A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública

2 Afinal de contas, o que é um Banco de Alimentos???

3 Instituições atendidas, recebedoras Captação de recursos Doadores de Alimentos Beneficiamento, embalagem, seleção... Banco de Alimentos

4 ONG Banco de Alimentos Surgiu em 1998 por iniciativa da economista Luciana Chinaglia Quintão "Seu objetivo é minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania."

5 Maneiras de atuação: 1 – Fornecimento de alimentos e combate ao desperdício; 2 – Promoção de ações educativas e profiláticas(da fome e desnutrição) voltadas às comunidades atendidas; 3 - Expansão de ações e conhecimento para fora das áreas circunscritas onde existe o problema concreto da fome para atingir à sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança de cultura, incentivando a ação.

6 Como??? Colheita Urbana - cerca de 30 toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia (em São Paulo??)...busca onde sobra e entrega onde falta. Que alimentos são doados?? Sobras de comercialização – o que não foi vendido, está excelente para o consumo e teria o lixo como destino. Excedentes de produção – fábricas, agroindústrias, agricultores. Quem são os doadores? sacolões, hortifrutis, mercados, fabricantes, distribuidores...

7 A seleção e separação dos alimentos ocorre no local de doação. Quem recebe os alimentos?? Instituições sociais cadastradas – idosos, deficientes mentais, crianças... ("pessoas economicamente não ativas") As arrecadações são realizadas geralmente no período da manhã e entregues no mesmo dia à tarde. Vão do local de doação direto para as instituições receptoras, levadas por veículos adaptados.

8 Captação de recursos/manutenção da ONG: - Doações via internet (R$ 9,00) ou outras doações - Trabalho voluntário: captador de recursos, captador de alimentos, promotor de eventos... - Convênios com Centro Universitário São Camilo e Universidade Cruzeiro do Sul – estagiários curriculares do último ano do curso de nutrição - Lojinha virtual

9 Programa de Educação Nutricional Treinamentos teóricos: Higiene e Manipulação dos Alimentos, Técnicas de Congelamento, como montar um cardápio, Alimentação na terceira idade... Oficinas Culinárias Coletivas: Pães Caseiros com recheios de cascas, talos e folhas, Reaproveitamento de Alimentos... Blog: calendário de cursos e oficinas, reportagens, vídeo e eventos, área científica

10 Quais são as principais dificuldades e limites?

11 Que tipo de alimentos são doados??

12 Quem são as pessoas que recebem esses alimentos?

13 AnoTotal de alimentos arrecadados (kg) , , , , , , , , , ,20 Período ,36 De que quantidade de alimentos estamos falando???

14 A OBA contribui para a Segurança Alimentar e Nutricional?

15 Segurança Alimentar e Nutricional Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Situações de insegurança alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas: fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação e consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde. A produção predatória de alimentos em relação ao ambiente, os preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitem a diversidade cultural também são provocadores de insegurança alimentar. Fonte: CONSEA – CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

16 Provocações... - Porque é preciso que uma ONG realize o trabalho que possibilita o aproveitamento dos alimentos que seriam desperdiçados? - Porque tanto desperdício? -Quem recebe: a empresa que doa ou a instituição que recebe os alimentos? - E a OBA, que lugar ocupa nessa rede de relações???

17 A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. Carlos Drummond de Andrade


Carregar ppt "ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google