Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTalita Cabral Palha Alterado mais de 7 anos atrás
1
Violência contra a Mulher, uma questão relevante de Segurança Pública
8
Brasil – 5º país em número de feminicídios (em uma lista de 84 países)
1º lugar: ES – 11,24 feminicídios por 100 mil mulheres 6º lugar: GO – 7,57 23º lugar: RS – 4,64 27º lugar: Piaui – 2, 71 4,6: média nacional Brasil – 5º país em número de feminicídios (em uma lista de 84 países) 79% dos incidentes com vítimas mulheres ocorreram na residência ou habitação 67% das agressões contra mulheres ocorre após o término do relacionamento 5.664 mortes de mulheres a cada ano 472 a cada mês 15,52 a cada dia 1 a cada hora e meia
9
Lei /2006 Maria da Penha 46 artigos Mais de 90% de caráter preventivo
11
Lei Maria da Penha e Patrulha Maria da Penha
Compromisso de todos os atores jurídicos - Juízes Promotores Policiais Militares Policiais Civis Defensores públicos Advogados ONG Sociedade
13
Objetivos Fiscalizar as Medidas Protetivas de Urgência
Identificar os casos graves Orientar e esclarecer as dúvidas das vítimas Encaminhar a vítima para a Rede Confeccionar Certidões
14
Aspectos Fundamentais
Policiais Militares capacitados Viatura identificada Integração com a PC, IGP e Rede de Atendimento
15
Acompanhamento das vítimas
Não atende ocorrências Polícia Restaurativa, pós delito
18
“A Patrulha é a forma mais moderna de policiamento
“A Patrulha é a forma mais moderna de policiamento. Identifica o problema e não vira as costas para aquela vítima, acompanha a vítima antes que seja tarde demais.
19
“O formato da Patrulha Maria da Penha vem ao encontro daquilo que o legislador pensou ao criar a LMP. Atende a vítima de forma integral, garantindo-lhe proteção e informação.”
20
“Seguramente uma das melhores iniciativas que surgiu no Estado a serviço desse tema foi a Patrulha Maria da Penha porque nós tínhamos uma lei que tinha que ser aplicada, mas, se essa lei fosse aplicada sem efetividade, logo, logo, ela cairia no descrédito.”
21
A Patrulha atua como olhos da sociedade em cima daquele agressor
A Patrulha atua como olhos da sociedade em cima daquele agressor. Se a vítima acionou o Estado, o Estado tem que dar um retorno para ela. Então a intervenção da Patrulha Maria da Penha é mais do que efetiva.”
22
A Patrulha Maria da Penha se torna eficiente ao passo que evita atuações repetitivas por parte das guarnições de serviço da Brigada Militar, minimizando o retrabalho, otimizando os recursos humanos e materiais e propiciando que outras ocorrências potenciais possam ser atendidas.
23
Tenente Coronel RR Nádia Gerhard Whatsap: (051) Página: facebook.com/Comandante Nádia
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.