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Publicidade na Internet Importância, técnicas, estudo de casos.

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1 Publicidade na Internet Importância, técnicas, estudo de casos.

2 Introdução Essa apresentação tem como objetivo mostrar um pouco da publicidade praticada no ambiente online da internet, mostrando a importância dessa mídia como o mais novo e importante veículo publicitário, através de suas técnicas, além de mostrar exemplos de criativas campanhas de sucesso na internet Essa apresentação tem como objetivo mostrar um pouco da publicidade praticada no ambiente online da internet, mostrando a importância dessa mídia como o mais novo e importante veículo publicitário, através de suas técnicas, além de mostrar exemplos de criativas campanhas de sucesso na internet

3 Importância da internet O papel dessa nova mídia para as campanhas publicitárias

4 Dados de % dos internautas possuem interesse em comprar algo pela internet ou pagar por recursos - 27% dos internautas já compraram algo na internet. Desses, 80% pretende continuar comprando ou ampliar gastos. - 83% dos internautas já se interessou por algum produto ou serviço da internet

5 Pontos positivos - Interatividade: promovida pela linguagem de hipertexto. - Maior acesso as informações sobre o produto desejado. - Novos efeitos e recursos visuais atraentes para a atenção do usuário. - Segmentação: a propaganda fecha seu leque de target.

6 Pontos negativos - Atenção dispersa: a propaganda precisa ser muito atraente para prender a atenção. - Foco do usuário: geralmente o usuário não entra na internet para ver anúncios. - Poluição visual: grandes portais como Uol, possuem muitos anúncios, confundindo o usuário.

7 O grande potencial O grande recurso da internet é a possibilidade de interatividade, ausente nas demais mídias. A interatividade é muito mais atrativa do que a simples exposição da informação publicitária. 70% dos cliques em banners publicitários são provenientes de banners interativos.

8 Convergência! Além da interatividade, a internet possibilita um ambiente de convergência das mídias. Texto, áudio, imagem e vídeos se unem a interatividade e formam um recurso multimídia eficiente e atraente para o usuário.

9 Fatia do bolo... No bolo publicitário, o investimento aplicado em publicidade na internet praticamente dobra a cada ano. Em 2004, eram quase 50 milhões de dólares investidos, ou seja, 1% do total investido em publicidade. Em 2006, foram quase 180 milhões de dólares investidos, ou seja, 2,5% do bolo publicitário.

10 Isso mostra a crescente importância que a internet ganha ao passar do tempo. Com a inovação de novos recursos multimídias, mais é investido em campanhas publicitárias online.

11 Métodos e Técnicas Análise das principais técnicas de campanha online

12 Vantagens da internet De acordo com Zeff (2000), existem 4 vantagens de uma campanha publicitária online: - Focalização - Monitoramento - Flexibilidade - Interatividade

13 Focalização Pode-se focar usuários geográfica e psicologicamente através da hora de acesso ou do site em que a publicidade está inserida. Com os dados levantados, pode-se fazer um marketing direto, ou seja, um mailing list. O mais moderno recurso atualmente é o Touchpoints.

14 Touchpoints É uma pesquisa de mercado, envolvendo dados de hábitos de consumo, de vida e sociais. Tudo é feito via internet, através de aplicação de questionários. Com os dados coletados, é montada um amplo banco de dados, que possibilitam uma melhor análise de mercado.

15 Exemplo Touchpoints Uma recente pesquisa Touchpoints da IPA (Institute of Practitioners in Advertising – pioneira na pesquisa dessa área) aponta que 67% das famílias inglesas assistem televisão enquanto jantam ou num intervalo muito pequeno após o jantar. Isso favorece a atuação de propagandas voltadas para a área alimentícia, pois o contexto ajuda na fixação da mensagem.

16 Monitoramento Pode-se monitorar em tempo real a interação dos clientes atuais e potenciais com a marca, levantando dados sobre o interesse desses com os produtos/serviços. Este monitoramento pode ser feito através de page views, por softwares ou pelas próprias compras. O software mais usado é o CRM.

17 CRM CRM (Consumer Register Management) é um software muito usado para traçar perfil de consumidor e potenciais clientes, monitorando e oferecendo suas análises para os anunciantes. O diferencial dele é a alta segmentação de seus resultados, além de fornecer dados importantes sobre potenciais clientes.

18 Flexibilidade A Internet possibilita que uma campanha esteja disponível o tempo todo, podendo ser alterada em tempo real. Isso possibilita maior controle da mensagem e de sua eficácia durante o processo, não após ele. Outra grande vantagem é o baixo custo de desenvolvimento e alteração de uma peça publicitária para o meio online.

19 Interatividade A internet é a única mídia que transforma o papel do consumidor: de receptor da informação a agente de busca e compra, para o caso de compras online. Aqui, o papel da publicidade é ampliado para além de fomentador da decisão de compra para efetivador da compra, além de possibilitar um contato mais sensorial com o target.

20 J. B. Pinho (2002) acrescenta mais uma vantagem nessa lista: segmentação de mercado. Na internet, é possível focar campanhas direto para público-alvo bem específico e interessado no produto, através de propagandas em sites de segmento. Exemplo: anúncio de chuteira em site de jornal esportivo.

21 Técnicas As principais ferramentas para propaganda na internet: - Banners (interativos, estáticos e dinâmicos) - Pop-ups - – mala direta - Fóruns - Softwares de uso online - Vídeos digitais – Efeito Youtube

22 Banners - Interativos: baseados geralmente em linguagem Flash, são os mais atraentes. - Estáticos: sem animação - Dinâmicos: com animação, mas sem interatividade.

