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No ano 2000 Cinco investigadores portugueses decidiram aplicar as suas ideias inovadoras a produtos para o mercado. Geo-Informação Computação Ubíqua.

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3 No ano 2000 Cinco investigadores portugueses decidiram aplicar as suas ideias inovadoras a produtos para o mercado. Geo-Informação Computação Ubíqua Interfaces Interactivas Processamento de Imagem Design & Creatividade Realidade Aumentada A tecnologia está a alterar o modo como percebemos e interagimos com o mundo.

4 REALITY COMPUTING Zero Um novo paradigma: O objectivo:
Reduzir a distância entre o utilizador e os conteúdos para Zero

5 Do Monte da Caparica para o mundo:
Foundada em Junho de 2000, Portugal Xangai Barcelona Rio de Janeiro Austin, E.U.A São Paulo & Londres 140 funcionários e 15 investigadores associados

6 Cronologia 2000 Canal de Mapas para a Vodafone (web, telefones móveis e PDAs) 2003 Instalações interactivas para a Exposição Engenho & Obra em Lisboa, vencedora do Expo Dibner Award 2004 Cubo Interactivo para a sede da Vodafone (projecto conjunto com a IDEO) vencedor do Prémio Ouro da Insdustrial Design Society of America

7 Cronologia 2005 Lançamento dos jogos para telemóvel Undercover 2 e Spooks (BBC). Instalação do primeiro Virtual Sightseeing® no Castelo de Pinhel. 2006 Recebe investimento de 8,5 milhões de euros. Projecto Adidas Eye Ball em digressão pela Europa. Jogo para telemóveis com Cristiano Ronaldo. 2007 Lança Mobiliário Interactivo em Londres e Lisboa. yShelves apresentadas em Londres. CCV de Bragança abre ao público com tecnologia da YDreams.

8 Imprensa Referências nos meios de comunicação nacionais e estrangeiros: Libération, New York Times, Wired Magazine, El País, Público, Diário de Notícias, Expresso, CNBC, entre outros.

9 ‘Real artists ship products’
Steve Jobs, CEO Apple

10 Interactive Furniture
Tocar, usar, ver, descobrir. Explorar novas e curiosas interacções com objectos que já fazem parte do nosso dia-a-dia.

11 Making life easier the YDreams Way
Um ecrã táctil intuitivo que é colocado no interior de uma casa e permite o acesso rápido a uma série de serviços locais e informações como notícias, meteorologia, informação de trânsito, entre outras. Sapohome – desenvolvido em parceria a Portugal Telecom. Baseado no conceito do yHome, o SapoHome apresenta conteúdos exclusivos do Portal Sapo da PT.

12 Novo Toyota Showroom - Lisboa
Uma experiência de compra diferente: mais divertida, captivante e eficiente. As yStores conjugam vários tipos de soluções interactivas, colocando o cliente no centro da loja e criando uma brand experience com resultados que fortalecem tanto o consumidor como a imagem da marca. Lojas UAU Vodafone Novo Toyota Showroom - Lisboa Hello Kitty Lisboa

13 Um produto inovador para activação de Ponto-de-Venda
Um produto inovador para activação de Ponto-de-Venda! As yShelves detectam a presença dos consumidores e activam vibração, som e luz para atrair a atenção. Os clientes são surpreendidos pelo som do jingle, o barulho das garrafas a vibrar ou um espectáculo de luz.

14 Virtual Sightseeing ® Turismo & Património
Um produto inovador e premiado que vem revolucionar os miradouros. Insere conteúdo multimédia geo-referenciado sobre uma imagem em tempo-real. Explora a paisagem com a ajuda de texto, vídeos, animações e 3D. Instalado no Castelo de Pinhel Septembro de 2005

15 Os Painéis Interactivos já são a próxima geração dos meios publicitários.
Envolver o público numa experiência imersiva que, ao contrário dos media tradicionais (televisão, rádio, imprensa), consegue conjugar animação, gráficos e texto, com um novo elemento decisivo: a interactividade.

