A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes Patricia Simionato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes Patricia Simionato."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes Patricia Simionato

2 A Organização O MUDAR é uma Associação de interesse público filantrópica. O objetivo do MUDAR é a proteção dos direitos dos cidadãos que vivem na rua e da rua com fornecimento de roupas, alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, encaminhamento para retirada de documentos, para casas de recuperação, retorno à família etc.

3 Análise SWOT Conclusão: Utilizando-se seu networking, a ONG pode negociar e viabilizar as parcerias para as oportunidades apontadas, as quais, podem garantir a satisfação das comunidades atendidas, bem como garantir os recursos necessários para a sua sustentabilidade. Oportunidades Parcerias com Universidades e Faculdades de Psicologia para estágio e atendimento gratuito Parcerias com empresas e governo Ameaças Serviços e programas sociais do governo Novas ONG´s Legislação Fraquezas Fornecimento não é garantido Rotatividade do Voluntariado Falta de serviço psicológico Falta de direção estratégica dos serviços prestados Forças Relacionamento e Rede de contatos Localização Parcerias Organização Variedade de Atendimentos

4 Análise das Forças Competitivas Conclusão: Existe grande vulnerabilidade da ONG em relação aos grandes players da área, novos entrantes e fornecedores. Essa ameaça pode ser tornar oportunidade, ao se conseguir apoio oficial do governo e aumentar parcerias com outras ONG´s e instituições assistenciais, para troca de serviços e voluntariado. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS (Forte) Albergues e abrigos podem passar a fornecer melhor serviço e assistência, novos restaurantes de preço simbólico podem ser abertos, serviços de assistência social e educativos podem ser ampliados. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS (Forte) Albergues e abrigos podem passar a fornecer melhor serviço e assistência, novos restaurantes de preço simbólico podem ser abertos, serviços de assistência social e educativos podem ser ampliados. RIVALIDADE INTERNA Projetos sociais do governo, como assistência social e albergues, bem como projetos de grandes ONGs tem uma grande lacuna a preencher quanto aos moradores de rua. RIVALIDADE INTERNA Projetos sociais do governo, como assistência social e albergues, bem como projetos de grandes ONGs tem uma grande lacuna a preencher quanto aos moradores de rua. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES (Fraco) Moradores de rua estão em uma posição de extrema carência, serão atendidos pelas instituições e pessoas que se habilitarem. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES (Fraco) Moradores de rua estão em uma posição de extrema carência, serão atendidos pelas instituições e pessoas que se habilitarem. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES (Forte) Diversas instituições concorrem com os mesmos recursos financeiros e voluntariado. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES (Forte) Diversas instituições concorrem com os mesmos recursos financeiros e voluntariado. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES (Forte) Novas iniciativas de atendimento a população carente aparecem a cada dia, prioridades políticas devido a mídia ou eleições podem mudar a situação de uma hora para outra. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES (Forte) Novas iniciativas de atendimento a população carente aparecem a cada dia, prioridades políticas devido a mídia ou eleições podem mudar a situação de uma hora para outra.

5 Análise da Cadeia de Valores Planejamento Estratégico Gestão de Voluntariado Gestão de Infra-estrutura Recursos Humanos Comunicação Gestão Financeira Captação de Recursos Gestão de Stakeholders (Clientes, Sociedade, Famílias etc) Gestão de Fornecedores Divulgação externa da Instituição Operações Atividades Secundárias Atividades Primárias Conclusão: Embora bem estruturada, muitas funções estão nas mãos de poucos, o que pode dificultar a performance especializada das atividades e o crescimento da ONG.

6 Doações de Igrejas Associações/ Universidades Conclusão: O maior problema da ONG é na rede de fornecimento, pois não possui um fluxo de recebimento de doações constante. Exceto a doação da Rosa Cruz que é destinada ao pagamento do aluguel do local onde esta instalada a ONG, os outros são doadores esporádicos. A partir do recebimento das doações, a ONG não apresenta maiores problemas na sua cadeia de valor. Doações de Pequenas Empresas Doações de Pessoa física/ voluntários Beneficiado Triagem/organização e armazenamento Análise Cadeia de Valores Outras ONGS Encaminhamento Albergues Família Documentação, etc...

