A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome” Banco de Alimentos Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome” Banco de Alimentos Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome”"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome”
Banco de Alimentos Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome”

4 Investindo Contra a Fome
Enquanto crianças, adultos e idosos passam fome, toneladas de comida são desperdiçadas diariamente. Uma situação cruel e inaceitável, mas que já está sendo revertida, isto desde 2000, quando paramos de pensar e passamos a ação, criando o Banco de Alimentos-RS. Agora, você vai saber como.

5 Investindo Contra a Fome
Rio Grande do Sul: 1,28 milhão de pessoas sofrem com a fome. Região metropolitana de Porto Alegre: mais de 87 mil famílias não se alimentam com a qualidade mínima necessária. Dados do DMLU: diariamente VÃO PARA O LIXO 162 TONELADAS DE COMIDA. Tão incrível quanto verdadeiro.

6 Investindo Contra a Fome
Alimentos intocados e excedentes de produção, que ao invés de serem destruídos, poderiam ter um destino muito mais digno, sendo repassados as quase 900 entidades assistenciais de Porto Alegre, que atendem a população carente e que enfrentam grandes dificuldades para permanecer ativas.

7 Investindo Contra a Fome
Nossa resposta a este desafio foi declarar guerra contra o desperdício de alimentos, que ocorre em todas as fases do seu ciclo de produção, armazenamento, circulação e comercialização.

8 Criamos o Banco de Alimentos
Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Que conta com uma Central de Arrecadação e Recepção de Alimentos para pronta e imediata redistribuição à entidades assistenciais devidamente cadastradas.

9 Instituidores Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul
Conselho de Cidadania da FIERGS Rotary – Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no RS SESI – Serviço Social da Indústria - RS Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre Sindicato da Indústria da Alimentação Parceiros Voluntários Associação Gaúcha de Supermercados McCann-Erickson Associação Leopoldina Juvenil

10 O Banco de Alimentos atua como neutralizador das responsabilidades técnicas.

11 Dispõe de área nutricional baseada em critérios de segurança alimentar.
Conta com Nutricionistas responsáveis pela qualidade técnica dos alimentos perante a Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária. Mantém convênio de extensão universitária da Faculdade de Nutrição da UNISINOS

12 Distribuição Qualificada e Equilibrada
Absoluta certeza da entrega dos alimentos para pessoas que realmente necessitam, evitando o desperdício ou má utilização. O destino final dos alimentos são as Entidades Assistenciais cadastradas que preenchem os critérios estabelecidos pelo Banco. Nutricionistas analisam “in loco” a situação das entidades cadastradas, orientando o repasse equilibrado dos alimentos, nas quantidades e valores nutricionais necessitados.

13 Estrutura Estrutura completa, permitindo operações rápidas e garantia de integridade dos alimentos. Frota moderna e aparelhada, disponibilizada pelo SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas) que realiza eficiente Logística de Operação, controlando o recebimento, estoque, distribuição e entrega dos alimentos. Três depósitos com área total de m2 com instalações novas e modernas, permitindo a armazenagem de até 700 toneladas/dia.

14 Operação – Doações e Coletas
Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos Doadores. Indústrias, supermercados, restaurantes, hotéis, empresas, clubes, escolas, universidades, entre outros, podem fazer doações. Esta é uma operação isenta de ICMS e, portanto, sem nenhum ônus para os Doadores. O Banco também realiza campanhas de conscientização e de doações, dirigidas ao público em geral.

15 Operação - Armazenamento
Depósito localizado à Rua Francisco Silveira Bittencourt, nº 1928, em Porto Alegre. Condições adequadas para receber os diversos gêneros alimentícios, acondicionando-os de maneira correta e segura. Rigoroso controle de qualidade de alimentos, supervisionado por profissionais especializados.

16 Sabemos que existem dificuldades
E que o empresário brasileiro do ramo alimentício depara-se com inúmeras dificuldades para fazer doações... mas também temos conhecimento que milhares de crianças estão sofrendo de “desnutrição”, e idosos, doentes e famílias inteiras passando fome. Resta-nos portanto, unir esforços e não medir sacrifícios na busca de uma solução.

17 Incentivos Fiscais e Economia
Isenção do ICMS para doações realizadas ao Banco de Alimentos (Decreto Nº de 30 de janeiro de 2002, Art. 1º). Incentivos Fiscais para doações em espécie até o limite de 2% do lucro operacional da pessoa jurídica.

18 O que esperamos das Empresas Parceiras
A doação de alimentos que não foram vendidos por algum motivo. A doação de alimentos devolvidos pelo varejo ainda bons para o consumo. Produtos com prazo de validade prestes a vencer. Produtos excedentes, rejeitados pelo Controle de Qualidade ou com a embalagem violada. Produção industrializada especificamente para doação.

