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Conhecendo o Excel O que é uma planilha de dados. Para que usamos uma planilha de dados.

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1 Conhecendo o Excel O que é uma planilha de dados. Para que usamos uma planilha de dados.

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3 O Excel, também conhecido como Microsoft Office Excel é um programa de planilha eletrônica produzido pela Microsoft para computadores que utilizam Windows como sistema operacional ou também computadores Macintosh da Apple Inc.. Nos recursos presentes no Excel encontramos um interface bem intuitiva e recheada de ferramentas utilizada para confecção de cálculos e plotagens de gráficos, somando isso ao excelente trabalho de marketing da Microsoft ainda durante o lançamento das primeiras versão do software, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. Diferente de outros programas do pacote Office que possuem concorrentes a altura o Excel tem uma grande vantagem contra seu principal concorrente chegando a ter quase 3 vezes mais usuários que os demais programas do gênero.

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5 Antes do lançamento do Microsoft Excel existiam dois programas de planilha eletrônica que eram muito populares, um era o Multiplan que pertencia a microsoft mas era usado apenas em sistemas CP/M e o Lotus sistema que era líder do mercado em computadores com o MS-DOS (sistema operacional da Microsoft para IBM PC). Isso levou a Microsft a desenvolver um novo programa chamado Excel, que começou com a intenção de, nas palavras de Doug Klunder, "fazer tudo o que o faz e fazer melhor". A primeira versão do Excel foi lançada para o Mac em 1985 e a primeira versão para Windows (numerada 2.0 para se alinhar com o Mac foi distribuída em conjunto com o windows) foi lançada em novembro de 1987.

6 A Lotus demorou para lançar uma versão para Windows e fez com que por volta de 1988, o Excel já estivesse a ponto de passar o em vendas, isso ajudou a Microsoft a alcançar a posição de lider no desenvolvimento de software para o PC. Essa conquista, acabou solidificando a Microsoft como uma das maiores desenvolvedoras de softwares de todos os tempos. A Microsoft aumentou sua vantagem com lançamento regular de novas versões, que acontecem aproximadamente a cada dois anos. A versão atual para a plataforma Windows é o Excel 14, também chamado de Microsoft Excel A versão atual para a plataforma Mac OS X é o Microsoft Excel 2011

7 Logo após seu lançamento o Excel se tornou alvo de um processo judicial devido ao nome de sua marca que já era utilizada como nome de um programa de computador de mesmo nome utilizado em empresas financeiras. Como resultado desse processo a Microsoft foi obrigada a chamar seu programa de Microsoft Excel em todas as propagandas e documentações do programa. Mas ao passar do tempo ela deixo de seguir essa pratica e pois um fim a esse problema ao comprar a marca registrada do outro programa podendo assim utilizar sem problemas o nome Excel. A Microsoft também encorajou o uso das letras XL para abreviação do nome do programa, apesar de não ser comum utilizar essa abreviação, o logo do programa é composto das letras XL estilizadas. Os arquivos do Excel tinham como extensão até a versão 11 (Excel 2003) o.xls que foi substituido na versão 12 pelo atual.xlsx. O processo judicial e os nomes do Excel

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9 Comparado com a interface das outras planilhas eletrônicas primitivas o Excel teve muitos avanços, mas mesmo assim ele seguiu fiel ao padrão criado pelo Visicalc da Apple, onde as células são organizadas em linhas e colunas, e dentro das células é possível inserir dados ou formulas. O Excel foi o primeiro programa de seu tipo a permitir ao usuário definir a aparência das planilhas, como alterar fontes, atributos de caracteres e aparência das células. Ele também, introduziu recomputação inteligente de células, na qual apenas células dependentes da célula a ser modificada são atualizadas diminuindo o trabalho do processador o que tornava o programa mais rápido, os demais sistemas utilizavam dois de processos, ou calculavam os dados e formulas e toda a tabela a cada alteração ou então esperavam para fazer esse calculo quando o usuário executava um comando específico.

