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Mª da Luz Miranda 1 ETIQUETA NA INTERNET NETIQUETA.

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Apresentação em tema: "Mª da Luz Miranda 1 ETIQUETA NA INTERNET NETIQUETA."— Transcrição da apresentação:

1 Mª da Luz Miranda 1 ETIQUETA NA INTERNET NETIQUETA

2 Mª da Luz Miranda 2 Introdução à Etiqueta na Internet Tal como no mundo real existem regras de "Etiqueta" e "Boas Maneiras", também no Mundo Virtual existem regras de conduta. A Ao conjunto dessas normas dá-se o nome de Netiqueta que define todo o tipo de comportamento de um usuário dentro da Internet, nomeadamente na comunicação virtual, e por conseguinte, também, dentro de uma rede de IRC (internet relay chat). Introdução à Etiqueta na Internet Tal como no mundo real existem regras de "Etiqueta" e "Boas Maneiras", também no Mundo Virtual existem regras de conduta. A Ao conjunto dessas normas dá-se o nome de Netiqueta que define todo o tipo de comportamento de um usuário dentro da Internet, nomeadamente na comunicação virtual, e por conseguinte, também, dentro de uma rede de IRC (internet relay chat).

3 Mª da Luz Miranda 3 Naturalmente, as regras variam de acordo com o tipo de rede, tipo de serviço e nível de acesso, mas geralmente essas regras seguem normas gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede. O uso de correio electrónico para trocar mensagens com outras pessoas ou para participar de grupos de discussão/newsgroups implica na interacção com outras pessoas ligadas a rede.

4 Mª da Luz Miranda 4 A ausência da inflexão de voz e da linguagem corporal bem como a natureza impessoal desse meio de comunicação dão origem a uma série de mal-entendidos entre as pessoas, que precisam ser evitados.

5 Mª da Luz Miranda 5 Ficam aqui alguns conselhos para guiar as suas maneiras na internet A seguir: Regras fundamentais para o correio electrónico

6 Mª da Luz Miranda 6 Exceptuando s de publicidade e forwards, deve sempre responder a um , quer seja para responder a um convite para um jantar de um amigo, quer seja para uma reunião na empresa. 1 - Responda sempre

7 Mª da Luz Miranda 7 Não mantenha a pessoa que vai ler o seu na expectativa, use sempre o campo Assunto para alertar o receptor para o assunto principal do . Certamente também receberá uma resposta mais rápida. 2 - Qual o Assunto?

8 Mª da Luz Miranda 8 Quando enviar um para uma lista longa de receptores, considere utilizar a função lista de distribuição que não lista todos os receptores no campo para do . É muito incómodo ter de passar por uma lista de endereços de para conseguir ler a mensagem. E não se esqueça que existem várias pessoas que não gostam propriamente de ter o seu e- mail disperso por quem não desejam. 3 - Endereços Add

9 Mª da Luz Miranda 9 Se só costuma aceder ao seu uma vez por semana, faça com que os outros saibam disso. De outra maneira pode dar a impressão de não dar a devida importância aos e - mails recebidos. 4 - Respostas rápidas

10 Mª da Luz Miranda 10 Mesmo que a nossa cultura do esteja cheia de novas palavras e de símbolos, é melhor reler sempre a mensagem antes do seu envio para se certificar que não existem erros ortográficos na mensagem. 5 - Tenha cuidado com a linguagem

11 Mª da Luz Miranda 11 Se vai enviar um religioso, politico ou mesmo pornográfico, tenha a certeza que o receptor é exactamente quem deseja que o seja. 6 - Saiba o seu papel

12 Mª da Luz Miranda 12 Quando navega na net ou faz compras na internet tenha em atenção às caixas de vistos da newsletter ou da actualização do cliente. Se colocar o visto nestas caixas pode ser que receba regularmente s que podem não lhe interessar. 7 - Evite o Spam

13 Mª da Luz Miranda 13 No trabalho, mantenha toda a informação pessoal fora do do trabalho. Este não serve para mandar s de piadas ou para contar como foi o seu fim-de-semana aos seus amigos e colegas. 8 - Mantenha-se profissional

14 Mª da Luz Miranda 14 "Enviar para Todos." Só as mensagem relevantes é que devem ser enviadas a todos os contactos. As mensagens pessoais, ou mensagens que se dirigem a alguns receptores nunca devem ser enviadas desta maneira. 9 - Seleccione

15 Mª da Luz Miranda 15 Se vai deixar o seu trabalho, tenha em atenção de fechar a conta de referente a esse trabalho, e de que as mensagens que chegarão a essa caixa de correio serão reenviadas para a pessoa apropriada. Certifique-se que todos saibam qual o seu novo novo

16 Mª da Luz Miranda 16 A fim de sermos bem recebidos no ambiente virtual em que pretendemos circular, convém respeitar os seguintes itens:

17 Mª da Luz Miranda 17 Não gritar (Gritar é escrever em maiúsculas, usando o CAPS LOCK). Respeitar para ser respeitado. Tratar os outros como gostamos que nos tratem. Ficar um tempo a observar a conversa do(s) canais, caso seja um newbie nas salas de Chat, IRC e afins. Usar os "Smiles ou Emoticons" para evitar mal- entendidos.

