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Apresentação Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes.

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Apresentação em tema: "Apresentação Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Vera Vicente Nuno Mestre João Paulo Lopes

2 m-Commerce B2B B2C

3 Sumário 1- Introdução 2-Definição de e-commerce Tipos de e-commerce Tecnologias impulsionadoras Modelo de Rendimento Modelos de Negócio 3-Definição de m-commerce Evolução das Tecnologias Moveis Serviços de m-commerce Mopas WinRest Mobile

4 Sumário 4 – Vantagens e Desvantagens do E-Commerce 5 – Sistema de Pagamentos Métodos de Pagamento Limitações de Sistema de Pagamentos 6 – Segurança Requesitos de Segurança Tipos de Ataque Ferramentas de Segurança Ameaças

5 Sumário 7- Caso de Estudo Econstroi.com 8- Referências

6 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial...antes de mais, como era o comércio : Introdução No inicio o comércio era realizado através de troca por troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetário. Hoje em dia, o comércio encontra-se cada vez mais ao serviço do consumidor

7 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce O que é o comércio electrónico? Definição : Comércio electrónico é a realização de transacções e transferências de fundos electrónicamente, especialmente na Internet

8 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Bubble Burst

9 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Tecnologias impulsionadoras : e-Commerce

10 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Modelo de rendimento : e-Commerce Publicidade Subscrição Cobrança de taxa por transacção Vendas Afiliação

11 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Modelos de negócio : Portal e-Commerce

12 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Modelos de negócio : E-tailer e-Commerce

13 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Modelos de negócio : Content Provider

14 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Modelos de negócio : Transaction Broker

15 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Modelos de negócio : Criador de Mercados

16 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Modelos de negócio : Fornecedor de Serviços

17 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial e-Commerce Modelos de negócio : Community Provider

18 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce M-Commerce diz respeito ao uso de um dispositivo móvel ou ubíquo para efectuar transferências de um valor monetário em troca de informação, serviços ou bens. M-Commerce pode realizar-se atravéz de computadores portáteis, telemóveis e PDAs

19 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce Evolução das tecnologias de telemóveis : 1G – Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz. 2G – Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS. 3G – Os sistemas ou standards desta geração, são um refinamento dos da geração anterior. 4G – Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida

20 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce Serviços de m-Commerce: Compra de wallpapers, screensavers, jogos, toques; Reservar bilhetes de avião; Reservar mesa num restaurante; Comprar bilhetes para o cinema; Comprar livros, DVDs, CDs, etc..., numa loja on-line; Pagar contas; Mobile banking; Jogar on-line; Aceder a informação (ex: desporto, tempo, bolsa,etc...); Pagar parque de estacionamento (ex: MOPAS);

21 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce MOPAS ( Mobile Parking System) Serviço de estacionamento através de telemóvel

22 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce O que é necessário para usar o sistema MOPAS? Registo no Website ou Call Center do MOPAS Um telemóvel

23 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce Registo do estacionamento Thanks for using MOPAS Your parking Starts at 10:37 Maximum park Duration: 2 hours

24 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Finalização do registo do estacionamento Thanks for using MOPAS Your park time was 37 minutes Parking charge 1,20 m-Commerce

25 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce Como saber se o veículo está registado no serviço MOPAS? Os dispositivos móveis do MOPAS disponibilizam informações sobre todos os veículos que foram estacionados através do sistema, inclusive dados específicos como: Número da carta de condução; Início do registo de estacionamento; Excesso cometido face à duração máxima do tempo de estacionamento

26 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce WinRest Mobile

27 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial m-Commerce Qual é a diferença? Agora o WinRest corre no servidor, e os postos que forem necessários; Os postos(PDA) tem de ser configurados para mostrar a sua interface remotamente; Maior fiabilidade, pois se houver algum problema com o PDA não se vai perder informação, está no servidor; O modo de comunicação é através de WLAN ou Bluetooth

28 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial B2* Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business); B2C(Business-to-Consumer); B2A(Business-to-Administration); B2E(Business-to-Employee); B2G(Business-to-Government); C2C(Consumer-to-Consumer); C2A(Consumer-to-Administration);

29 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Vantagens Acesso a um mercado global Personalização dos produtos e serviços Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade Serviços permanentemente operacionais Maior eficiência na distribuição dos produtos Redução dos custos de transacção Novas empresas, novos serviços e novos modelos de negócio

30 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Desvantagens Dependência excessiva das TIC Insegurança ao nível das transacções e pagamentos electrónicos Elevado custo das telecomunicações Insegurança quanto à jurisdição e lei aplicável Cultura de mercados avessa às formas comercias electrónicas Desequilíbrio no desenvolvimento económico e a infoexclusão Privacidade e segurança na recolha de dados pessoais

31 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Pagamentos

32 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito (Ex:Ic verify) Carteira Digital (Ex:Gator) Pagamento com Saldo Acumulado (Ex:QPASS) Contas Digitais (AmericanExpress)

33 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Dinheiro Digital (Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P (Ex: PayPal) Cheques Digitais (Ex: MoneyZap) Facturação e Pagamento Electrónico (Ex: CheckFree) Pagamentos

34 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Limitações dos Sist. Pagamento Electrónicos Segurança Risco para o Vendedor Custo Equidade social

35 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Segurança

36 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Requisitos de Segurança Confidencialidade Integridade Autenticação Não-Repúdio Disponibilidade Controlo de Acessos

37 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Tipos de Ataque Ataques Passivos Ataques Activos Ataques Denial of Service Sniffing Insider Jobs

38 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Ferramentas de Segurança

39 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Ameaças – Falta de Segurança Visualização Ver o número do cartão de crédito gravação de uma conversa sensível intercepção de informação secreta Alteração (Tampering) Alteração de uma ordem de encomenda

40 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Ameaças- Falta de Segurança Personificação (Impersonation) Spoofing Disfarce (Misrepresentation)

41 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial econstroi.com study case Sistemas de Informação Empresarial 06/

42 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial A econstroi é hoje reconhecida internacionalmente como umas das mais destacadas iniciativas de sucesso a nível de mercado B2B. econstroi.com

43 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Objectivos do Site Modernizar; Eficácia; Integração com os restantes processos; Manipulação e tratamento de elevadas quantidades de informação. econstroi.com

44 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial econstroi.com Processo de compra e venda

45 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial econstroi.com Tecnologias de informação utilizadas: ServidorMS Windows 2000 Server Base de dadosMS SQL Server 2000 Nível de aplicaçõesVBasic, XML, XSLT, C# PáginasASP Acesso a dadosXML, XSLT, SOAP, OPEN XML

46 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial econstroi.com Modelos de negócio: Portal Criador de mercados Modelo de rendimento: Cobrança de taxa por transacção

47 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial econstroi.com Segurança: SSL 3.0 (Secure Socket Layer) - com chaves de encriptação de 128 bits, certificado pela Verisign. Pagamentos: Pagamento digital com cartão de crédito;

48 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Conclusão Cada vez mais as pessoas/ empresas aderem ao comercio electrónico; As empresas obtêm o ROI (return of investement) mais cedo; Mais e melhor segurança; Ubiquidade; Globalização

49 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Referências ACEP – Comércio Electrónico – Disciplina leccionada na FEUALG, pelo professor Xaveiro, Tony. E-Commerce and M-Commerce technologies, P. Candace Deans University of Richmond, USA METICUBE – Segurança nos Web Services no comércio electrónico móvel – Ricardo Martins, Jorge Rocha e Pedro Henriques – Universidade do Minho

50 Faro, 10 de Março de 2007Sistemas de Informação Impresarial Final


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