23 Vantagem: é o melhor espaço para se inovar em recursos visuais, além de ser o espaço propício para utilizar diversos recursos interativos, deixando atraente esse recurso visual. Vantagem: é o melhor espaço para se inovar em recursos visuais, além de ser o espaço propício para utilizar diversos recursos interativos, deixando atraente esse recurso visual. Defeito: a maioria dos banners passam despercebidos para a grande maioria dos internautas.

24 Pop-ups Vantagem: força a visualização do usuário, pois cria uma nova janela de visualização no navegador. Desvantagem: com a chegada de softwares anti-pop-ups, a principal vantagem fica nula.

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26 – Mala Direta Vantagem: Pode se tornar altamente segmentado, pois o mailing list pode ser obtida de referências de sites de segmentos. Desvantagem: A maioria dos servidores de s possuem anti-spam, impedindo o acesso a esse tipo de direto.

27 Fóruns Exemplos: Fóruns de discussão, Orkut, MySpace. Vantagem: Altamente segmentado, pois fóruns costumam agregar grupos de segmento ou de interesse comum. Desvantagem: Quem freqüenta fóruns geralmente não está interessado em propaganda, e sim, discussões e debates,a apesar que isso pode ser usado a favor.

28 Softwares de uso online Exemplos: MSN, Google Talk, Skype, navegadores web. Vantagem: O software pode diagramar a propaganda para ficar o mais visível possível para o usuário, chamando sua atenção. Desvantagem: Exige uma qualificação técnica de uso desses softwares por parte do usuário.

29 Exemplos desse tipo... - Propaganda do Google para instalar a barra de busca durante a instalação do Windows Live Messenger. - Propaganda do Google para instalar a barra de busca durante a instalação do Windows Live Messenger. - Winks da Coca-Cola no MSN - Atalhos para vários sites na barra do MSN.

30 Vídeos Digitais – Efeito Youtube Com a expansão da internet banda larga, a possibilidade de se visualizar um vídeo digital se tornou fácil, através do streaming. Com a expansão da internet banda larga, a possibilidade de se visualizar um vídeo digital se tornou fácil, através do streaming. Ainda mais com o surgimento de sites de vídeos como Youtube, ver vídeos na internet se tornou um hábito da maioria dos internautas. 65% dos internautas já viram um vídeo na internet.

31 De novo, convergência... O uso de vídeos digitais online é uma nova ferramenta de publicidade na internet, pois converge com o campo da televisão, porém a união desses dois campos se unem e formam um outro tipo de linguagem, própria do vídeo online.

32 Conteúdo e Forma A principal virtude dessa linguagem é que o internauta está muito mais no controle de suas preferências do que o emissor. Ou seja, conteúdo e forma são essenciais para que o internauta goste e aprecie o vídeo produzido. Cabe ao marketing descobrir ferramentas para fazer propaganda sem ferir essa relação conteúdo-forma.

33 Marketing Viral! Se o vídeo publicitário agradar, é grande a chance de se tornar um marketing viral, ou seja, o internauta vai passando o vídeo para outros internautas, e assim vai. Gratuito e de grande amplitude, é o sonho de qualquer publicitário de internet. Porém, o negativo pode ocorrer: as más impressões também correm em viral.

34 Estudo de Casos Exemplos bem sucedidos de campanhas online.

35 BMW - Vídeos A BMW percebeu que as concorrentes estavam seguindo a mesma linha de publicidade tradicional. Investir na mesma linha era concorrer diretamente com os concorrentes. Então, investiram em vídeos digitais disponíveis na internet, contratando diretores famosos como Guy Ritchie e John Woo, além de chamar Madonna, Clive Owen, etc.

36 Febre Online Os vídeos fizeram tanto sucesso que logo se espalhou pela rede, através de marketing viral e pelo efeito Youtube. Mesmo não sendo uma propaganda explícita, o vídeo divulgou a marca BMW, além de ser agregada a figuras como Clive Owen e Madonna.

37 Dove - Campanha A marca de sabonetes e shampoo Dove resolveu utilizar a ferramenta de vídeo digital para promover sua campanha: Pela real beleza. Fizeram uma série de vídeos sobre a beleza feminina, e um deles chamou a atenção do público e logo se tornou um sucesso de visitas no Youtube. Não era uma propaganda explícita também, apenas mostrava casos em que a beleza era primordial.

38 Google – Publicidade sem publicidade O grande truque do Google é a política de publicidade sem publicidade. A idéia é não veicular propagandas em ambientes fora da internet e, nesse meio, investir em propagandas diferentes das tradicionais do meio. A idéia é deixar evidente a marca Google, ao mesmo tempo que isso seja feito de modo discreto.

39 Exemplos: - Google Bars durante a instalação do Windows Live Messenger. - Compra de sites famosos – como Yahoo!, Orkut e Youtube. - Aprimoramento e criação de novas ferramentas Google, para mostrar o maior número de serviços e manter hegemonia.

40 Referências bibliográficas CARDOZO, Missila Lourdes. Mercado e Publicidade Online. Revista São Bernardo, São Paulo, jan PINHO, J.B.. A internet como veículo de comunicação publicitária. Revista Famecos, Rio Grande do Sul, jun JESUS, Paula Renata de Camargo de. A linguagem publicitária em movimento: O ciber-anúncio. IV Encontro dos Núcleos de Pesquisas da Intercom – NP3 – Publicidade, Propaganda e Marketing, ago ZEFF, Robbin. Publicidade na internet. Campus, Rio de Janeiro, 2000.

41 FIM


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