10 O programa Visicalc é a base do atual Excel, que utiliza os conceitos básicos do programa como o conceito de células. Tela capturada do programa Visicalc

11 Em 1993 os programas Microsoft Word, Microsoft Power Point e Microsoft Excel, foram agrupado pela primeira vez no Pacote Office. O Excel seguiu o mesmo padrão de interface das versões anteriores, enquanto o Word e o Power Point tiveram toda sua interface gráfica redesenha para se adequar a do Excel que era o carro chefe da empresa. Também em 1993, o Excel incluiu o Visual Basic for Applications (VBA), uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel e prover funções definidas pelo usuário, para uso em pastas de trabalho. O VBA é um complemento poderoso ao aplicativo que, em versões posteriores, inclui um ambiente integrado de desenvolvimento. A gravação de macros pode produzir código VBA que replica ações do usuário, desse modo permitindo automação simples de tarefas cotidianas. O Excel dentro do Pacote Office

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13 1987: Excel 2.0 para Windows 1990: Excel : Excel : Excel 5.0 (Office 4.2 e 4.3, também uma versão de 32 bits para o Windows NT somente) 1995: Excel 7.0 (Office 95) 1997: Excel 8.0 (Office 98) 1999: Excel 9.0 (Office 2000) 2001: Excel 10.0 (Office XP) 2003: Excel 11.0 (Office 2003) 2007: Excel 12.0 (Office 2007) 2010: Excel 14.0 (Office 2010) 1985: Excel : Excel : Excel : Excel : Excel : Excel : Excel 8.0 (Office 98) 2000: Excel 9.0 (Office 2001) 2003: Excel 11.0 (Office 2004) 2008: Excel 12.0 (Office 2008) 2011: Excel 14.0 (Office 2011)

14 As planilhas são utilizadas principalmente para aplicações financeiras e pequenos bancos de dados.

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16 Planilha eletrônica, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. Para identificarmos uma célula, normalmente utilizamos o nome da coluna seguido do nome da linha. Por exemplo, se tomarmos a coluna de nome A e a linha de número 10, neste cruzamento teremos a célula A10.

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18 O elemento indicado pelo cruzamento entre uma linha e uma coluna chama-se célula. Células são o componente elementar de uma planilha eletrônica. Toda a informação, como valores e fórmulas, deve ser colocada em alguma célula para poder ser utilizada. Células Colunas Linhas No exemplo ao lado a célula selecionada é a D5

19 Valores: Datas Números Horas Textos Formulas O que podemos por em uma célula

20 Uma fórmula define como deve ser calculado o valor de uma célula de uma planilha eletrônica. O conceito de fórmula, que é basicamente o conceito elementar de fórmula matemática, é que dá as planilhas eletrônicas seu principal motivo de existência. As fórmulas podem ser fórmulas aritméticas ou mais avançadas, usando funções internas da planilha. Essas funções oferecem desde mecanismos de simplificação da construção de fórmulas (como a função SOMA, que admite conjuntos de células como parâmetros) até funções matemáticas ou estatísticas bastante complexas. Atualmente as planilhas eletrônicas ainda permitem que o usuário defina suas próprias fórmulas, usando para isso uma linguagem de programação, como VisualBasic for Applications no caso do Microsoft Excel. Um exemplo de fórmula é "=A1+A2+A3+A4+A5", que pode ser substituída pela função"=SOMA(A1:A5)", que é mais prático de usar O que são Formulas

21 Sempre que quisermos escrever uma formula devemos começar com o sinal de = ao começarmos qualquer tipo texto na célula utilizando o sinal = o Excel o utilizará como uma formula. Fazendo assim os cálculos referente a aquela função. Como montamos uma formula

22 Montando uma planilha de pedido

23 Apesar de estarmos digitando preços não é necessário digitar o R$ o próprio Excel irá adicionar o símbolo de moeda.

24 Agora vamos adicionar as formulas de multiplicação de nossa planilha

25 Primeiramente vamos montar uma nova coluna ao lado do Preço unitário

26 Não é necessário pintar as células de azul. Selecione a célula D2 como mostrado na imagem acima. Com a célula selecionada digite =B2*C2

27 A imagem acima demonstra como ficará a formula enquanto estiver sendo digitada. Note que o Excel deixa colorido o nome da célula e a célula, facilitando assim a identificação das células. A formula que estamos utilizando é a de multiplicação *, em informática o * simboliza a conta de multiplicação.

