A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios do EAD Elisa Wolynec Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios do EAD Elisa Wolynec Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios do EAD Elisa Wolynec Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP

2 Cenário O estudante que chega a Universidade nasceu depois do surgimento do PC A geração atual tem habilidades cognitivas diferentes: Aprende de forma ativa É multitarefa Não tolera a passividade das aulas expositivas Adultos do mercado de trabalho necessitam de maior flexibilidade

3

4 Aluno Aluno A revolução da Internet IES Web Cast Polo Aula tradicional Síncrono e Assíncrono Modalidades diferentes, mesmo material Presencial – Semi-presencial - EAD Educação Distribuída

5 Vídeo: depoimento de alunos Reportagem efetuada pelo canal 21.

6 Desafios do EAD ou da Educação?

7 A metodologia de aprendizagem adotada depende: Dos resultados que se pretende alcançar Dos resultados que se pretende alcançar Ex: Mudança de comportamento é mais eficaz com o ensino presencial Ex: Mudança de comportamento é mais eficaz com o ensino presencial Atividades em grupo, entre pares, são mais eficazes usando a Internet Atividades em grupo, entre pares, são mais eficazes usando a Internet Do público alvo Do público alvo Adultos do mercado de trabalho Adultos do mercado de trabalho Jovens ingressando na graduação Jovens ingressando na graduação Alunos geograficamente distribuídos Alunos geograficamente distribuídos

8 Material para diferentes estilos de aprendizagem Educação Distribuída e-learning: Vantagens Material de aprendizagem disponível 24 x 7 O tempo não é mais um limitante da aprendizagem Possibilita atingir um número muito maior de estudantes Aprendizagem mais eficaz comprovada por vários estudos Possibilidades Ambiente de aprendizagem que utiliza a Internet

9 Amplia o público das IES Motiva novos competidores Na sociedade do conhecimento os indivíduos devem dedicar-se a uma aprendizagem continuada por toda a vida produtiva Diversificação dos serviços educacionais oferecidos

10 Públicos para as IES Aquisição de novas habilidades A contratante é a corporação Corporativos Querem progredir na carreira A decisão é pessoal Trabalham, estudam e têm família Profissionais Querem uma habilitação superior A decisão é pessoal Trabalham, estudam e têm família Adultos com segundo grau Jovens, estudantes tradicionais em termos da faixa etária Graduação

11 Públicos para as IES Interessados em pré-requisitos para um exame ou para matrícula em outro programa Preparatórios Interessados em aprender por prazer Recreativos Oferecimento de programas para outros países da AL Latinos

12 Oportunidades Mais de 1,2 milhão de pessoas estudaram a distância em 2005* O número de instituições autorizadas cresceu 31% e a matrícula em cursos a distância cresceu 62%* Faltam dados oficiais mais precisos Não há dados sobre o alunado em cursos de extensão e treinamento corporativo onde o campo é muito vasto * ABRAED 2006

13 Estimativa do número de pessoas em cursos EAD em 2007: 8 milhões OESP de 2/4/2007 – Entrevista com o Presidente da ABED

14 Universidades Corporativas: Oportunidades e Concorrência 1,6 0,8 0, Dado de 2005: corporativas-no-brasil/ Dado 2006: Estimativa do Prof.Litto em entrevista ao OESP em 2/4/2007 1,2 As IES podem ter um amplo mercado vendendo/desenvolvendo cursos para Universidades Corporativas As IES podem ter um amplo mercado vendendo/desenvolvendo cursos para Universidades Corporativas É necessário ter competência no desenvolvimento do material e na metodologia didática É necessário ter competência no desenvolvimento do material e na metodologia didática Utilização de e-learning é o modo dominante Utilização de e-learning é o modo dominante Milhões De pessoas

15 Universidades Corporativas Informações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Portal da Educação Corporativa Artigos, seminários, eventos e listagem de Universidades Corporativas

16 Inovadores na graduação Sistema Universitário Pitágoras ConteúdoCapacitaçãoGestão Matriz curricular Formação Geral Formação Profissional 50% de aulas teóricas e 50% de aulas de aplicação, que podem ser desenvolvidas por equipes de aprendizagem. O mesmo material é adequado para ensino presencial, semi-presencial ou EAD Conteúdo

17 O caminho da mudança institucional Capacitação docente para a mudança de metodologia de ensino: aprendizagem ativa Reformular os cursos em termos de conteúdo, matriz curricular e pedagogia. Foco no aluno, na aprendizagem: transformar a instituição de ensino em instituição de aprendizagem. Desenvolver material envolvendo auto- estudo, trabalhos em colaboração com colegas.

