A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop Gestão para Excelência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop Gestão para Excelência"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Gestão para Excelência
Juiz de Fora, 13 de maio de 2013

2 GRUPO ENERGISA 108 anos de história

3 Grupo Energisa 108 anos de história
O Grupo Energisa tem sua origem na Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, empresa fundada em 1905, em Cataguases, Minas Gerais. É, hoje, um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil e se destaca pela ousadia planejada, inovação, experiência e expertise em distribuição, geração, comercialização, bem como implantação de soluções integradas (serviços e produtos) para o mercado de energia elétrica. O Grupo consolidou seus investimentos em uma holding, a Energisa S/A. Hoje controla cinco distribuidoras – em Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e 2 na Paraíba – atendendo a 2,5 milhões de clientes.

4 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Borborema
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328,3 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Grupo Energisa Energisa Borborema Área: Km² Consumidores: 172 mil Energia Distribuída(GWh)*: 632 Receita Bruta (R$ MM)*: 218 Área: Km² Consumidores: mil Energia Distribuída(GWh)*: 3.678 Receita Bruta (R$ MM)*: 1.418 Energisa Paraíba (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

5 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Sergipe
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Grupo Energisa Área: Km² Consumidores: 625 mil Energia Distribuida(GWh)*: 3.130 Receita Bruta(R$ MM)*: 943 Energisa Sergipe (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

6 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Área km² Consumidores: 394 mil Energia Distribuída(GWh)*: 1.434 Receita Bruta (R$ MM)*: 635 Energisa Minas Gerais (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

7 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Área km² Consumidores: 94 mil Energisa Distribuída(GWh)*: 318 Receita Bruta (R$ MM)*: 163 Energisa Nova Friburgo (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

8 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Geração
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Projetos de PCHs, biomassa e parques eólicos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso. Em operação: 95 MW Em desenvolvimento: 358 MW Energisa Geração (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

9 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa
Área: Km² Consumidores: 2,5 milhões Energia Distribuída(GWh)*: 7.328 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 3.546 Carteira com mais de 40 clientes com contrato de longo prazo. Energia comercializada (GWh): 715 Receita bruta (R$ mm): 120 Energisa Comercializadora (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

10 Grupo Energisa 108 anos de história Grupo Energisa Energisa Soluções
Área: Km² Consumidores: mil Demanda Cativa (GWh)*: 7.023 Receita Bruta Consol. (R$ MM)*: 2.869 Capacidade de Geração: 8 MW Grupo Energisa Segmento de atuação: geração e distribuição de energia elétrica e indústria Nº de usinas: 126 operadas e mantidas Nº de SEs manutencionadas : 52 Energisa Soluções (*) Últimos 12 meses findos em dezembro de 2011

11 Energisa Soluções Clientes por todo o país A Energisa Soluções é especializada no desenvolvimento de soluções integradas, inovadoras e de alto valor agregado para o mercado de energia, incluindo geradoras, distribuidoras, clientes comerciais e industriais por todo o país. ENERGISA SOLUÇÕES

12 Nossos Serviços Operação de usinas e SEs – local e remota, via COS.
Manutenção de usinas com destaque para ações preditivas e preventivas. Manutenções de usinas corretivas emergenciais. Reforma e manutenção de transformadores de força. Instalação, troca de equipamento, manutenção preditiva e preventiva em SEs. Gestão de projeto e de construção de linhas de distribuição, transmissão e subestações. Manutenção e reforma de equipamentos eletromecânicos. Gestão de ativos de geração e industrial.

13 Principais Clientes

14 LIDERANÇA GOVERNANÇA CORPORATIVA

15 A razão da nossa existência
MISSÃO do grupo ENERGISA

16 “O Grupo Energisa existe para transformar energia em conforto, em desenvolvimento e em novas possibilidades com sustentabilidade, oferecendo soluções energéticas inovadoras aos clientes, agregando valor aos acionistas e oportunidade aos seus colaboradores.”

17 VISÃO Energisa Soluções “A Energisa Soluções quer ser reconhecido nacionalmente até 2013, como provedor de soluções na área de energia, destacando-se pela qualidade, agilidade e inovação, garantindo sempre a melhor rentabilidade para o acionista.