18 Mª da Luz Miranda 18 Evitar, nos canais, comentários sobre sexo, religião e política, a menos que estes sejam os assuntos em discussão. Evitar também escrever em caixa alta, a não ser que pretenda ressaltar as suas palavras ou opiniões. Não expulsar alguém da conversa, por inconveniência, (com excepção dos crackers...). Usar a força das ideias lembrando-se que ser democrata é dar a palavra a quem tem opiniões divergentes das nossas.

19 Mª da Luz Miranda 19 Não responder de forma grosseira, mesmo que usem de grosseria connosco. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles... Porém, quando a pessoa não merecer a nossa atenção por falta de modos, devemos simplesmente ignorá-la ou colocá-la na "Ignore List". Apesar de estarmos num ambiente virtual, não somos obrigados a suportar má educação ou grosseria.

20 Mª da Luz Miranda 20 Devemo-nos lembrar que o é um meio rápido de trocar de mensagens, onde brevidade e objectividade são fundamentais. Para tal é bom não enviarmos ficheiros em anexo sem autorização prévia do destinatário. Devemo-nos ainda certificar de que eles não serão nem demorados para se receber, nem complicados para se visualizar, isto é, que não requeiram um aplicativo de uso pouco disseminado.

21 Mª da Luz Miranda 21 Mais importante ainda: No caso de enviar algum aplicativo do tipo executável, (.exe) ou gerado por editores de texto, tipo word e excel, é conveniente certificar- mo-nos que esse arquivo está livre de vírus e afins. No caso de dúvida ou se não puder testar o arquivo com um antivírus actualizado, é melhor não enviar. ( Os arquivos que contenham fotos ou figuras podem ser enviados sem medo, pois os mesmos não são hospedeiros de vírus e afins).

22 Mª da Luz Miranda 22 Etiqueta para Listas de Discussão

23 Mª da Luz Miranda 23 Observe o que acontece na lista por alguns dias antes de postar a primeira mensagem. Assim você não vai repetir o que alguém escreveu antes e nem vai falar de um assunto totalmente fora do conteúdo da lista. Guarde a mensagem de boas- vindas da lista. Os primeiros textos que você recebe ao assinar uma lista são instruções sobre como cancelar a assinatura e quais as regras e assuntos permitidos na lista em questão.

24 Mª da Luz Miranda 24 Um dos erros mais comuns é pedir subscrição a uma lista enviando mensagem ao endereço da mesma. Neste caso todos os participantes recebem a mensagem. Para se inscrever deve-se enviar uma mensagem ao endereço do servidor de listas, que tem geralmente o formato:

25 Mª da Luz Miranda 25 Para se inscrever ou para cancelar sua assinatura, escreva a seguinte linha no corpo de uma mensagem com o campo do assunto (Subject: ) em branco. SUBSCRIBE (para assinar) ou UNSUBSCRIBE (para cancelar a assinatura)

26 Mª da Luz Miranda 26 Não faça afirmações que possam ser interpretadas como posições oficiais, ou propostas de negócio de seu empregador. Não envie mensagens que dizem apenas "Envie esse programa para mim também!", "Estou de acordo!", "Muito bem!". Participe somente quando tiver alguma contribuição para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e- mail pessoal é muito apropriado.

27 Mª da Luz Miranda 27 Muitos "newsgroups" e listas mantêm arquivos chamados FAQs (Frequently Asked Questions), onde pode-se encontrar diversas perguntas já respondidas sobre as normas de participação da lista ou "news", bem como assuntos relacionados aos tópicos principais de discussão. Mantenha sempre essas mensagens de FAQ, no caso de perdê-las, envie pessoal para a pessoa responsável ou então para algum participante da lista, solicitando uma cópia.

28 Mª da Luz Miranda 28 Não espere que seus leitores saibam a diferença entre afirmações sérias e jocosas. Ser irónico é ainda pior. Use indicativos de seu humor, tais como "emoticons" e letras maiúsculas. Cuidado com mensagens pessoais. Não submeta este tipo de mensagem a "newsgroups" nem listas. Considere a possibilidade de outras pessoas terem acesso a suas informações.

