A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática
CASDVest

2 Complete as frases a seguir, correta e respectivamente, com os pronomes eu e mim.
2009 – Questão 48 eu I) Compreendo que o recado do poeta é para _______ dizer sim à plenitude da vida. II) Soluções para os problemas da pátria desigual têm de ser encontradas por _______ e por você. III) Entre ______ e o poeta há uma afinidade de pensamentos. mim mim

3 Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.

4 Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. No trecho “dotadas da prerrogativa ou de competência”, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto d) técnico e comum.

5 Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. No trecho “dotadas da prerrogativa ou de competência”, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto d) técnico e comum.

6 Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: 2012 – Questão 38 Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista (...) por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. (...) Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. No trecho “dotadas da prerrogativa ou de competência”, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio c) específico e genérico. e) lato e estrito. b) abstrato e concreto d) técnico e comum.

7 “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais!” 2012 O trecho anterior, quando transcrito para a forma de prosa, fica, segundo a normal culta escrita da língua portuguesa: , “Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!” , A afirmativa feita é falsa ou verdadeira? Justifique.

8 b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo? 2010 – Questão 34 a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais. c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada. e) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar.

9 Beber é mal, mas é muito bom. (Fernandes, Millôr. Mais. Folha de S
Beber é mal, mas é muito bom (Fernandes, Millôr. Mais! Folha de S.Paulo, 5 ago. 2001, p.28.) 2002 – Questão 38 O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes deve-se a uma relação de: a) causa. c) antecedência e) consequência. b) semelhança. d) concessão. SEM RESPOSTA!

10 Beber é mal, mas é muito bom. (Fernandes, Millôr. Mais. Folha de S
Beber é mal, mas é muito bom (Fernandes, Millôr. Mais! Folha de S.Paulo, 5 ago. 2001, p.28.) 2002 – Questão 38 O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes deve-se a uma relação de: a) causa. c) antecedência e) consequência. b) semelhança. d) adversidade.


Carregar ppt "REVISÃO FUVEST interpretação de textos e gramática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google