18 NOSSOS VALORES

19 SEGURANÇA SEGURANÇA em primeiro lugar
Nosso maior valor é a vida. Nos processos e atitudes, colocamos em primeiro lugar a saúde e a segurança das pessoas. Agimos com disciplina, investimos em prevenção e demandamos de todos consciência permanente para reduzir riscos. SEGURANÇA

20 RESULTADOS Superação para atingir RESULTADOS
Queremos resultados extraordinários que gerem valor para nossos clientes e acionistas. Buscamos superar metas para que a ENERGISA esteja entre as melhores do setor em critérios de eficiência e serviços aos clientes. RESULTADOS

21 PESSOAS Nossa energia está nas PESSOAS
Fazemos parte de um time vencedor em que podemos realizar, aprender e conquistar juntos. As oportunidades aqui dependem principalmente do mérito e do engajamento de cada um. Valorizamos a transparência, o trabalho cooperativo e o diálogo aberto e participativo. Se você pensa assim, é um dos nossos, queremos muito que você seja feliz aqui. PESSOAS

22 CLIENTES Simplificar a vida dos nossos CLIENTES
Servimos a todos com respeito e dedicação sempre, construindo relacionamentos atenciosos e duradouros. Colocamo-nos no lugar de nossos clientes para entregar soluções ágeis e definitivas, que simplifiquem a vida e gerem valor para quem as utiliza. CLIENTES

23 INOVAÇÃO INOVAÇÃO para fazer a diferença
Estimulamos a criatividade que gera valor, seja para produzir algo completamente novo ou para trazer uma possibilidade de melhoria. Observar, questionar e experimentar com responsabilidade são parte da atitude proativa que nos diferencia. INOVAÇÃO

24 COMPROMISSO COMPROMISSO hoje e com o futuro
Agimos como cidadãos responsáveis, trabalhando para gerar riqueza e priorizando o respeito a colaboradores, investidores, fornecedores e clientes. Antes de tudo, fazemos parte de uma comunidade e temos um compromisso com as gerações futuras. É imprescindível ter atitudes éticas e prezar a verdade, acima de tudo. COMPROMISSO

25 Governança Corporativa
Riscos Empresariais Até 2009 – Avaliação de riscos realizada de forma descentralizada 2009 – Criação da Assessoria Coroporativa de Gestão de Riscos – ACGR - Riscos passaram a ser tratados de forma coorporativa, com política e procedimentos uniformes Principais Riscos Empresariais da ENERGISA SOLUÇÕES: Decisões sobre novas linhas de negócio; Gestão de projetos/obras Escassez de mão-de-obra; Mercado Financeiro; Licenciamento ambiental; Catástrofes ambientais; Parcerias e terceirização.

26 Governança Corporativa
Riscos Empresariais

27 Governança Corporativa
Regras de Conduta Código de Ética – Instrumento que formaliza procedimentos, práticas e condutas; Contempla os compromissos éticos fundamentais e orienta as ações dos colaboradores e o público com os quais interage; Clientes, Fornecedores, Parceiros, Sociedade, Acionistas; Colaboradores, Poder Público e Empresas Similares/Concorrentes. Canais para reclamação, denúncias e sugestões: Site da Empresa Visita Pessoal Ouvidoria Interna Gerentes de Negócio

28 FORMAS DE COMUNICAÇÃO / DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Governança Corporativa Comunicação e Implementação das decisões PARTE INTERESSADA FORMAS DE COMUNICAÇÃO / DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Acionista - Reunião do Conselho de Acionistas - Reunião de Cenários - Reunião de Planejamento Estratégico - Relatório Anual de Atividades Clientes - Palestras em Empresas e Entidades - Visitas a Clientes Força de Trabalho - Reunião com os Departamentos e Equipes - Informativo Ave-Luz - Reuniões da CIPA - Treinamentos - Intranet Fornecedores - Visita a Fornecedores Sociedade e Comunidade

29 Governança Corporativa
Prestação de Contas ORGÃOS DESCRIÇÃO Assembléia Geral - AG Órgão supremo de deliberação da ESOL, onde se manifestam os acionistas legal e validamente e decidem por maioria os assuntos de sua competência. Conselho de Administração - CA Órgão de deliberação colegiada responsável por eleger e destituir a Diretoria e realizar a supervisão e o controle das atividades da empresa. A equidade entre os sócios e a proteção dos direitos dos sócios minoritários é garantida no CA da Holding, onde, atualmente, um assento está dedicado ao minoritário Diretoria Composta por até sete membros, residentes no país, acionistas ou não, eleitos e destituíveis pelo CA, com mandato de até três anos, podendo ser reeleitos. Quando eleita, os membros que a compõem assinam um Termo de Adesão ao Regimento Interno da Diretoria, que regula sua conduta e seus deveres. Conselho Fiscal - CF As principais responsabilidades do CF consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. Conselho Consultivo - CC O CC poderá ser eleito pelo CA, e quando instalado, deverá ser composto por até seis membros, acionistas ou não, com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