18 Utiliza-se de uma abordagem focada no aluno e autodirigida, onde o fundamental não é o ensinar propriamente dito, mas sim facilitar a aquisi ç ão do conhecimento pelo aluno atrav é s da exposi ç ão e troca de experiências. Aprendizagem ativa P ó s-gradua ç ão: lato sensu Dura ç ão: 396 horas Formato: dois semestres Tamanho das turmas: aprox. 90 alunos Reconhecido pelo MEC em 14/03/2004 O caso GVnext – Curso a Distância Profa. Dra. Marta de Campos Maia - Coordenadora do GVnet - FGV-EAESP

19 Fatores que mais contribuíram para o processo de aprendizagem 80% 60% 40% 20% 11% Aula 19% Colegas 22% Chat 25% Trabalhos 42% Forum 44% Textos 69% Flexibilidade Profa. Dra. Marta de Campos Maia - Coordenadora do GVnet - FGV-EAESP

20 Práticas de sucesso LMS muito fácil de usar, para que o professor tenha autonomia e que aumente a produtividade: o maior custo é a produção de conteúdo (o custo da infra- estrutura tecnológica é < 15% do custo total) Escalável e integrável com outros sistemas Adequação do sistema de Gestão Acadêmica Secretaria Virtual Módulo do Polo Projeto Institucional com objetivos e metas, incluindo estratégias de diminuição de custos

21 Encontrando o verdadeiro ouro O diretor de TI atuando como Alquimista Utilizar a equipe de TI para construir objetos de aprendizagem Substituir cursos presenciais por híbridos Utilizar LMS e sistemas de gestão de mercado, economizando recursos materiais e humanos Parceria TI & docentes p/ implementar experiências de aprendizagem

22 Diminuição de Custos Sistema de Gestão Acadêmica que otimize a utilização de recursos, especialmente a carga horária docente Auto-serviços para docentes e alunos Cursos a distância bem planejados, com sistema de auto-estudo, ou cursos de educação distribuída tem custo menor.

23 Virginia Techs Math Emporium

24 Delivering On The Promise Atividades em grupo Tutoria e Testes Aprendizagem independente, ativa Resultados Material de auto-estudo desenvolvido localmente Estudantes aprendem nos horários e na velocidade que lhes convém O estudante decide estudar sozinho ou em grupo Vídeo aulas disponíveis para os que preferem Inúmeros testes dão feedback aos alunos Tutores estão disponíveis para esclarecer dúvidas 8000 alunos/ semestre letivo Resultados de aprendizagem melhores Custo aluno 75% menor Ensino de qualidade a custo menor (http://www.emporium.vt.edu/)

25 Vídeo: mensalidade de cursos de Educação Distribuída Reportagem efetuada pelo canal 21.

26 Entraves Resistência do corpo docente à mudança Necessidade de investimento inicial para implementar o e-learning Reformulação institucional Necessidade de uma forte liderança institucional para implementação do projeto

27 Não cruze os braços, não há tempo a perder. Há um enorme mercado em busca de serviços educacionais, inclusive não convencionais. Escolha o modelo que possa satisfazer o público da sua instituição e que esteja de acordo com sua missão institucional. Seja criativo e descubra que outros serviços educacionais podem ser oferecidos para o seu público. Adote soluções de mercado que comprovadamente dão resultados. Invista na modernização da sua gestão para diminuir custos. Utilize a sua competência em TI para transformar as experiências de aprendizagem Vamos à ação

28 Obrigado para a evolução do país, formando cidadãos economicamente ativos, responsáveis e participantes da sociedade, contribuindo para a equidade social. A Educação tem o poder de transformar a vida das pessoas e de contribuir para a evolução do país, formando cidadãos economicamente ativos, responsáveis e participantes da sociedade, contribuindo para a equidade social.


Carregar ppt "Desafios do EAD Elisa Wolynec Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google