16 Cristiano Ronaldo Underworld Football
Um jogo de futebol com um conceito diferente e original, repleto de acção electrizante e gráficos espectaculares! Como capitão da equipa humana o internacional português irá precisar de toda a sua habilidade para derrotar Esqueletos, Demónios Verdes, Trolls do Gelo e Ninfas Demoníacas, para conquistar o Torneio do Underworld e salvar o futuro do futebol. Top download no Vodafone Live! Portugal

17 Jogo com Localização Real
Wall Street Fighter Jogo com Localização Real Opções baseadas na localização real dos jogadores Cenários mudam consoante o local dos confrontos Modo um jogador ou multi-jogador Multi-jogador: desafiar adversários nas proximidades Seis personagens diferentes para escolher Gráficos e efeitos sonoros espectaculares

18 Experiências imersivas

19 Shanghai Subway Innovation
A inovação chega a outro nível! Exposição de um mês desenvolvida para a JC Decaux Subway em Xangai, onde foram apresentadas várias soluções inovadoras em publicidade para clientes como a Ford ou a Metersbonwe.

20 Novas Experiências de Marca
Criar experiências com que o público se identifique. Ir ao encontro de diferentes estilos de vida e surpreender pela positiva! Ligar os consumidores à marca de um modo totalmente inovador. Cubo Vodafone – Industrial Design Society of America’s Gold award Adidas Eye Ball – Em digressão pela Europa para o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2006

21 Novas Experiências de Conhecimento
Do local de exposição à criação de lojas de museu totalmente interactivas, compreendendo toda a concepção cénica envolvente e consultoria cultural, a tecnologia da YDreams rompe com os modelos tradicionais do passado e cria uma nova dinâmica nos espaços culturais e educativos. Exposição ANMP 2007 Morada da Escrita - Açores Centro de Ciência Viva de Bragança

22 ‘The better way to predict the future is to invent it.’
Alan Kay, MIT

23 Mais Reality Computing
E a seguir? Mais Reality Computing Computação não digital integrada em vestuário, roupa, papel, vidro e recipientes.

24 Uma empresa diferente YBand! Excelência e Criatividade
Apontar para as estrelas! Surf’s up! 5 km da praia Copyright © 2007 YDreams. All the rights reserved.

25 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Influência da parceria com a FCT - escritório dentro do campus - alguns colaboradores YDreams também FCT Non-disclosure como princípio, mas…

26 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Ambiente Académico ≠ Mundo dos Negócios

27 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Instrumentos Preliminares: NDA – Acordos de Confidencialidade MOU – Protocolos de Entendimento

28 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Instrumentos Efectivos Patentes Marcas Copyrights Desenhos Industriais Trade Secret

29 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Patentes 1 Patente Concedida e em fase PCT várias patentes ainda em fase de pedido, incluindo US provisionals “keyword” – mais importante que os outros títulos uso da patente como alavanca comercial caso Português – ajuste directo (evita concursos públicos)

30 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Patentes Patentes de software Portugal – não possíveis directamente UE – não possíveis enquanto tal Computer Implemented Inventions EUA – minefield diferentes níveis de funções sniplets closed standards

31 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Marcas housemark como forma de projecção da empresa associação a marcas fortes como forma de valorização da imagem da empresa

32 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Copyrights baixa eficiência protecção complementar caso Português – ajuste directo (evita concursos públicos) como as patentes, embora o título seja mais frágil

33 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Desenho industrial instalações adaptadas a cada cliente tornam a protecção por desenho industrial ineficaz

34 Propriedade Intelectual
a práctica YDreams Trade Secret opção interessante, mas ineficaz na YDreams devido a: - cultura aberta - múltiplas colaborações dos trabalhadores com outras instituições

35 Obrigado Miguel Gomes Intellectual Property Analyst

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