30 LIDERANÇA EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E PROMOÇÃO DA CULTURA DE EXCELÊNCIA

31 Exercício da Liderança
Interação com as Partes Interessadas

32 Exercício da Liderança
Interação com as Partes Interessadas EXERCÍCIO DA LIDERANÇA E INTERAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS PARTE INTERESSADA EVENTO OBJETIVO DA ALTA DIREÇÃO Acionistas Reunião do CA Avaliação do desempenho da organização; aprovação do PE, do Quadro de Metas e do Orçamento; e tomada de decisões pertinentes ao negócio. Assembléia dos Acionistas Prestação de contas sobre os resultados obtidos pela empresa. Clientes Visita a Clientes Estreitar relacionamentos com clientes mantê-los atualizados sobre os objetivos da empresa, oferecer produtos e soluções em energia, estudos de demanda, identificar expectativas para aprimorar o atendimento e atualizá-los sobre assuntos de seu interesse. Fornecedores Reunião com Fornecedores Ampliar o relacionamento com os fornecedores, estabelecer compromissos e esclarecer a estratégia, normas, procedimentos, divulgação e monitoramento do código de ética, estabelecer parcerias, estabelecer e divulgar requisitos, bem como inspecionar a fábrica dos produtos considerados críticos. Sociedade Reunião com lideranças a região, associações, fóruns regionais e defesa civil Estreitar o relacionamento da empresa com a sociedade, levantar suas expectativas e necessidades com base nos riscos e perigos inerentes a nossa atividade, e tratar questões públicas e ambientais. Colaboradores Programa de “Boas Vindas” Apresentar aos novos colaboradores a missão, visão, valores, políticas, as Empresas do Grupo ENERGISA, a história da ESOL, estrutura funcional, Gestão estratégica, sensibilização para ISO 9001, como também possibilitar que conheçam e sejam conhecidos pela Diretoria. Reunião com os acidentados Conscientizar sobre a importância da política de segurança, levar o acidentado a refletir sobre o que poderia e/ou deveria ter sido feito para evitar o acidente, identificar ações que minimizem a possibilidade de ocorrência de outro acidente com as mesmas características do acontecido. Encontro com a Diretoria Aproximar os colaboradores da Diretoria, entender suas expectativas, necessidades, interação com os clientes e com outras áreas, mitigar ruídos de comunicação. Reuniões da CIPA Promover o aprendizado e a melhoria contínua das práticas e política de segurança. Reunião de Avaliação de Resultados Apresentar os resultados e atendimento das metas, analisar os planos e orientar na solução de problemas e correção de rumos, analisar os indicadores provenientes do gerenciamento das diretrizes. Comunicação da Estratégia (Bússola) Divulgar os princípios e valores organizacionais, bem como as estratégias da Holding e da ESOL no Ciclo , e mobilizar os colaboradores, evidenciando a necessidade do envolvimento deles para o alcance do que foi planejado.

33 Exercício da Liderança
Comunicação dos Valores e Princípios

34

35 Exercício da Liderança
Comunicação dos Valores e Princípios

36 Características do Líder
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Características do Líder Comportamentais Performance Criatividade e Inovação Comunicação e Influência Articulação Assumir riscos Abertura p/ mudanças Visão generalista Integridade e ética Sensibilidade Resultados para os Cliente Resultados para os Acionista Resultados para as Pessoas Resultados para a Sociedade

37 Seleção, capacitação e retenção de Líderes
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Seleção, capacitação e retenção de Líderes Recrutamento e Seleção Avaliação de Desempenho Identificação de Potenciais Retenção Capacitação e Desenvolvimento Avaliação/Validação de Elegíveis Indicação Elegíveis Programa de Desenvolvimento de Executivos Identificação Elegíveis - Sucessão

38 Avaliação por Competências
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Avaliação Desempenho Realizada com base nos resultados da Avaliação por Competências X BSC Potencial Líder Avaliação por Competências Potencial Desempenho Avaliação BSC

39 Capacitação e Desenvolvimento
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Capacitação e Desenvolvimento Através de Programas de: Programa de Desenvolvimento Gerencial Programa de Capacitação e Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento de Liderança Programa de Desenvolvimento de Executivos Práticas de Feedback PORTAL LÍDER ENERGISA