29 Mª da Luz Miranda 29 Evite pontos polêmicos ou conduta que provoque a moral, costumes e normas de um determinado grupo. O fato de certo comportamento ser aceito em determinada lista não significa que o será em outras. Em listas e "newsgroups" não diga coisas como " Por que a gente não fala sobre X?", ou "Quem quer falar sobre X?". O grupo pode ter acabado de sair de uma interminável discussão sobre o assunto. Não mande para listas de discussão mensagens sem maior sentido como "De acordo", "Apoiado", "Bravo!". Isto é irritante para quem tem o mailbox cheio.

30 Mª da Luz Miranda 30 O mesmo vale para "Eu não sei". Se não sabe, não responda. Não seja agressivo. Ao expressar suas opiniões lembre-se que outras pessoas, com opiniões diferentes, vão ler sua mensagem. Na língua inglesa usa-se certas expressões apaziguadoras abreviadas, como por exemplo: IMHO - In My Humble Opinion- Na minha humilde opinião. Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente.

31 Mª da Luz Miranda 31 Outros exemplos de abreviaturas mais usadas são: BTW-By The Way-À propósito GA-Go Ahead-Vá em frente FYI-For Your Information-Para sua informação ILY-I Love You -Eu te amo LOL-Laughing Out Loud-Rindo em voz alta msg-message-mensagem OTOH-On The Other Hand-Por outro lado TIA-Thanks In Advance-Agradecendo antecipadamente

32 Mª da Luz Miranda 32 Ao responder uma mensagem recebida de uma lista de discussão, o endereço de reply normalmente é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida. Ao responder mensagens, cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Ou seja, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo. Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.

33 Mª da Luz Miranda 33 Respeite os "gurus". Toda lista de discussão e grupo de news tem seus "cabeças brancas", que ganharam o respeito dos outros membros ao longo de anos de discussões. Basta uma crítica leviana a um destes membros e terá a inimizade de todos os seus amigos e admiradores, provavelmente o grupo inteiro.

34 Mª da Luz Miranda 34 Após receber respostas sobre uma consulta feita a uma lista de discussão ou "newsgroups" é de bom tom resumir as respostas recebidas, enviando de volta à lista. A melhor maneira é juntar num mesmo arquivo toda a informação recebida e enviar para os mesmos destinatários do pedido original. Retire os cabeçalhos, evite duplicar informações e faça um breve relato explicando do que se trata. Não se esqueça de citar as fontes.

35 Mª da Luz Miranda 35 Não envie mensagens para uma lista, pedindo para sair da lista. Se não souber quem é o responsável, "eleja" alguém que tenha enviado uma mensagem para a lista, endereçando um pessoal pedindo ajuda. Não envie a mesma mensagem para mais de uma lista ou "newsgroups". Muitas pessoas recebem mensagens por mais de um fórum, consequentemente, receberão mais de uma cópia de seu . Ao enviar mensagens para listas ou "newsgroups", esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você pretende dizer. Não repita informações.

36 Mª da Luz Miranda 36 Durante as suas férias saia das listas que você assina para evitar que, na volta, sua caixa postal esteja muito cheia de mensagens que você, certamente, não terá tempo de ler. Fazer spam é enviar mensagens por e- mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse da pessoas destinatárias das mensagens. A prática de "spamming" não é um mero factor de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial. Ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, sobrecarregando as caixas de , entre outros transtornos.

37 Mª da Luz Miranda 37 Divulgar produtos ou serviços é arriscar- se a receber "flames"(insultos a outro usuário, normalmente em retaliação a falta de etiqueta e ética por parte deste usuário). Introduza divulgações no contexto da conversa. Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.

38 Mª da Luz Miranda 38 Conclusão Então, ao se conectar a uma rede, o usuário deve estar ciente de que precisa ter uma conduta de respeito para com outros usuários e que é necessário obedecer algumas regras de comportamento diante do computador, que seguem o bom senso geral, afim de proporcionar uma saudável troca de informações entre as pessoas tanto em listas de discussão/newsgroups quanto num simples . Assim, esbanje Netiqueta. Fonte: internet-netiqueta.html

39 Mª da Luz Miranda 39 Conselho Não passe demasiado tempo em frente ao computador. Saia de casa, esteja com pessoas, leia um livro, vá ao cinema, a um museu….faça com que a sua vida tenha sentido fora do mundo virtual porque se não pode ficar …………. ……………………………………………………………………..

40 Mª da Luz Miranda 40 ASSIM!!!


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