A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elisa Wolynec elisaw@techne.com.br Desafios do EAD Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP Elisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elisa Wolynec elisaw@techne.com.br Desafios do EAD Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP Elisa."— Transcrição da apresentação:

1 Elisa Wolynec elisaw@techne.com.br
Desafios do EAD Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de Blue Tree Hotel São Paulo - SP Elisa Wolynec

2 Cenário O estudante que chega a Universidade nasceu depois do surgimento do PC A geração atual tem habilidades cognitivas diferentes: Aprende de forma ativa É multitarefa Não tolera a passividade das aulas expositivas Adultos do mercado de trabalho necessitam de maior flexibilidade

3

4 A revolução da Internet
Polo Aula tradicional Aluno IES Web Cast Síncrono e Assíncrono Modalidades diferentes, mesmo material Presencial – Semi-presencial - EAD Educação Distribuída

5 Vídeo: depoimento de alunos
Reportagem efetuada pelo canal 21.

6 Desafios do EAD ou da Educação?
a distância presencial presencial - semi-presencial - a distância - conectado interativo Aprendizagem Independente aprendizagem

7 A metodologia de aprendizagem adotada depende:
Dos resultados que se pretende alcançar Ex: Mudança de comportamento é mais eficaz com o ensino presencial Atividades em grupo, entre pares, são mais eficazes usando a Internet Do público alvo Adultos do mercado de trabalho Jovens ingressando na graduação Alunos geograficamente distribuídos

8 e-learning: Ambiente de aprendizagem que utiliza a Internet Vantagens
Possibilidades Material de aprendizagem disponível 24 x 7 O tempo não é mais um limitante da aprendizagem Material para diferentes estilos de aprendizagem Aprendizagem mais eficaz comprovada por vários estudos Educação Distribuída Possibilita atingir um número muito maior de estudantes

9 Amplia o público das IES Motiva novos competidores
Na sociedade do conhecimento os indivíduos devem dedicar-se a uma aprendizagem continuada por toda a vida produtiva Amplia o público das IES Motiva novos competidores Diversificação dos serviços educacionais oferecidos

10 Públicos para as IES Corporativos Profissionais
Aquisição de novas habilidades A contratante é a corporação Corporativos Querem progredir na carreira A decisão é pessoal Trabalham, estudam e têm família Profissionais Querem uma habilitação superior Adultos com segundo grau Jovens, estudantes tradicionais em termos da faixa etária Graduação

11 Públicos para as IES Preparatórios Recreativos Latinos
Interessados em pré-requisitos para um exame ou para matrícula em outro programa Preparatórios Interessados em aprender por prazer Recreativos Oferecimento de programas para outros países da AL Latinos

12 Oportunidades Mais de 1,2 milhão de pessoas estudaram a distância em 2005* O número de instituições autorizadas cresceu 31% e a matrícula em cursos a distância cresceu 62%* Faltam dados oficiais mais precisos Não há dados sobre o alunado em cursos de extensão e treinamento corporativo onde o campo é muito vasto *ABRAED 2006

13 Estimativa do número de pessoas em cursos EAD em 2007: 8 milhões OESP de 2/4/2007 – Entrevista com o Presidente da ABED

14 Universidades Corporativas: Oportunidades e Concorrência
Milhões De pessoas As IES podem ter um amplo mercado vendendo/desenvolvendo cursos para Universidades Corporativas É necessário ter competência no desenvolvimento do material e na metodologia didática Utilização de e-learning é o modo dominante 1,6 2006 1,2 0,8 2005 0,4 2004 2003 2002 2001 Dado de 2005: Dado 2006: Estimativa do Prof.Litto em entrevista ao OESP em 2/4/2007

15 Universidades Corporativas
Informações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Portal da Educação Corporativa Artigos, seminários, eventos e listagem de Universidades Corporativas KEY MESSAGE: Technology is fundamentally transforming the way you do business SLIDE SCRIPT: In addition to the business pressures most businesses are currently facing – time to market acceleration, acquisitions, increased reliance on outsourcing, the move towards 24x7 global businesses – the technology environment in which businesses operate is also undergoing some fundamental transformations. The ongoing increases in computing power and connectivity, the proliferation of devices, and the desire for standardization are combining to create a tidal wave of fundamental change that will sweep over virtually every industry and change the underlying structures and assumptions of every business. The enormous power on the edge of the network – on the combination of millions of desktops – plus the ubiquity of the Internet made it possible for a college student to write a program that is redefining the entire music industry by making it possible for any user with a computer and a connection to share music with any other connected user directly, with no middlemen and no going back. Napster is just the beginning of these kinds of transformation, which are also happening in the travel industry, in brokerages, and in real estate… Just as Microsoft and the other tech pure plays have ridden the wave of Moore’s law to success, it’s now time for everyone else to jump on the wave, because every business is being fundamentally transformed into a technology business – whether it’s being done by the existing companies or by people coming in from the outside. SLIDE TRANSISTION: ADDITIONAL INFORMATION FOR PRESENTER: h The Moore's law rate of exponential improvement is continuing and there's no end in sight. We can see this for the next decade, and probably for the next two decades we'll have the same doubling in a two-year period that we've experienced in the past. Intel, of course, is in the forefront on this with the speeds of their chips going up and including more and more onboard caching that allows the execution to be faster and faster. Computing power doubling every 18mo Today (year 2000), 77.4 million people have cell phones. 57% of US households have PCs % of the US population are internet users. According to IDC, more than a quarter of a trillion dollars’ worth of business will be transacted over the Internet this year, worldwide. 77.4 M cell phones, 57% US homes have PC’s,