40 Exercício da Liderança
Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças

41 Programa de Sucessão Identificação de Posições - Critérios
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Identificação de Posições - Critérios Grau de Criticidade Grau de Vulnerabilidade Status da Posição Tempo necessário para reposição na hipótese de recrutamento externo Existência ou ausência de back-ups para posição estratégica mapeada Situação gerada pela combinação dos graus de criticidade e vulnerabilidade. Grau de Criticidade + Grau de Vunerabilidade = Status da Posição

42 Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Resultado Desejado Resultado Apresentado Gap Gap BSC Avaliação Competências Avaliação Potencial Competências a serem adquiridas e ou aprimoradas

43 Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis
Exercício da Liderança Identificação, Preparação e Desenvolvimento das Lideranças Programa de Sucessão Capacitação e Desenvolvimento dos Elegíveis Resultado Apresentado Gap Gap Ações de Capacitação e Desenvolvimento Job Rotation Coaching Cursos e Seminários MBA Cursos de Idiomas Visita Técnica

44 Exercício da Liderança
Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho O cerne do modelo de negócios da ESOL é a excelência operacional e por isso a empresa acredita que seus colaboradores precisam ser os melhores do mundo naquilo que faz. Para garantir que as pessoas da força de trabalho façam efetivamente a diferença a ESOL se utiliza da metodologia de Gerenciamento da Rotina Diária – GRD. A metodologia está centrada na padronização dos processos e do trabalho, na monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com as respectivas metas, na ação corretiva no processo a partir dos desvios encontrados nos resultados, além da busca contínua pela perfeição

45 Exercício da Liderança
Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho

46 Métodos de Verificação do cumprimento dos padrões de Trabalho
Exercício da Liderança Estabelecimento e Verificação do cumprimento dos Padrões de Trabalho Métodos de Verificação do cumprimento dos padrões de Trabalho REUNIÕES COMITÊS AUDITORIAS Reunião do RMO Comitê Central de Segurança no Trabalho Auditoria Externa (Independente) Reunião Mensal de Avaliação de Resultados Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Auditoria Interna Reunião de Giro do PDCA Comitê de Segurança da Informação Auditoria de Riscos Reunião de Análise Crítica Comitê de Sustentabilidade Reunião de Follow Up Meeting (FUM) Comitê de Meio Ambiente e Aspectos Sociais Comitê de Auditoria e Riscos

47 LIDERANÇA ANÁLISE DE DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO

48 Análise de Desempenho Identificação de Necessidades de Informações Comparativas CRITÉRIOS PARA DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS A SEREM COMPARADOS CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS REFERENCIAIS COMPARATIVOS Econômico-financeiros Empresas líderes do mercado ou do setor de atuação, desde que as mesmas divulguem seus resultados Operacionais Eficiência Econômica – Nível de custeio e qualidade Sócio-ambientais Perfil da Organização – Porte, localização, tipo de atividade e faturamento Clima Organizacional Referencial de Excelência – Limite teórico de e/ou quando não há mais melhoria a ser alcançada. Ex: 0% de defeito, acidente zero, etc. Satisfação do Cliente Processos Internos – Processos existentes nas empresas do Grupo Energisa

49 MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO DE DECISÕES
Análise de Desempenho Comunicação das Decisões Decorrentes da Análise de Desempenho MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO DE DECISÕES PARTE INTERESSADA MECANISMO Colaboradores Comunicação e desdobramento em cascata para os colaboradores em todos os níveis através das Reuniões Mensais de Análise de Desempenho; Reuniões de FUM; Divulgação das Atas de reuniões mensais; Painéis da Gestão à vista; Intranet; Encarte de Gestão Estratégica no Jornal; Informativo Ave-Luz Acionistas Relatório Anual da Administração; Distribuição constante de informações através do site da empresa Clientes Mensalmente na conta de energia; Periodicamente no site da ESOL; Reuniões do Conselho de Consumidores, realizada a cada bimestre Sociedade Disponibilização constante de informações no site da empresa; Campanhas na mídia, sob demanda; Programas educacionais nas escolas, em parceria com a Fundação Ormeu Junqueira Botelho Fornecedores Reuniões específicas e/ou envio de correspondência, sob demanda, para comunicar decisões pertinentes

50

51

52 OBRIGADO Energisa Soluções
Av. Manoel Inácio Peixoto, s/n | Parque Industrial Cataguases | MG | CEP Luciano Lima Assessor de Gestão ESOL/EMG/ENF /


Carregar ppt "Workshop Gestão para Excelência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google