19 O que esperamos das Empresas Parceiras
A sua organização também pode ser uma Mantenedora, oferecendo ao Banco de Alimentos um aporte financeiro. Esta contribuição é fundamental para que o Banco atenda às suas despesas de custeio e continue crescendo, multiplicando sua força de ação e chegando a um número cada vez maior de famílias carentes. Sendo o Banco de Alimentos OSCIP, existem leis de incentivo que permitem abater as doações realizadas como Mantenedor ou Parceiro Estratégico.

20 Já são Mantenedores: Gerdau GBOEX Ipiranga Pierre Alexander SONAE
Banco Matone Puras Fundação Avina SINMETAL SIARGS

21 Doadores – Alimentos Hoje, a responsabilidade social das empresas passou a ser um importante diferencial de mercado. Se você trabalha na área de produção, transporte, armazenamento, comercialização e consumo de alimentos, a sua empresa pode se integrar a nós, sendo uma fonte de alimentos para o Banco. Doando produtos em perfeitas condições de consumo a quem precisa, você estará dando uma contribuição essencial para o combate à fome e à miséria, sem pagamento de ICMS.

22 Doadores – Alimentos Adria CBS Effem Eurofood Avipal Fröhlich Inmetro
SESI RS SLC Alimentos STEMAC Unilever AGAD Olvebra Conservas Ritter Florestal Balas Füller Puras do Brasil SONAE Blue Ville Center Shop Eng. Coradini CONAB Atacadão Fadiole Usina Colombo Cootrigeva Biscofly Cereais Dotta Mumu Asun Elegê Vontobel Bird Zaffari Carrefour Rissul

23 Doadores – Alimentos Unisuper - rede união Gaucha de Supermercados
Urbano Agroindustrial Ltda Conservas Oderich S/A Florestal Frigonal Fuller S/A Produtos Alimenticios Grupo de Amigos Brunelli Invicta Alimentos Jesepar - Joaquim Oliveira S/A Moinhos Estrela Ltda Ricetec Sementes Ltda Atacadão Comercio de Gêneros Alimentícios Ltda Café Bom Jesus Ind Com Agrop. Ltda Central de Distribuição Ofertão de Alimentos Ltda Comercio de Produtos Coloniais Alcione Ltda Apti Alimentos Ltda Bauducco & Cia Ltda Casa do Padeiro Comercial de Produtos Coloniais Alcione Ltda Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB Conaprole do Brasil Comercila Imp. E Exp. Ltda Cooperativa Reg. Agrop. Languirun Ltda Cranston Transportes Integrados Ltda - CTIL Dr. Oetker Brasil Ltda Eurofood Alimentos Ltda Moinho Barrilense Hugo Z. Guerra & Cia Ltda Nutrela Alimentos S/a Só Grão Comércio Import. E Exp. De Cereais Ltda

24 Parceiros Estratégicos
UNISINOS Carlos Müller Colors Computação Companhia Gráfica DC SET Documento Digital Dr. Smith Grafiserv GVT Impresul Expresso Mercúrio Maredi Thpromonth Qualitas, Insight Completa LathuSensu RKA Espacio Digital KKLO Influence Capacitá Consultoria Audiodesign ZAP Vídeo Goldztein Expresso Minuano Leonid Streliaev Modular Paulo Afonso ProMovie R.Byte Sindigraf-RS Viabrasil Nova Prova Estapar Grandesign

25 Retorno Institucional
Marca da sua empresa divulgada em todas as ações do Banco (eventos, malas-diretas, releases, impressos, mídia, ...). Seu link no site do Banco de Alimentos. Banner do Banco de Alimentos no seu site destacando sua empresa como solidária.

26 Retorno Institucional
Selo de participação no Banco de Alimentos para aplicação nos seus produtos, veículos, estabelecimentos, impressos,... Divulgação no seu Balanço Social. Certificado de Participação da Empresa.

27 Participe Você Também... Ligue O resto é com a gente!

28 BANCO DE REFEIÇÕES COLETIVAS
RESULTADOS Distribuição: 100 t/mês – “ + UM MILHÃO kg ano” Instituições Beneficiadas(Creches / Asilos): 206 BANCO DE REFEIÇÕES COLETIVAS Distribuição: refeições/dia – ref/ano Empresas Participantes: 30 Instituições Beneficiadas: 30 

29 PODEMOS CONTAR COM VOCÊ?
Fone: (51) –


Carregar ppt "Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome” Banco de Alimentos Uma ação empresarial pela cidadania “Investindo Contra a Fome”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google