A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública

2 Afinal de contas, o que é um Banco de Alimentos???

3 Instituições atendidas, recebedoras Captação de recursos Doadores de Alimentos Beneficiamento, embalagem, seleção... Banco de Alimentos

4 ONG Banco de Alimentos Surgiu em 1998 por iniciativa da economista Luciana Chinaglia Quintão "Seu objetivo é minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania."

5 Maneiras de atuação: 1 – Fornecimento de alimentos e combate ao desperdício; 2 – Promoção de ações educativas e profiláticas(da fome e desnutrição) voltadas às comunidades atendidas; 3 - Expansão de ações e conhecimento para fora das áreas circunscritas onde existe o problema concreto da fome para atingir à sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança de cultura, incentivando a ação.

6 Como??? Colheita Urbana - cerca de 30 toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia (em São Paulo??)...busca onde sobra e entrega onde falta. Que alimentos são doados?? Sobras de comercialização – o que não foi vendido, está excelente para o consumo e teria o lixo como destino. Excedentes de produção – fábricas, agroindústrias, agricultores. Quem são os doadores? sacolões, hortifrutis, mercados, fabricantes, distribuidores...

7 A seleção e separação dos alimentos ocorre no local de doação. Quem recebe os alimentos?? Instituições sociais cadastradas – idosos, deficientes mentais, crianças... ("pessoas economicamente não ativas") As arrecadações são realizadas geralmente no período da manhã e entregues no mesmo dia à tarde. Vão do local de doação direto para as instituições receptoras, levadas por veículos adaptados.

8 Captação de recursos/manutenção da ONG: - Doações via internet (R$ 9,00) ou outras doações - Trabalho voluntário: captador de recursos, captador de alimentos, promotor de eventos... - Convênios com Centro Universitário São Camilo e Universidade Cruzeiro do Sul – estagiários curriculares do último ano do curso de nutrição - Lojinha virtual

9 Programa de Educação Nutricional Treinamentos teóricos: Higiene e Manipulação dos Alimentos, Técnicas de Congelamento, como montar um cardápio, Alimentação na terceira idade... Oficinas Culinárias Coletivas: Pães Caseiros com recheios de cascas, talos e folhas, Reaproveitamento de Alimentos... Blog: calendário de cursos e oficinas, reportagens, vídeo e eventos, área científica

10 Quais são as principais dificuldades e limites?

11 Que tipo de alimentos são doados??

12 Quem são as pessoas que recebem esses alimentos?

13 AnoTotal de alimentos arrecadados (kg) 199986.870,02 2000200.131,22 2001288.085,47 2002282.983,48 2003235.120,15 2004297.413,50 2005339.102,75 2006478.125,50 2007467.431,08 2008545.545,20 Período 1999 - 2008 3.220.808,36 De que quantidade de alimentos estamos falando???

14 A OBA contribui para a Segurança Alimentar e Nutricional?

15 Segurança Alimentar e Nutricional Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Situações de insegurança alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas: fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação e consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde. A produção predatória de alimentos em relação ao ambiente, os preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitem a diversidade cultural também são provocadores de insegurança alimentar. Fonte: CONSEA – CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

16 Provocações... - Porque é preciso que uma ONG realize o trabalho que possibilita o aproveitamento dos alimentos que seriam desperdiçados? - Porque tanto desperdício? -Quem recebe: a empresa que doa ou a instituição que recebe os alimentos? - E a OBA, que lugar ocupa nessa rede de relações???

17 A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. Carlos Drummond de Andrade


Carregar ppt "ONG Banco de Alimentos Principais características e possíveis contribuições à Segurança Alimentar e Nutricional Lucimara Marcelino SAN 2009 Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google