A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Edley www.professoredley.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Edley www.professoredley.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Edley

2 Conhecimento Histórico
Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importância temporal e seus reflexos no presente.

3 Conhecimento Histórico
História pessoal compõe reflete História local Identidade cultural Conjunto de valores, crenças, hábitos e costumes compartilhados que geram identificação entre as pessoas. compõe reflete História universal

4 Herança Cultural A língua portuguesa no Brasil
A partir do estudo da língua, podemos verificar quais povos participaram da história do Brasil. Palavras de origem indígena Palavras de origem africana abacaxi pipoca caboclo catapora caçula capim carimbo cafuné miçanga samba dengo jiló

5 Experiências do Passado
As bananas, muito utilizadas na culinária indígena, não são originárias do Brasil. Elas foram trazidas, no século XVI, pelos colonizadores portugueses do sudeste da Ásia.

6 O Tempo do Homem e o Tempo da Natureza
REAL INSTITUTO BELGA DE CIÊNCIAS NATURAIS, BRUXELAS/WIKIPEDIA A marcação do tempo permitiu maior controle do homem sobre a natureza. Isso significou a previsão de cheias, de mudanças climáticas e a manipulação agrícola. Além de ter sido importante para a produção de alimentos, a marcação de tempo foi crucial para a sobrevivência do homem.

7 Calendários Diferentes maneiras de contar o tempo cronológico
O tempo dos dias e dos anos é quantificado de acordo com os movimentos astronômicos. O calendário islâmico leva em conta o movimento da Lua. O calendário gregoriano leva em conta os movimentos da Terra e do Sol. O calendário hebreu e o calendário chinês consideram ambos os movimentos dos astros com relação à Terra.

8 Calendários As religiões
O marco inicial da contagem dos anos varia entre um calendário e outro. Ano atual no calendário gregoriano 2012 d.C. 5773 4710 1431 Ano atual no calendário hebreu Ano atual no calendário chinês Ano atual no calendário islâmico O ano zero da humanidade varia de acordo com diferentes crenças.

9 Calendários O tempo histórico
O tempo histórico pode não ser o mesmo entre dois povos diferentes de mesma época cronológica, pois está relacionado ao tempo que durou determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Pré-história Idade Média Idade Contemporânea Antiguidade Idade Moderna dias atuais Invenção da escrita (cerca de a.C.) Queda de Roma (476) Queda de Constantinopla (1453) Revolução Francesa (1789) A divisão atual da História do mundo considera apenas os processos históricos europeus.

10 O Ofício do Historiador
Como é produzida uma pesquisa histórica? Historiador É um produto do seu tempo, ou seja, enxerga os fatos com o modo de pensar de sua época. escolhe recorte de espaço e tempo A escolha de grupos sociais em determinado período de tempo é feita a partir de uma finalidade intencionada pelo pesquisador. busca fontes históricas produz Pode contar também com a contribuição de outras pesquisas históricas sobre o assunto. pesquisa histórica

11 O Ofício do Historiador
Fontes históricas Leitura das fontes O que a fonte informa? Qual foi a intenção da pessoa que a produziu? Para que ela serve? Quando e onde ela foi produzida?

12 Documentos históricos
O Ofício do Historiador Diferentes tipos de fontes Artefatos arqueológicos Cultura material Objetos históricos ou não Construções arquitetônicas Manifestações culturais: culinária, festas, música, danças Cultura imaterial História oral: relatos, lendas, etc. Documentos oficiais Documentos históricos Fotografias, jornais, revistas, filmes, cartas.

13 Referência Bibliográfica
Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

14 Professor Edley


Carregar ppt "Professor Edley www.professoredley.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google