2001, p.28.) O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes deve-se a uma relação de: a) causa. c) antecedência. e) consequência. b) semelhança. d) adversidade.


Carregar ppt "REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática CASDVest - 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google