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Planejamento Estratégico 2 1 Planejamento Estratégico 2 Projeto de Competividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico 2 1 Planejamento Estratégico 2 Projeto de Competividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico 2 1 Planejamento Estratégico 2 Projeto de Competividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira

2 Planejamento Estratégico 2 2 Objetivos Discutir lógica geral e conceitos Tirar dúvidas sobre o roteiro Definir empresas Garantir a qualidade do trabalho final

3 Planejamento Estratégico 2 3 Lógica geral estratégia

4 Planejamento Estratégico 2 4 Introdução Objetivo do projeto Formato para apresentação Estrutura Identificação Caracterização Diagnóstico Estratégia Planejamento Conclusão

5 Planejamento Estratégico 2 5 Diagnóstico

6 Planejamento Estratégico 2 6 Entrevistas Grupos de discussão Análise de documentos Observação Diagnóstico – métodos

7 Planejamento Estratégico 2 7 Forças OportunidadesAmeaças Fraquezas & & Ferramentas – análise SWOT Análise

8 Planejamento Estratégico 2 8 Ameaças de Produtos Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes Ameaça de Novos Entrantes Rivalidade entre Concorrentes Atuais Ferramentas – análise forças competitivas Análise

9 Planejamento Estratégico 2 9 Ferramentas – análise cadeia de valores Análise

10 Planejamento Estratégico 2 10 Ferramentas – análise sistema de valores Análise

11 Planejamento Estratégico 2 11 Ferramentas – análise competitiva empresa analisada – XPrincipais concorrentes: empresa A / empresa B / empresa C Valor para o clientePosição competitiva (tópicos para avaliação)fracaameaçadafavorávelfortedominante características atualização tecnológica CBXA ausência de defeitos CB A X confiabilidade CXB A desempenho superiorC BA X facilidade de uso CB XA custo total custo de instalação C BXA preço baixo XB AC atendimento atenção pessoal X facilidade de acesso B XC A resposta rápida CBAX serviço pós-venda CBA X x x x x x x x x x x x Análise

12 Planejamento Estratégico 2 12 Ferramentas – plano de ação Definição de priorização das ações Estabelecimento de cronograma viável, levando em conta restrições de recursos – prazo sugerido: 12 a 18 meses

13 Planejamento Estratégico 2 13 Lógica geral estratégia

14 Planejamento Estratégico 2 14 O que é estrat é gia? ESTRATÉGIA é a arte de criar e capturar valor no mercado. ESTRATÉGIA é conquistar uma posição que cria um diferencial sustentável. ESTRATÉGIA é desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente

15 Planejamento Estratégico 2 15 O que é estrat é gia? É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis; por meio de um conjunto de decisões integrativas e coerentes; definindo e comunicando: a visão da empresa em termos dos objetivos a longo prazo, os negócios em que a empresa está ou deveria estar atuando, e os programas de ação e os recursos disponíveis ou mobilizáveis; e visando a criação de valor para os grupos de interesse da empresa (stakeholders).

16 Planejamento Estratégico 2 16 An á lise de gaps do neg ó cio versus a concorrência Tópicos Qualidade Posição competitiva Muito pior Pior Similar Melhor Muito melhor Tecnologia Comodidade Preço Serviço ao cliente...

17 Planejamento Estratégico 2 17 Liderança de custos Três estrat é gias de cria ç ão e captura de valor Excelência Operacional Inovação nos produtos e serviços Relacionamento com os clientes Fontes: Treacy e Wiersema, 1998 e Porter, 1980 Diferenciação Nicho

18 Planejamento Estratégico 2 18 Propostas de Valor Liderança de produto Intimidade com o cliente Excelência Operacional Excelência na identificação ou criação de necessidades junto aos consumidores Rígida disciplina de desenvolvimento de produtos Inovação Reação rápida a falhas Relacionamento profundo com os clientes desenvolvimento de soluções para atender às suas necessidades específicas Proposta de valor baseada em preço e confiabilidade Modelo operacional preciso Cadeia de suprimentos integrada Obsessão por qualidade Elevado uso de Tecnologia Comercialização rápida e lucrativa Intel Nike 3M Wal-Mart McDonalds Southwest Airlines Menor custo total para os consumidores Fidelidade dos clientes no longo prazo Mobil Home Depot Fonte: Treacy & Wiersema

19 Planejamento Estratégico 2 19 Por que nós tiramos nota 3,0? Trabalho feito em cima da hora Falta de informação no diagnóstico Falta de análise no diagnóstico Falta de coerência na estratégia Estratégia faz-tudo Planejamento desarticulado da estratégia


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