A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARGENTINA Símbolos Pátrios História Modelo de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARGENTINA Símbolos Pátrios História Modelo de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 ARGENTINA Símbolos Pátrios História Modelo de Educação

2 Fale a primeira palavra que te lembra a Argentina... EspanholBuenos Aires Mães da Praça de Mayo Boca Juniors Vinho BarilocheTango Maradona Futebol

3 Vamos alegrar o ambiente... 0aU&feature=related

4 Localização Ao sul da América do Sul

5 Bandeira A bandeira da Argentina foi criada por Manuel Belgrano, e inspirada nas cores da Escarapela da Argentina, um símbolo nacional criado em 18 de fevereiro de 1812.coresnacional As cores da bandeira Argentina siginificam, então: o branco, representa a monarquia absoluta européia apoiada no direito divino; e o azul representa a liberdade de pensamento e de expressão, fundamento da liberdade política defendida pelo liberalismo francês, de modo que o celeste pretendia unir essas duas ideologias. A bandeira apenas com as cores perdurou até 1818, até que o governo de Juan Martin de Pueyrredón decide incluir, de uma vez por todas, o sol incaico no centro da bandeira. É um sol com um rosto humano, com 32 raios, 16 retos e 16 curvados. Manuel Belgrano aceitou o uso deste sol na bandeira, chamando-o de Sol de Maio, já que a revolução aconteceu num período chuvoso, e que o sol só voltou a aparecer quando da vitória dos revolucionários. A bandeira Argentina inspirou várias outras bandeiras dos países da América latina. Entre eles a Guatemala, Honduras, a Nicarágua, Paraguai, Peru e Costa Rica.

6 Hino Em espanhol Oid ¡mortales! Oid ¡mortales! e grito sagrado: ¡Libertad, Libertad, Libertad! Oid el ruido de rotas cadenas: Ved en trono a la noble Igualdad. ¡Ya su trono dignísimo abrieron Las provincias unidas del Sud! Y los libres del mundo responden: ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! Sean Eternos Los Laureles Que Supimos Conseguir Que Supimos Conseguir Coronados de Gloria Vivamos O Juremos con Gloria Morir O Juremos con Gloria Morir O Juremos con Gloria Morir Em português Ouçam mortais ! Ouçam! mortais! o grito sagrado: Liberdade! Liberdade! Liberdade! Ouçam o ruído das sequências quebradas: vekam o trono da nobre Igualdade. Já seu trono digníssimo abriram: As províncias unidas do sul ! E os livres do mundo respondem: Ao grande povo argentino: saúde ! Ao grande povo argentino: saúde ! Ao grande povo argentino: saúde ! Sejam eternos ou lauréis Que soubemos conseguir. Que soubemos conseguir. Coroados de glória vivamos Ou juremos com glória morrer ! Ou juremos com glória morrer ! Ou juremos com glória morrer !

7 Hino Em espanhol Oid ¡mortales! Oid ¡mortales! e grito sagrado: ¡Libertad, Libertad, Libertad! Oid el ruido de rotas cadenas: Ved en trono a la noble Igualdad. ¡Ya su trono dignísimo abrieron Las provincias unidas del Sud! Y los libres del mundo responden: ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! ¡Al Gran Pueblo Argentino Salud! Sean Eternos Los Laureles Que Supimos Conseguir Que Supimos Conseguir Coronados de Gloria Vivamos O Juremos con Gloria Morir O Juremos con Gloria Morir O Juremos con Gloria Morir olos-nacionais/index.php

8 Escudo Nacional Foi originado na chancela usada pela Soberana Assembléia Geral Constituinte de Os antebraços humanos representam a união dos povos do Rio da Prata. O gorro é um símbolo de liberdade e a lança curta evidencia o propósito de mantê-la até com as armas. O sol anuncia o surgimento da Nação. As folhas de louro são símbolos de vitória. O laço faz alusão à nacionalidade argentina.

9 Breve história A colonização da região do Rio da Prata foi iniciada em 1536 com a fundação de Buenos Aires. Em 1776 foi declarada capital do novo Vice- reinado do Rio da Prata, o que significava um passo importante em sua emancipação política e econômica. Independência formal da Espanha em 9 de julho de Após independência começa uma guerra civil que perdurou por anos a fio. Os federalistas - fazendeiros conservadores, apoiados pelos gaúchos e os trabalhadores rurais- exigiam autonomia provincial, enquanto os unitaristas - comerciantes cosmopolitas que buscavam capital, imigrantes e idéias européias-defendiam um governo forte centralizado em Buenos Aires.

