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2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica. O QUE FALAREMOS Brasil no caminho da mobilidade sustentável A evolução do carro elétrico Políticas Públicas.

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1 2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica

2 O QUE FALAREMOS Brasil no caminho da mobilidade sustentável A evolução do carro elétrico Políticas Públicas e VE Estratégias da Alliance

3

4 Brasil no caminho da mobilidade sustentável

5 Situação especifica do Brasil em termo de emissões de CO2

6 Fonte: Prefeitura de São Paulo/Secretaria do verde 2005 O contraste da Realidade Urbana

7 Que vai ficar cada vez pior Um numero crescente de pessoas moram nas cidades Percentagem da população que mora em cidades no mundo

8 A evolução do carro elétrico

9 O Hibrido, um conceito turvo - O Carro Elétrico não é uma realidade só - O ganho ambiental varia muito entre as tecnologias hibridas - Metodologia como o Well to Wheel permitem de evitar essa confusão Fonte: The Boston Consulting Group - The Comeback of the Electric Car? - jan/2009

10 Source: Edmunds, AutoSource.com, Autoblog.com EVOLUTION OF COMPETITOR TECHNOLOGIES Vehicles keep getting cleaner HONDA INSIGHT Release CY2009 Uses current Civic HEV technology, to yield Km TOYOTA PRIUS Release CY2010 Plug-in hybrid 16 Km battery range GM VOLT Release CY2010 Range-extender Hybrid 50 Km battery range RENAULT/NISSAN EV Release 2010 Pure electric 160 Km range Average daily use 70 Km Gasoline Engine HEVPHEV Range Extender EV & FCV Zero Emissions

11 well-to-wheel CO2 emissions Well to tank Tank to wheels Source : Efficiency of fuel and electricity production calculated according to the methodology of the JRC-EUCAR-CONCAWE study « Well-to-Wheels Analysis of Future Automotive Fuels and Powertrains In the European Context »,, v3 Nov : 200 gCO 2 /km Megane 3 gasoline v Megane 3 diesel 1.5 dCi Fluence-E electricity mix Fluence-E electricity NE mix Fluence-E electricity coal Fluence-E electricity wind /Hid Comparaçao Um quadro de regulamentação favorecendo redução de emissão:

12 O Hibrido é uma virgula, não um ponto final. Iniciar a eletrificação do mercado de automóvel... -No contexto brasileiro, um hibrido etanol pode ajudar a eletrificar o mercado brasileiro -Acompanha parcialmente os progressos tecnológicos mundiais e não se tornar uma Ilha tecnológica...Mas o Full-Electric deve ser o foco -O Full-Eletric é a única tecnologia zero emissões -As baterias são o grande gargalho de hoje, mas amanha uma grande oportunidade econômica.

13 Políticas Públicas e VE

14 Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria

15 A decolagem do mercado EV precisa de incentivos visíveis, previsíveis e contínuos Incentivos na compra – Para o consumidor ser incentivado a adquirir produtos de uma nova tecnologia – no inicio os produtos não serão competitivos - nível de escala Incentivos não fiscais – incentivos dedicados ao uso do VE: estacionamento para VE, pontos de recarga, locais de acesso exclusivos, uso de faixa de táxi/ônibus, acesso exclusivos a áreas para VE. Carga Tributaria Importação35% IPI25% ICMS12% Pis2% Cofin9,60% Impostos tem impacto de 163% sobre o valor do carro

16 Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria

17 Decolagem do mercado e informação do consumidor Carga Tributaria Importação35% IPI25% ICMS12% Pis2% Cofin9,60%

18 Solucao para o Brasil Para estimular o uso por empresas e pessoas de uma nova tecnologia que traz benefícios para a população: Zero IPI ICMS e IPVA zero Zero do Pis Cofins Zero Imposto Importação para uma pequena cota Anual, primeiros 5 anos Após este período – estima-se que os EVs atinjam níveis de escala que permitam a competitividade

19 A FORÇA DE CADA PARCEIRO PARA ALAVANCAR Renault / Nissan Veículo Elétrico Bateria Conhecimento EV Suporte de infra-estrutura UM FUTURO SUSTENTÁVEL REQUER TODOS ACIONISTAS TRABALHANDO JUNTOS Empresas Frota de EV Suporte de infra-estrutura Reconhecimento dos EV Incentivos para Empregados Companhias de energia Expandir fontes de eletricidade renovável Capacidade de expansão Gerenciamento da carga Suporte de infra-estrutura Governo Promover o reconhecimento dos EV Suporte de infra-estrutura Legislação/Incentivos Educação Pública Frota de EV propria Financiamento

20 Estratégia da Alliance

21 Fluence ZE 1 o semestre 2011 Twizy 2 o sem 2011 Kangoo ZE 1 o sem ZOE 1o sem Leaf Final 2 o sem Uma gama completa do carro urbano ao leve útil A Estratégia da Alliance

22 Visão da Alliance ? Custo reduzido de uso Veiculo a combustão Veiculo Elétrico CUSTO DE COMPRA Incentivos do Governo Veiculo a combustão CUSTO DE USO ELECTRECIDADE SAVINGS Aluguel de bateria Mudança de Paradigma – Motor x Bateria / Manutenção

23 BENEFÍCIO PARA O CONSUMIDOR ItemsÁlcoolGasolina Eletricidade Vantagem Custo (R$/km)0,120,22 0,04Consumidor CO2 (g/km)173,589180,462 0Meio Ambiente Preço (R$)R$ 1,259 por litroR$ 2,385 por litro 0,26729 Kwh

24 Perfil das Vendas de Veículos Leves Cenário Desenvolvimento Sustentável Cenário Força do Hábito Considerada a penetração das diferentes motorizações com base na análise do Custo Total de Propriedade (CTP): Preços dos veículos baseado na expectativa dos custos de produção (MCI e as novas tecnologias embarcadas, motores e sistemas elétricos, baterias etc); Tributação sobre veículos; Eficiência das diferentes tecnologias; Preços dos combustíveis (preços internacionais, taxa de câmbio e tributação); Rodagem média em diversos nichos de mercado.

25 ALIANÇA RENAULT NISSAN PRESENTE NO MUNDO + 40 accordos assinados São Paulo

26 A Estratégia da Alliance Flexibilizar o acesso a recarga Carga normal (1,3) Carga Rapida (4) Quick-Drop (2) De 4h a 8h para 100% da bateria em casa, escritório Carga de 80% da bateria em minutos Troca de bateria em 3 minutos Para Longa Distancia Uso Urbano

27 Vídeo – formas de recarga

28 Assinatura de protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo - São Paulo e membro da C40 e membro da rede Veiculo El é trico - Objetivo de redu ç ão de 30% das emissões de CO2 em A Alliance assinou mais de 40 protocolos que resultaram em acordos importantes (Israel, com o projeto Better Place)

29 O Programa ZE da Alliance - Preço no Estados Unidos $32,780 - Credito federal de Imposto de $7,500, então o preço LEAF será $25, Mais de 20,200 clientes reservaram o diante de um programa de reservarão antecipado - Reservarão são abertas para o publico desde o 15 de Maio O estado atual da tributação do VE (IPI: 25%, Importação 35%, PIS/Cofins 11,6%, ICMS 12% e IPVA 4%) impedem o desenvolvimento tanto do mercado como do VE no Brasil

30 Renault ZOE Vídeos a Realidade Hoje A Estratégia da Alliance Nissan Leaf

31 Obrigado! Antonio C. Prataviera CALCAGNOTTO Diretor de Relações Institucionais - DRI RENAULT NISSAN PUBLIC AFFAIRS Tel + 55 (11)


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