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PLANO DE MARKETING CAVALCANTI COMERCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA.

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1 PLANO DE MARKETING CAVALCANTI COMERCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA.

2 OBJETIVO Este plano de marketing tem por objetivo ampliar o atendimento aos consumidores através da implantação de um Call Center receptivo/ativo, consequentemente o aumento do volume de vendas ao consumidor final e a área de interesse de atuação.

3 ESTRATÉGIA O comércio varejista de GLP para uso doméstico é constituído de um produto de uso contínuo porém de frequência mensal, na maioria das vezes. A forma mais eficaz para ser lembrado pelos clientes é o contato pessoal, o porta-a-porta através da distribuição de imãs de geladeira. A panfletagem é um adicional para servir como informativo de campanha, horário de funcionamento, dias de atendimento e forma de pagamento. O produto ampliado, além da agilidade na entrega, instalação do produto e assistência técnica, deverá inicialmente ser oferecido com um atrativo, tipo: um brinde, uma raspadinha, cupons promocionais para participação em sorteios de prêmios. O ideal é que seja com frequência semanal e duração de 3 meses, podendo ser renovada pelo mesmo período, porém, é importante que a equipe de vendas esteja envolvida, comprometida e motivada. As metas devem ser atingíveis, a metodologia deve ser clara e de fácil compreensão; a estratégica utilizada na campanha deve ser persuasiva e envolvente. A campanha interna com a equipe de vendas deve ser no mesmo tempo da campanha externa.

4 ÁREA DE INTERESSE I Abrangência BAIRRO DOS IPÊS UF/CDCIDADE/BAIRRO POPULAÇÃO POTENCIAL KgPOTENCIAL P13 JP IPÊS 10.429 23.9871.845 JPTREZE DE MAIO 8.654 19.9041.531 JPBRISAMAR 5.908 13.5881.045 JPESTADOS 6.275 14.4331.110 JPMANDACARÚ 16.595 38.1692.936 JPJOÃO AGRIPINO 1.499 3.448265 JPPEDRO GONDIM 3.210 7.383568 52.570 120.9129.300 01 MOTO PARA ENTREGA

5 ÁREA DE INTERESSE II Abrangência CRISTO REDENTOR UF/CDCIDADE/BAIRRO POPULAÇÃO POTENCIAL KgPOTENCIAL P13 JP CRISTO REDENTOR 43.436 99.9037.685 JPVARJÃO 21.971 50.5333.887 65.407 150.43611.572 01 MOTO PARA ENTREGA

6 ÁREA DE INTERESSE III Abrangência BANCÁRIOS UF/CDCIDADE/BAIRRO POPULAÇÃO POTENCIAL KgPOTENCIAL P13 JPBANCÁRIOS14.90834.2882.638 JPJARDIM CIDADE UNIVERSITÁRIA13.42230.8712.375 JPALTIPLANO DO CABO BRANCO7.15716.4611.266 JPJARDIM SÃO PAIULO3.1307.199554 JPANATÓLIA1.3423.087237 39.95991.9067.070 01 MOTO PARA ENTREGA

7 RESUMO ÁREA DE INTERESSE Abrangência BANCÁRIOS CRISTO REDENTOR BAIRRO DOS IPÊS POPULAÇÃO POTENCIAL KgPOTENCIAL P13 157.936363.25427.942

8 RESUMO ÁREA DE INTERESSE

9 EXPOSIÇÃO DA MARCA

10 EQUIPE DE CAMPANHA Bairro dos Ipês 11 Funcionários Bairro do Cristo Redentor 04 Funcionários Bairro dos Bancários 05 Funcionários A contratar 03 Entregadores

11 MÉTODO DE CAMPANHA A campanha consiste na distribuição de imãs/cupons, onde haverá uma área raspável com prêmios instantâneos diversos, esta área deverá ser serrilhada para que possa se destacar do imã, com local para preenchimento do nome, telefone e nº do CPF, além de um campo de resposta para a pergunta: Qual o nome da empresa de gás que dar prêmios instantâneos ? _____________________________________ Nome do vendedor:_________________________________ A premiação se dará no ato da aquisição e entrega do gás. A divulgação será através de panfletos distribuídos nas áreas de interesse, além, da abordagem nos postos de combustíveis no ato do abastecimento e na loja de conveniência.

12 PRÊMIOS DA CAMPANHA Os prêmios para as raspadinhas deverão ser de baixo valor, tipo: caneta, chaveiros, pano de prato, pegador de panela, descanso de pratos quentes, peneira, avental, tupperware, 8 Kg de GLP P8 e 5 Kg de GLP P5. Além dos prêmios instantâneos, será sorteado no dia das Mães, um fogão de 4 bocas, uma carga de 8Kg de gás (P8), uma mangueira, duas abraçadeiras e um regulador de pressão. Para a equipe de colaboradores haverá premiação de 1 Kit Make B da Boticário, 1 mala de viagem e 2 diárias de hotel completa, com direito a 1 acompanhante.

13 ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA Preparação da equipe: Treinamento de atendimento Abordagem sobre a campanha Distribuição das metas Premiação da equipe Levantamento dos Custos: Operacionais Cupons, Imãs, Raspadinha Premiação Brindes, Fogão e outros, Divulgação – Mídia Visual Banner, Faixa, Coletes - Mídia Auditiva - Carro de Som.

14 CUSTO DA CAMPANHA Material Operacional Premiação da raspadinha

15 CUSTO DA CAMPANHA Premiação para o dia das Mães Premiação para a Equipe

16 CUSTO DA CAMPANHA Total da Campanha Material de divulgação Material de informática

17 CUSTO DA CAMPANHA Condições Comercias As condições comerciais serão mantidas durante a realização da promoção. Não haverá limite de quantidades no preço promocional. É necessário retirada de no mínimo 10 P8 e 10 P5 para cada unidade de atendimento, pois haverá sorteios dos mesmos durante a promoção.

18 META DA CAMPANHA META DE VENDA A Meta de venda a ser atingida é de 1.620 P13; Esta meta representa 5,8% do potencial da área de atuação; O potencial da área de atuação é de: 27.943 P13 O preço médio de venda a ser atingido é de R$ 35,00 A margem de contribuição por botijão é de R$ 9,51 Obs.: Estas informações estão na planilha de viabilidade comercial em anexo.

19 CONSIDERAÇÕES FINAIS As ações e os investimentos apresentados neste Plano de Ação, poderão sofrer alterações de correções e ajustes para adequação a situação de momento, porém, não devemos desviarmos dos objetivos, pois, o sucesso de toda ação, está na busca constante dos resultados. O foco de todas as pessoas envolvidas no processo, terá que se renovar a todo instante, para cada perda buscaremos duas vitórias. O comprometimento, envolvimento, a motivação da equipe e a satisfação dos consumidores, é fundamental para o sucesso dos objetivos. Boas Vendas a todos! Caro Revendedor mais importante que comprar gás, é vender gás!


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