A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina

2 Temas da Reunião Revalidação de diplomas Pró-Saúde 3
Expansão de vagas para Residência Médica Serviço Civil Voluntário

3 Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde para 2011-2015
Contribuir para a adequada formação, alocação, valorização, qualificação e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores de saúde.

4 Pensar Estrategicamente a Formação de Profissionais
Perfil dos profissionais (Diretrizes Curriculares e necessidades do SUS) Qualidade da formação Número de profissionais Especialização Educação permanente Condições de trabalho Desprecarização dos vínculos de trabalho Carreiras profissionais

5 Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos (REVALIDA)
Portaria interministerial (Ministros da Educação e da Saúde) instituiu o Programa. 37 universidades públicas aderiram ao REVALIDA. Houve 714 inscritos. A prova escrita será no dia 28 de agosto.

6 Inscritos no REVALIDA – Nacionalidade

7 Inscritos no REVALIDA Origem do Diploma

8 Inscritos no REVALIDA – Local da prova

9 Comparação entre inscrições no REVALIDA e no Projeto Piloto

10 Integração Ensino-Serviço O Brasil está avançando
Hospital Escola Centro de Saúde Escola Unidades Básicas de Saúde Rede de Serviços Sistema de Saúde-Escola Grupo de Trabalho para propor como seria a conformação política e legal do Sistema de Saúde Escola

11 Pró-Saúde: 354 cursos de graduação
Pró-Saúde I e II. 11

12 Bolsas e Grupos PET-Saúde
Referência - valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente: Tutores Acadêmicos e Preceptores = R$ 1.045,89 Estudantes = R$ 360,00 Em janeiro de 2010 foram selecionados 111 projetos de 84 IES e 96 Secretarias de Saúde => 461 Grupos PET-Saúde/Saúde da Família; Em maio de 2010 foram selecionados 70 projetos de 60 IES e 68 Secretarias de Saúde => 122 Grupos PET-Saúde/Vigilância em Saúde. Em dezembro de 2010 foram selecionados 69 projetos de 57 IES e 74 Secretarias de Saúde => 80 Grupos PET-Saúde/Saúde Mental/Crack.

13 Pró-Saúde 3 (e PET-Saúde)
Rede de Atenção e não apenas Atenção Básica, devendo incluir, necessariamente, Urgência e Emergência; Envolvimento de outras secretarias do MS (SAS, SCT, SGEP e SESAI); A SAS reformaria as UBS utilizadas pelas instituições selecionadas. Projetos que envolvam a Rede de Atenção, com participação das Instituições de Ensino e dos gestores locais do SUS; Ensino inter-profissional.

14 Pró-Saúde 3 (e PET-Saúde)
Quais sugestões o grupo tem para o edital do Pró- Saúde 3? Para que atividades os recursos são mais necessários?

15 No Brasil, a Residência Médica tem sido a melhor estratégia para especialização e fixação de médicos
Dos egressos da Residência Médica no período entre e 2005, 82% trabalham na mesma Unidade da Federação. Essa porcentagem variou de 43% (Sergipe) e 64% (DF) a 93% (MT) e 92% (AM). (Observatório de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo)

16 Oferta de bolsas de Residência Médica em regiões e especialidades prioritárias (Editais No. 07/2009 e No. 19/2010) Distribuição vagas de residência médica por população (Antes do Pró-Residência) Distribuição bolsas de residência médica por população (Pró-Residência) Gráfico Esquerda - Observe a distribuição de vagas de residência médica ANTES do Pró-Residência (desequilíbrio regional mostrado anteriormente). Gráfico Direita – Como política indutora, o Pró-Residência distribuiu uma proporção maior de bolsas para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste (69%), considerando-se a população de cada região. Centro-Oeste/Nordeste/Norte= 43% Sudeste/Sul= 57% Centro-Oeste/Nordeste/Norte= 69 % Sudeste/Sul= 31%

17 Abertura de programas com apoio matricial e instituições de excelência
RR AP AM PA MA CE RN PI PB AC PE Universidade de São Paulo TO AL RO Universidade Estadual de Campinas SE BA Universidade Federal de São Paulo MT Universidade Federal de Minas Gerais DF GO Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal da Bahia MG MS Universidade Federal do Ceará ES SP Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) RJ PR Hospital do Câncer AC Camargo Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro (ESAM) SC Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR RS Hospital Odilon Behrens Grupo Hospitalar Conceição Secretaria Municipal de Fortaleza

18 Residência Médica Aumentar progressivamente as vagas para a Residência Médica até o número ser equivalente ao dos formandos em medicina. O critério de qualidade será mantido (e aprimorado), de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residência Médica. A distribuição das vagas entre as especialidades médicas e os estados/regiões do país será feita sob coordenação do Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS. Em 2012 o Ministério da Saúde oferecerá mais bolsas e, até 2015, um total de 4000 novas bolsas.

19 Serviço Civil em Saúde Profissionais de saúde deveriam retribuir à sociedade o investimento realizado na sua formação? Trata-se de uma estratégia de provimento e não de fixação de profissionais de saúde, mas pode favorecer sua fixação. Há vários projetos de lei no Congresso Nacional. Existe experiência internacional que foi avaliada para a elaboração do projeto brasileiro.

20 Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica
O profissional poderá trabalhar um a dois anos em equipes de saúde da família constituídas. Em 2012 serão oferecidas 2000 vagas para médicos, para cirurgiões-dentistas e 700 para enfermeiros. Locais serão definidos a partir do mapa de necessidades de saúde (municípios nos dois quintis inferiores, considerando-se as porcentagens da população em extrema pobreza, com bolsa família e morando em área rural). Nas regiões metropolitanas, os setores censitários com os maiores índices de extrema pobreza e bolsa família poderão ser incluídos.

21 Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica
Salário de profissional da Estratégia de Saúde da Família e moradia, oferecidos pelos estados/municípios O candidato poderia manter sua vaga na Residência Médica, como acontece com o Serviço Militar; Bônus para o exame de residência (10% após um ano e 20% após dois anos), desde que a avaliação do profissional seja satisfatória. Supervisão de instituição de ensino local, presencial e através do Telessaúde.

22 Serviço de Saúde Voluntário para Profissionais de Saúde – Papel das Instituições de Ensino
Supervisão de 50 a 100 profissionais que irão atuar na região; Bolsa para tutores (1 tutor para 10 profissionais); Núcleo de Telessaúde para supervisão e segunda opinião à distância; Passagens e diárias (quando necessário) para supervisão presencial; Curso de especialização em Saúde da Família através da UNA-SUS.

23 Serviço de Saúde Voluntário para Profissionais de Saúde – Papel das Instituições de Ensino
Qual deve ser o desenho da supervisão, pelas instituições de ensino, dos profissionais que aderirem ao Programa?

24

25 Obrigado!


Carregar ppt "Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google