10 Breve história A s primeiras décadas do século XX assistiram um debilitamento da democracia, sucessivas crises econômicas, ressentimento das elites rurais e falta de confiança por parte dos investidores britânicos, o que conduziu a um golpe de estado em 1930 e outro em 1943, este último facilitando a ascenção de Juan Domingo Perón ao poder. Ao lado de Eva, sua igualmente popular e carismática esposa, ele instituiu um programa econômico com características fascistas e que destacava a industrialização e a auto-determinação. Perón foi deposto e exilado em 1955 por um golpe de estado e seu partido foi banido, dando início a 30 anos de alternância entre ditaduras militares e frágeis democracias no poder. Em 1973, Perón retornou à Argentina e governou por um curto período até a sua morte.

11 Breve história Entre 1976 a 1983 foram os anos da Guerra Suja. Os opositores de esquerda que haviam iniciado uma guerrilha contra o regime foram por militares que agiam com a cumplicidade do Estado, causando o ''desaparecimento'' de milhares de pessoas acusadas de subversivas. As vítimas mais conhecidas desse período foram as Madres de la Plaza de Mayo, mulheres que até hoje mantêm uma vigília permanente pelos membros desaparecidos de suas famílias. Esse conflito interno ironicamente só chegou ao fim em 1982 com a emergência gerada pela Guerra das Malvinas, território em disputa com a Inglaterra desde 1833.

12 Breve história Em 25 de maio de 2003 assume o peronista Néstor Kirchner para um mandato de 4 anos e meio. Seu governo foi caracterizado por altos níveis de aprovação popular, resultado dos elevados índices de crescimento decorrentes da reativação econômica. Atualmente a Argentina é governada por Cristina Elisabet Fernández de Kirchner, advogada ex-senadora e viúva do ex-presidente Néstor Kirchner. Em 28 de outubro de 2007 foi a primeira mulher eleita pelo voto direto no país. Foi reeleita em 2011 sendo assim a 55ª presidente da Argentina.

13 Curiosidades... Evita Perón foi uma mulher pobre que chegou a ser primeira dama. Ela queria ser cantora, mas sua carreira de artista não deu muito certo. Em Buenos Aires, ela conheceu e se casou com Juan Perón, que veio a ser presidente da Argentina e um dos maiores líderes populistas do mundo. Evita teve importante papel na vida pública do marido, sendo admirada por seu carisma e sua garra. Teve sua vida transformada em filme : O primeiro filme narra a vida de Eva Perón ( ) tendo em conta o cerne dos acontecimentos históricos de 1951, especialmente sua proposta como candidato a vice-presidente da Nação pela CGT e pela renúncia do mesmo, uma semana depois. Confira o filme completo aqui: O segundo filme (1996) foi protagonizado por Madonna tendo Jonathan no papel de Juan Péron. Confira a cena da música Dont cry for me Argentina:

14 Modelo de educação A educação na Argentina é responsabilidade do governo nacional, das províncias e dos distritos federais e das instituições privadas, apesar das recomendações básicas terem sido historicamente feitas pelo Ministério da Educação.educaçãoArgentinaMinistério da Educação A educação é gratuita e obrigatória por 9 anos (da Educação Primária Básica até a Educação Secundária Básica.gratuitaobrigatória O dia dos professores coincide com o dia em que Sarmiento ( presidente que melhorou a qualidade na educação) morreu, dia 11 de setembro, para comemorar o trabalho realizado por este presidente.11 de setembro Atualmente, a educação na Argentina é considerada como uma das mais avançadas e progressistas da América Latina e firmemente reconhecida e destacada por diversos organismos internacionais, como a UNESCO e a UNICEF.América LatinaUNESCOUNICEF

15 Modelo de educação A educação na Argentina é dividida em três fases: 1.Educação primária que compreende da primeira a sexta série e é chamada Educación General Básica (EGB),dividida em dois ciclos: EGB I: 1ª, 2ª e 3ª séries EGB II: 4ª, 5ª e 6ª séries 2.Educação secundária básica (ESB), o EGB III, que compreende a 7ª, 8ª e 9ª séries (1º, 2º e 3º ano da ESB). Uma vez terminado o ESB o estudante termina o período de educação compulsória. 3.Educação secundária superior, chamada Polimodal, que normalmente dura de 2 a 3 anos.

16 Fontes de pesquisa bandeira-argentina.html bandeira-argentina.html nacionais/index.php nacionais/index.php entina entina


Carregar ppt "ARGENTINA Símbolos Pátrios História Modelo de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google