28 Pressionado a tecla Enter o Excel irá calcular o resultado da multiplicação automaticamente.

29 Preencha as demais células como a imagem ao lado, note que os número mudam a cada célula. Eles mudam pois estamos calculando os valores daquela linha especifica.

30 A sua planilha deve ter ficado como a abaixo:

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32 Vamos digitar o Total do pedido como na planilha abaixo

33 Depois de digitar Total do pedido faremos a soma na célula ao lado, na imagem acima a célula é a D9.

34 Existem duas formas de fazer a mesma conta: Função Auto-Soma A Função Auto-Soma é ativada usando o nome Soma os valores dentro dos parênteses deve-se colocar as células que você quer que seja somadas sendo no Exemplo acima D2:D8, onde D2 é a célula inicial a ser somada D8 a última célula a ser somada. O Símbolo de : faz com que o Excel utilize na soma todas as células que estão entre o valor inicial e final. Se você utilizar o símbolo ; ele somará apenas as células D2 e D8. Formula de soma manual Dessa forma você escreve todas as células somando uma a uma. As duas formulas vão dar o mesmo resultado

35 Planilha com todas as contas feitas:

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37 Selecione as células que representam dinheiro, deixando parecida com a tela acima

38 Barra de atalhos do Microsoft Excel, nela acessaremos todas as funções do Excel de maneira rápida e pratica. No centro dessa barra de atalhos encontraremos as opções de formatação de números. Clicaremos na opção destacada ao lado para abrir uma lista.

39 No menu que aparecer selecione a opção Moeda.

40 Sua tabela deve ter ficada parecida com a tabela acima

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42 FORMATODESCRIÇÃO GeralNa sua maioria, os números que estão no formato Geral são exibidos exatamente da maneira que você os digitou. Entretanto, se a célula não for grande o suficiente para exibir todo o número, o formato Geral arredonda os números pelos decimais. O formato de número Geral também usa a notação científica (exponencial) para números grandes (12 ou mais dígitos). NúmeroEsse formato é usado para a exibição geral de números. Você pode especificar o número desejado de casas decimais, a utilização ou não de separadores de milhar e a forma de exibição de números negativos. MoedaEsse formato é usado para valores monetários em geral e exibe o símbolo da moeda padrão com os números. Você pode especificar o número desejado de casas decimais, a utilização ou não de separadores de milhar e a forma de exibição de números negativos. ContábilEsse formato também é usado para valores monetários, mas alinha os símbolos de moeda e pontos decimais dos números na coluna. DataEsse formato exibe números seriais de hora e data como valores de data, de acordo com o tipo e local (localidade) especificados. Exceto para itens que tenham um asterisco (*) na lista Tipo (guia Número, caixa de diálogo Formatar Células), os formatos de data aplicados não alternam ordens de data com o sistema operacional.

43 FormatoDescrição HoraEsse formato exibe números seriais de hora e data como valores de hora, de acordo com o tipo e local (localidade) especificados. Exceto para itens que tenham um asterisco (*) na lista Tipo (guia Número, caixa de diálogo Formatar Células), os formatos de hora aplicados não alternam ordens de hora com o sistema operacional. PorcentagemEsse formato multiplica o valor da célula por 100 e exibe o resultado com o símbolo de porcentagem. Você pode especificar o número desejado de casas decimais. FraçãoEsse formato exibe um número como uma fração, conforme o tipo de fração especificado. CientíficoEsse formato exibe um número em notação exponencial, substituindo parte do número por E+n, onde E (para Expoente) multiplica o número precedente por 10 à enésima potência. Por exemplo, o formatoCientífico de 2 decimais exibe o número como 1,23E+10, que é 1,23 vezes 10 à 10ª potência. Você pode especificar o número desejado de casas decimais. TextoEsse formato trata o conteúdo de uma célula como texto e o exibe exatamente como digitado, mesmo quando são números. EspecialEsse formato exibe um número como um código postal (CEP), número de telefone ou número do CPF (CIC).


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