A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e os seres humanos Prof. Fábio Mesquita Baixar arquivo: www.fabiomesquita.wordpress.comwww.fabiomesquita.wordpress.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e os seres humanos Prof. Fábio Mesquita Baixar arquivo: www.fabiomesquita.wordpress.comwww.fabiomesquita.wordpress.com."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e os seres humanos Prof. Fábio Mesquita Baixar arquivo:

2 Mitologia: Prometeu

3 Mitologia: Ícaro

4 Possível definição do conceito tecnologia: Tecnologia é o conjunto organizado de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços. A tecnologia gerada ou aperfeiçoada pela pesquisa e desenvolvimento experimental pode exigir diferentes graus de elaboração até o seu emprego numa unidade produtiva. LONGO, Wladimir Pirró. Conceitos básicos sobre ciência e tecnologia. Rio de Janeiro, Finep, 1996.

5 Possível definição do conceito tecnologia: Tecnologia é o conjunto organizado de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços. A tecnologia gerada ou aperfeiçoada pela pesquisa e desenvolvimento experimental pode exigir diferentes graus de elaboração até o seu emprego numa unidade produtiva. LONGO, Wladimir Pirró. Conceitos básicos sobre ciência e tecnologia. Rio de Janeiro, Finep, 1996.

6 Bens e serviços tecnológicos:

7 Outra definição de tecnologia: Tecnologia é compreendida como um modo de produção, uma totalidade de dispositivos e invenções que fazem parte de uma sociedade. É, ao mesmo tempo, uma forma de organizar e perpetuar (ou modificar) as relações sociais, uma manifestação do pensamento e dos padrões de comportamento dominantes, um instrumento de controle, dominação e ideologia. (MARCUSE, A ideologia da sociedade industrial. Trad.Giasone Rebua. Rio de Janeiro:Zahar, p.238.)

8 Outra definição de tecnologia: Tecnologia é compreendida como um modo de produção, uma totalidade de dispositivos e invenções que fazem parte de uma sociedade. É, ao mesmo tempo, uma forma de organizar e perpetuar (ou modificar) as relações sociais, uma manifestação do pensamento e dos padrões de comportamento dominantes, um instrumento de controle, dominação e ideologia. (MARCUSE, A ideologia da sociedade industrial. Trad.Giasone Rebua. Rio de Janeiro:Zahar, p.238.)

9 Questões filosóficas: Quais são os aspectos positivos e negativos da tecnologia? Tecnologia, para quem?

10 Questões filosóficas: Quais são os aspectos positivos e negativos da tecnologia? (Facilitadora, evolução, dependência, alienação e vício) Tecnologia, para quem? (Tecnologia e valores / mudança social)

11 Tecnologia (internet): aspectos positivos Diminui distâncias; Facilidades e comodidades; Agilidade na troca de informações; Etc.

12 Tecnologia (internet): aspectos negativos Fobia(medo) social; Dependência e vício; Trabalho, lazer - vida 24hs conectada; Relacionamentos (amorosos e amizades) virtuais, que nunca se efetivam no campo real; Idealização excessiva (amigos, namoros); Conflito entre a vida virtual e real;

13 Epicuro e a Felicidade A filosofia de Epicuro ( a. C) enaltece a amizade para se atingir a felicidade. A amizade não se faz apenas no sentimento positivo que temos pelo outro, mas na vida constantemente compartilhada. Os amigos precisam estar próximos, tanto nas alegria, quanto nas tristezas. Questão para pensar: O exagero da vida na internet nos distancia da felicidade? Vida real e/ou vida virtual?

14 Imagens para ver e filosofar Sim, eu estou virtualmente feliz com você... Você está virtualmente feliz comigo?

15

16 Tecnologia (internet): aspectos negativos

17 Vídeo-Game Por que desperdiçar boa tecnologia na ciência e medicina?

18 Britânico viciado em vídeo game morre após jogar 12h ininterruptas SIDNEYREZENDE 01/08/ h00 Fonte: O britânico Chris Staniforth, de apenas 20 anos, morreu com coágulos no sangue depois de ficar jogando Xbox durante 12 horas sem parar. Chris sofreu um bloqueio pulmonar quando desenvolveu uma trombose venosa profunda. Segundo o jornal "The Sun", David, o pai do garoto, declarou: "Como pai, você acha que jogar vídeo-game não pode fazer mal algum aos seus filhos, porque você sabe o que eles estão fazendo. Crianças de todo o país estão jogando esses games por longos períodos e não percebem que isso pode matá-los". Chris contou ao amigo que começou a sentir dores no tórax logo após uma entrevista de emprego. "Ele deixou cair um pacote de goma de mascar e quando foi pegá- la, caiu para trás e começou a sofrer espasmos". Seu amigo chegou até chamar uma ambulância, mas os paramédicos não conseguiram salvá-lo. O médico legista confirmou TVP (trombose venosa profunda) como a causa da morte do jovem, que não havia histórico de doença e nem complicações médicas. TVP é um coágulo no sangue que se desenvolve na veia profunda do corpo, que ocorre geralmente na perna ou inferior do tronco. O TVP ocorre associada a longos períodos de inatividade. David revelou ainda: "Chris viveu por seu Xbox. Quando ele ganhava um jogo poderia jogá-lo por horas e horas a fio, às vezes 12 horas sem parar". O pai do jovem resolveu lançar uma campanha de sensibilidade sobre TVP e jogos de computador para orientar os jovens.

19 Problemas para pensar e filosofar:

20 Tecnologia, para quem?

21 Exclusão digital

22 Tecnologia e valores Tecnologia e ideologia (Texto para ler e filosofar) Tecnologia, para quem? No momento atual, as práticas científicas e tecnológicas estão nas mãos de alguns e, assim, servem a determinados valores e não a outros. Servem ao individualismo em vez de à solidariedade; à propriedade particular e ao lucro em vez de aos bens sociais; ao mercado em vez de ao bem-estar de todas as pessoas; à utilidade em vez de ao fortalecimento da pluralidade de valores; à liberdade individual e à eficácia econômica em vez de à libertação humana; aos interesses dos ricos em vez de aos direitos dos pobres; à democracia formal em vez de à democracia participativa; aos direitos civis e políticos sem qualquer relação dialética com os direitos sociais, econômicos e culturais. H. Lacey (professor de filosofia da ciência USP)

23

24 Lição de casa Baixar arquivo no Blog. Assistir novamente o vídeo sobre o vício da internet. Escreva um texto dissertativo (artigo de opinião) sobre a seguinte tema: – Internet: luzes e sombras da tecnologia


Carregar ppt "Tecnologia e os seres humanos Prof. Fábio Mesquita Baixar arquivo: www.fabiomesquita.wordpress.comwww.fabiomesquita.wordpress.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google