A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro 8.2.47 Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro 8.2.47 Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo Santos |

2 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

3 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Como funciona esta tecnologia?

4 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Adaptar-se constantemente Contar com o imprevisível… Manter a expectativa no aluno e surpreendê-lo O aluno também quer mostrar que sabe… Precisa de oportunidades! Com o Quadro Interactivo, o professor deveria

5 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima A nossa convicção Acreditamos que, juntos, em verdadeiro trabalho colaborativo, poderemos diminuir as desigualdades sociais, implicando-nos todos na acção educativa e na cidadania... com o poderoso auxílio das tecnologias! José Paulo Santos

6 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima A nossa convicção Possuir um bom parque informático e professores motivados não são, por si só, garantias de uma boa integração das TIC em contexto educativo.

7 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Os mapas no quadro interactivo

8 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima A Escrita no quadro interactivo

9 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima A Leitura no quadro interactivo

10 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Os esquemas no quadro interactivo

11 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O Cálculo no quadro interactivo

12 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O jogo no quadro interactivo

13 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Os gráficos no quadro interactivo

14 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Cor, som e movimento no quadro interactivo

15 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Trabalho e aprendizagem colaborativa Partilha entre pares em contexto É mesmo divertido!

16 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Algumas tecnologias existentes SMARTboard ACTIVboard Magic board eBeam Interwrite

17 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O quadro Interwrite Interwrite alimentação Ligação bluetooth Indicadores luminosos Ligar / Desligar alimentação Controlador Ligação série Ligação USB

18 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O software Interwrite Workspace

19 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O Modo Interactivo A barra de ferramentas

20 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima O quadro interactivo facilita as aprendizagens Os resultados são quase universalmente positivos, sobretudo quando conjugados com outras tecnologias e quando existem objectivos pedagógicos claros para a sua utilização. Conteúdos interactivos, software de apresentação, animações e simulações, com o Quadro Interactivo, ajudam os alunos a compreender melhor conceitos abstractos, através de exemplos concretos e gráficos.

21 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Vantagens de utilização do QBI motivação e concentração dos alunos participação activa dos alunos maior interacção e interesse pelas actividades propostas elevada diversidade de propostas de actividade acesso à Internet em banda larga conteúdos animados, coloridos, atractivos e interactivos armazenamento de toda a informação regulação imediata de conhecimentos obriga a uma nova postura e práticas diferentes do professor impõe renovados e constantes desafios ao professor (…)

22 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Sala de aula colaborativa Os conteúdos no Q.I. não devem indicar o que é correcto ou incorrecto; deixar abertura para a discussão; Os conteúdos interactivos devem ter espaços para completar; objectos para deslocar; imagens para legendar; etc. Colocar questões directas. As palavras ou frases em destaque no Q.I. focam a atenção do aluno.

23 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Sala de aula colaborativa Não produzir materiais interactivos que façam tudo! O aluno fica excluído do processo…; (a participação do aluno restringe-se ao clique num botão ou ao controlo do software?) Mapas, esquemas, documentos interactivos para completar com participação da turma Envolver a turma toda. Os materiais para o Q.I. devem ser desenhados para esse efeito.

24 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Sala de aula colaborativa Construir conteúdos interactivos que contemplem todos os estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico,…)

25 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Formação, acompanhamento e assistência na própria escola e assinatura de protocolos com empresas fornecedoras criar equipas pedagógicas multidisciplinares com projecto e critérios de utilização dos Q.I. (para uma turma, um ano, um ciclo,…) elemento(s) responsável(éis) na escola pela manutenção, actualização, reparação do computador multimédia ligado ao Q.I. (servidor recomendável) pertencer a Comunidades de Prática (CdP) (INTERACTiC 2.0, Interact Portugal, por exemplo)

26 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro Interactivo fixo ou móvel? … e o videoprojector? … e o computador – portátil ou de secretária ? Que cenário(s) escolher?

27 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha da sala Sala de aula normal? Sala TIC ou multimédia? Centro de Recursos / Biblioteca? Auditório / Anfiteatro? (em todos os casos, garantir acesso à net por cabo ou wifi)

28 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector 3 características essenciais: distância de focagem curta para cobrir toda a superfície do Q.I, - videoprojector mais perto do quadro; com focagem curta, 2000 lúmens podem ser suficientes; menos potência, mais silencioso (menos de 30 dB) (a fonte de luz do videoprojector pode prejudicar a visão. Evitar exposição directa)

29 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Escolha do videoprojector Ligação VGA entrada e saída Correcção da deformação (keystone) e inversão da imagem Resolução: XGA (1024x768) …e a lâmpada? 5000 horas / 400 (prender equipamentos com cabo de aço anti-furto ou dentro de caixa ou mesas Uni_Net)

30 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Quadro negro Vs. Q.I. na sala Evitar a coabitação entre o quadro negro e o quadro interactivo na mesma sala Recomenda-se a adopção de pequenos quadros brancos de porcelana Evitar escrever com marcadores normais no Q.I. Fazer recomendações claras às Auxiliares de A. Educativa sobre a limpeza dos equipamentos

31 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso Altura de fixação do Q.I. Colocação/fixação planeada e adaptada aos utilizadores (alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclos ou secundário?) Será necessário estrado?

32 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. com outras tecnologias Câmara fotográfica digital Câmara de filmar digital Digitalizador Webcam DVD/RW Pen-drive USB Microfone com auriculares (headset) …Caderno diário!

33 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para uma utilização do Q.I. com sucesso O Q.I. e outros aplicativos Instalar: enciclopédias, dicionários, software educativo diverso software de produção freeware (tratamento de imagem, conversores áudio e vídeo, mapas mentais,…)

34 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Como manter a magia do QBI?

35 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima Para utilizar mais e melhor o quadro interactivo... O que preciso de saber ou fazer? Esta imagem ainda é estranha para si? A Web 2.0, os serviços e ferramentas que fomentam a interacção e discussão entre os intervenientes, estão disponíveis em formato open source e ao serviço da Educação, podendo potenciar a construção de uma sociedade melhor para o século XXI. Uma abordagem interactiva e também virtual, numa perspectiva educativa, proporciona uma capacidade de elaboração cognitiva muito rápida, a aquisição de conhecimentos em simultâneo e não exige grande competência tecnológica.

36 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima

37 Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação José Paulo Santos | | Centro de Formação de Entre Paiva e Caima


Carregar ppt "Seminário Potencialidades dos Quadros Interactivos na Educação 13 Dezembro 07 FCUL Anfiteatro 8.2.47 Centro de Formação de Entre Paiva e Caima José Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google