A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciel Henrique de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Planejamento Estratégico 2 Projeto de Competividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 1

2 Objetivos Discutir lógica geral e conceitos
Tirar dúvidas sobre o roteiro Definir empresas Garantir a qualidade do trabalho final

3 Lógica geral estratégia

4 Introdução Objetivo do projeto Formato para apresentação Estrutura
Identificação Caracterização Diagnóstico Estratégia Planejamento Conclusão

5 Diagnóstico

6 Diagnóstico – métodos Entrevistas Grupos de discussão
Análise de documentos Observação

7 Ferramentas – análise SWOT
Forças Fraquezas & Ameaças Oportunidades & Análise 22

8 Ferramentas – análise forças competitivas
Ameaças de Produtos Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes Rivalidade entre Concorrentes Atuais Ameaça de Novos Entrantes Análise

9 Ferramentas – análise cadeia de valores
20

10 Ferramentas – análise sistema de valores
20

11 Ferramentas – análise competitiva
empresa analisada – X Principais concorrentes: empresa A / empresa B / empresa C Valor para o cliente Posição competitiva (tópicos para avaliação) fraca ameaçada favorável forte dominante características atualização tecnológica C B X A ausência de defeitos B A X confiabilidade B A desempenho superior C B A X facilidade de uso B X custo total custo de instalação preço baixo atendimento atenção pessoal facilidade de acesso B X C A resposta rápida serviço pós-venda A X x x x x x x x x x x x Análise 20

12 Ferramentas – plano de ação
Definição de priorização das ações Estabelecimento de cronograma viável, levando em conta restrições de recursos – prazo sugerido: 12 a 18 meses

13 Lógica geral estratégia

14 O que é estratégia? ESTRATÉGIA é a arte de criar e capturar valor no mercado. ESTRATÉGIA é conquistar uma posição que cria um diferencial sustentável. ESTRATÉGIA é desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente

15 O que é estratégia? É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis; por meio de um conjunto de decisões integrativas e coerentes; definindo e comunicando: a visão da empresa em termos dos objetivos a longo prazo, os negócios em que a empresa está ou deveria estar atuando, e os programas de ação e os recursos disponíveis ou mobilizáveis; e visando a criação de valor para os grupos de interesse da empresa (stakeholders).

16 Análise de gaps do negócio versus a concorrência
Posição competitiva Tópicos Muito pior Muito melhor Pior Similar Melhor -2 -1 1 2 Qualidade Tecnologia Comodidade Preço Serviço ao cliente ...

17 Três estratégias de criação e captura de valor
Liderança de custos Excelência Operacional Inovação nos produtos e serviços Relacionamento com os clientes Diferenciação Nicho Fontes: Treacy e Wiersema, 1998 e Porter, 1980

18 Propostas de Valor Liderança de produto Intimidade com o cliente
Excelência Operacional Excelência na identificação ou criação de necessidades junto aos consumidores Rígida disciplina de desenvolvimento de produtos Inovação Reação rápida a falhas Relacionamento profundo com os clientes desenvolvimento de soluções para atender às suas necessidades específicas Proposta de valor baseada em preço e confiabilidade Modelo operacional preciso Cadeia de suprimentos integrada Obsessão por qualidade Elevado uso de Tecnologia Comercialização rápida e lucrativa Fidelidade dos clientes no longo prazo Menor custo total para os consumidores Intel Nike 3M Mobil Home Depot Wal-Mart McDonalds Southwest Airlines Fonte: Treacy & Wiersema

19 Por que nós tiramos nota 3,0?
Trabalho feito em cima da hora Falta de informação no diagnóstico Falta de análise no diagnóstico Falta de coerência na estratégia Estratégia “faz-tudo” Planejamento desarticulado da estratégia


Carregar ppt "Prof. Luciel Henrique de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google