16 Inovadores na graduação
Sistema Universitário Pitágoras Conteúdo Capacitação Gestão Matriz curricular Formação Profissional Formação Geral + 50% de aulas teóricas e 50% de aulas de aplicação, que podem ser desenvolvidas por equipes de aprendizagem. O mesmo material é adequado para ensino presencial, semi-presencial ou EAD Conteúdo

17 O caminho da mudança institucional
Capacitação docente para a mudança de metodologia de ensino: aprendizagem ativa Reformular os cursos em termos de conteúdo, matriz curricular e pedagogia. Foco no aluno, na aprendizagem: transformar a instituição de ensino em instituição de aprendizagem. Desenvolver material envolvendo auto-estudo, trabalhos em colaboração com colegas.

18 O caso GVnext – Curso a Distância
Pós-graduação: lato sensu Duração: 396 horas Formato: dois semestres Tamanho das turmas: aprox. 90 alunos Reconhecido pelo MEC em 14/03/2004 Utiliza-se de uma abordagem focada no aluno e autodirigida, onde o fundamental não é o ensinar propriamente dito, mas sim facilitar a aquisição do conhecimento pelo aluno através da exposição e troca de experiências. Aprendizagem ativa Profa. Dra. Marta de Campos Maia - Coordenadora do GVnet - FGV-EAESP

19 Fatores que mais contribuíram para o processo de aprendizagem
80% 69% Flexibilidade 60% 44% Textos 42% Forum 40% 25% Trabalhos 22% Chat 19% Colegas 20% 11% Aula Profa. Dra. Marta de Campos Maia - Coordenadora do GVnet - FGV-EAESP

20 Práticas de sucesso LMS muito fácil de usar, para que o professor tenha autonomia e que aumente a produtividade: o maior custo é a produção de conteúdo (o custo da infra-estrutura tecnológica é < 15% do custo total) Escalável e integrável com outros sistemas Adequação do sistema de Gestão Acadêmica Secretaria Virtual Módulo do Polo Projeto Institucional com objetivos e metas, incluindo estratégias de diminuição de custos

21 Encontrando o verdadeiro ouro
Utilizar LMS e sistemas de gestão de mercado, economizando recursos materiais e humanos Substituir cursos presenciais por híbridos O diretor de TI atuando como Alquimista Parceria TI & docentes p/ implementar experiências de aprendizagem Utilizar a equipe de TI para construir objetos de aprendizagem

22 Diminuição de Custos Sistema de Gestão Acadêmica que otimize a utilização de recursos, especialmente a carga horária docente Auto-serviços para docentes e alunos Cursos a distância bem planejados, com sistema de auto-estudo, ou cursos de educação distribuída tem custo menor.

23 Virginia Tech’s Math Emporium

24 Delivering On The Promise
Ensino de qualidade a custo menor Aprendizagem independente, ativa Material de auto-estudo desenvolvido localmente Estudantes aprendem nos horários e na velocidade que lhes convém Atividades em grupo O estudante decide estudar sozinho ou em grupo Vídeo aulas disponíveis para os que preferem Tutoria e Testes Inúmeros testes dão feedback aos alunos Tutores estão disponíveis para esclarecer dúvidas Resultados 8000 alunos/ semestre letivo Resultados de aprendizagem melhores Custo aluno 75% menor (http://www.emporium.vt.edu/)

25 Vídeo: mensalidade de cursos de Educação Distribuída
Reportagem efetuada pelo canal 21.

26 Entraves Resistência do corpo docente à mudança
Necessidade de investimento inicial para implementar o e-learning Reformulação institucional Necessidade de uma forte liderança institucional para implementação do projeto

27 Vamos à ação Não cruze os braços, não há tempo a perder.
Há um enorme mercado em busca de serviços educacionais, inclusive não convencionais. Escolha o modelo que possa satisfazer o público da sua instituição e que esteja de acordo com sua missão institucional. Seja criativo e descubra que outros serviços educacionais podem ser oferecidos para o seu público. Adote soluções de mercado que comprovadamente dão resultados. Invista na modernização da sua gestão para diminuir custos. Utilize a sua competência em TI para transformar as experiências de aprendizagem

28 Obrigado elisaw@techne.com.br
A Educação tem o poder de transformar a vida das pessoas e de contribuir para a evolução do país, formando cidadãos economicamente ativos, responsáveis e participantes da sociedade, contribuindo para a equidade social. Obrigado


Carregar ppt "Elisa Wolynec elisaw@techne.com.br Desafios do EAD Evento IBC - GESTÃO PARA IES PRIVADAS 17 e 18 de abril de 2007 Blue Tree Hotel São Paulo - SP Elisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google