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Www.dearo.com.br Captação de Recursos e Marketing Social.

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1 Captação de Recursos e Marketing Social

2 Ps dos setores 1° Setor - P essoal 2° Setor - P rofissional 3° Setor - P aixão

3 Particularidades do Terceiro Setor no Brasil Conhecimento profundo na causa que defende Dificuldades de gestão e administração Pouco conhecimento em captação de recursos Sentimento de coitadinho Recursos sempre insuficientes Improvisação Falta de planejamento Poder de persuasão, porém ainda desconhecido por ele mesmo

4 Captação de Recursos no Terceiro Setor Organização Custos Operacionais Projetos

5 PROJETOS Empreendimento Social Causa atendida Projetos realizados = transformação social = SUCESSO = Cumprimento da missão social = MUNDO MELHOR Importância da Captação de Recursos através de PROJETOS

6 Custos Operacionais Empreendimento Social Estrutura administrativa básica Sustentabilidade = Independência financeira = SUCESSO = Cumprimento da missão social = MUNDO MELHOR Importância da Captação de Recursos Operacionais

7 Cérebro (CAUSA SOCIAL) Coração (RECURSOS) O Setor de Mobilização de Recursos deve ser visto como a área responsável pela alimentação de todas as outras áreas que necessitem de algum tipo de recurso para atuarem, ou seja, todas as áreas. Dessa maneira, é necessário que haja uma integração entre todas essas áreas para que fique claro quais são suas reais necessidades de recursos. A Captação de Recursos não deve ser confundida com a missão social da organização. Deve ser uma atividade que funcione paralelamente ao atendimento direto e-ou indireto, porém, com a mesma eficiência.

8 Mobilização de Recursos Coordenação de projetos sociais Administração Financeira Contabilidade Diretoria Conselhos Agência de publicidade e propaganda

9 Metodologia DEARO em Captação de Recursos e Marketing Social Entendimento do mercado Diagnóstico e prospecção Estratégias de contato com cada fonte de recurso Negociação e formalização do negócio Realização das atividades previstas Acompanhamento e monitoramento - gestão Avaliação de Resultados e Apresentação de impacto Prestação de contas e Fidelização - Avaliação Fortalecimento da Credibilidade através da Comunicação Entendimento do negócio social

10 FONTESFormas de captarMeioEstratégias ONGs nacionais Projetos Prêmios Convênios Visita Pessoal Correio Boa elaboração do projeto Garantia de Impacto Social Idéias inovadoras ONGs Internacionai s Projetos Prêmios Convênios Visita Pessoal Correio Boa elaboração do projeto Garantia de Impacto Social Idéias inovadoras Órgãos Do Governo Projetos Convênios Visita Pessoal Correio Boa elaboração do projeto Garantia de Impacto Social Idéias inovadoras EmpresasDoações únicas Contribuições mensais Projetos Especiais Campanhas Patrocínio de eventos Prêmios Visita Pessoal Mala direta Marketing Internet Telefone Meios de comunicação em geral Sensibilização. Boa elaboração do projeto. Garantia de Impacto Social. Sempre oferecer algo em troca que seja do interesse da empresa, ou que pelo menos esteja de encontro com suas necessidades, objetivos e/ou desejos. Idéias inovadoras Pessoas Físicas Doações únicas Contribuições mensais Voluntariado Participação em eventos Compra de produtos Visita Pessoal Mala Direta Telemarketing Internet Heranças Produtos Próprios Eventos Campanhas Catálogos Meios de comunicação em geral Sensibilização e mobilização por: Culpa Satisfação pessoal Apelação Obrigação Afinidade com a causa Status

11 Estratégias de Captação de Recursos Informação de mercado que indique a necessidade real para realização do projeto ou existência da ONG Apelo social Atender desejos e necessidades dos doadores - PARCEIROS

12 Principais razões pelas quais as pessoas doam no BRASIL Alívio da CULPA Obrigação Céu Imortalidade

13 Principais razões pelas quais as EMPRESAS investem em ações sociais no BRASIL Estratégia de venda Cumprimento do papel social Obrigação Publicidade

14 Marketing Social Atividade humana de atender desejos e necessidades do consumidor, estimulando mudança de comportamentos e atitudes, para o seu próprio benefício.

15 Marketing Social MARCACAUSA CAMPANHA SOCIEDADE Empresa Produto Governo ONG A própria causa ONG Veículos de comunicação União Parceria

16 Importante Uma frase na embalagem dos produtos pode fazer muita diferença na vida das pessoas que o consomem. Em MARKETING aquilo que achamos pouco importa, o que vale é o que o mercado diz. Fazer uma doação não significa fazer marketing social. Saber unir Captação de Recursos ao Marketing Social.

17 -Captador de Recursos - Fundraiser Mercado de profissões do Terceiro Setor

18 Fernanda Dearo (11)


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