7 Projeto Mudar (M)Concorrentes: Atelier Sonhar e Construir (S) e ASA – Associação Santo Agostinho (A) Valor para o cliente (tópicos para avaliação)fracaameaçadafavorávelfortedominante serviços acessibilidade SM variedade SM atendimento atenção pessoal MS rapidez no atendimento M S pós-atendimento acompanhamento MS custo total custos fixos SM Posição Competitiva Conclusão: Os diferenciais da Mudar frente aos seus concorrentes estão justamente no acesso e na diversidade de seus serviços. Um outro fator importante são seus baixos custos fixos e estrutura enxuta, porém isto, em parte, significa falta de investimento em pessoal (efetivo e treinamento), o que prejudica seu atendimento e pós-atendimento. Análise de Posição Competitiva A A A A A A

8 Estratégia Competitiva Retornar a taxa de crescimento da ONG em 20% ao ano, melhorando a qualidade do atendimento e a diversidade dos serviços prestados através do estabelecimento de novas parcerias e capacitação dos colaboradores, de forma transparente tanto com os colaboradores como para a sociedade. Formalizar as parcerias já existentes e aumentar a rede de colaboradores: procurar apoio de Universidades, programas governamentais como a Farmácia Popular, albergues, hospitais públicos etc... Desenvolvimentos de Treinamentos para capacitação dos colaboradores e gestores: rápidos treinamentos para as pessoas responsáveis pela administração da ONG de forma a possibilitar que o know-how não fique centralizado nas mãos de poucas pessoas. Aumento de transparência e da publicação da utilização de recursos doados, assim como na situação legal da empresa.

9 Plano de Ação

10 Comentários Para uma estratégia de competitividade eficaz, o MUDAR deve focar no aumento da arrecadação de recursos para investimento na organização, focando na excelência no atendimento aos beneficiados e transparência na divulgação de seus esforços. O fator crítico de sucesso seria a divulgação das propostas do MUDAR e seus resultados. A maior barreira que o MUDAR encontra e a grande quantidade de ONGs que atuam no setor de assistência social, por isso, e muito importante que seus processos estejam estruturados e seus resultados, claros.

11 Quadro sumário 1)Que rumo a empresa deve tomar? Foco na arrecadação de recursos financeiros e atração e retenção de voluntários. 2)Como buscar a competitividade? Através de parcerias e transparência financeira. 3)Como promover a qualidade? Processos internos bem estruturados e treinamento dos recursos humanos. 4)Como estimular a inovação? Através da adoção de práticas sugeridas pelos voluntários e pelos próprios beneficiados. 5)Como garantir a sustentabilidade? Através da adoção de práticas transparentes e orientação aos beneficiados. 6)Como buscar a lucratividade? O Projeto MUDAR não tem fins lucrativos. 7)Como promover a conectividade? As empresas parceiras podem promover o projeto com toda a comunidade, funcionários e fornecedores, divulgando assim, seu envolvimento em projetos sociais. 8)Como sincronizar os processos? Através de equipes bem treinadas auxiliando a conservação dos benefícios prestados. 9)Como gerenciar os projetos? Através do controle da qualidade de informação e acompanhamento dos beneficiados. 10)Como gerenciar o desempenho? Analisando o aumento da quantidade de beneficiados atendidos no período.

12 Conheça o Projeto Você acredita na mudança? Visite o site: O lugar mais importante do mundo é aquele onde você está. O lugar onde você vive é o mais importante. É ali que você deve ser útil, prestativo, amigo, porque este é o seu lugar. A tarefa mais importante do mundo não é aquela que você desejaria executar... mas é aquela que você deve fazer. A vida é um constante MUDAR.


Carregar ppt "Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes Patricia Simionato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google