A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos."— Transcrição da apresentação:

1

2 01. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

3 A representação cartográfica, juntamente com as informações apresentadas a) mostra uma linguagem de correlação e síntese, uma vez que permite identificar facilmente onde está o maior número de infectados pelo vírus HIV. b) tem como objetivo central a precisão na localização do objeto geográfico; no caso, o número de novas infecções por HIV em adultos e crianças. c) constitui-se num mapa topográfico que utiliza estatísticas colocadas no meio das unidades territoriais. d) apresenta uma configuração preliminar, em que o fenômeno é apresentado na forma de croqui. e) revela a intenção de, ao representar o fenômeno geográfico, deformar intencionalmente as superfícies reais para a visualização do número de novas infecções por HIV em adultos e crianças.

4 PROJEÇÕES CILÍNDRICA: ZONA INTERTROPICAL, MAPA MUNDI. CÔNICA: ZONA TEMPERADA. PLANA: ZONAS POLARES, RADARES.

5 MAPAS MERCATOR: SEC. XV -CILÍNDRICA CONFORME. -MERCANTILISTA. -EUROCENTRISTA -NAVEGAÇÃO

6 MAPAS PETERS: -SOCIALISTA. -CILÍNDRICA EQUIVALENTE. -VALORIZA AS EX- COLONIAS ads not by this site

7 OS GRÁFICOS

8 02. H7 - Identificar os significados histórico- geográficos das relações de poder entre as nações. (Upe 2013) Sobre o contexto geopolítico, apresentado na figura a seguir, é CORRETO afirmar que

9 RELAÇÕES DE PODER BÉLICO; COMERCIAL; INDUSTRIAL; TECNOLÓGICO; GEOPOLÍTICO; CONFLITOS.

10 CONFLITOS SÍRIA; IRAQUE; EGITO. AS FRONTEIRAS: -POLÍTICAS -ECONÔMICAS

11 a) os Estados Unidos da América pretendem reforçar o regime absolutista da Turquia, país que está situado no limite entre a Europa e a Ásia e vem enfrentando uma série de críticas do Mercosul sobre a falta de respeito às liberdades públicas. b) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia são países aliados militares dos Estados Unidos e promovem, em conjunto, uma geopolítica de enfrentamento ao território Curdo que briga pelo uso das águas dos rios Tigre e Eufrates. c) os países, literalmente referidos na figura, localizam-se no Oriente Médio e possuem grande importância econômica e geoestratégica. Essa região é de grande interesse de potências mundiais, além de apresentar, de forma geral, conflitos religiosos, sociais e territoriais. d) Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia e Turquia concentram parte das reservas mundiais de petróleo e também de gás natural, razões pelas quais esses países de tradição islamita se unem politicamente contra os Estados Unidos. e) a Jordânia é o único país do Oriente Médio onde a água é foco de disputas e, até, de conflitos militares. Com o crescimento econômico e a expansão da agricultura, esse país vem recebendo apoio incondicional dos Estados Unidos.

12 03. H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-. (Uepb 2012) A figura mostra o muro que separa o México dos Estados Unidos nas proximidades de Tijuana.

13 MIGRAÇÕES TIPOS: -SUL-NORTE; -SUL-SUL; -NORTE-SUL MOTIVOS: -ECONÔMICOS; -CONFLITOS CONSEQUÊNCIAS -XENOFOBIA; -MISCIGENAÇÃO. ads not by this site ads not by this site

14 Assinale a alternativa que traz a categoria geográfica que melhor explica a presença desse elemento de separação entre os dois países. a) Paisagem, por ser um elemento geográfico que está ao alcance visual da população desses países. b) Espaço, pois explica as relações sociedade/natureza e as contradições presentes na construção histórica desses dois países. c) Território, pois estabelece a linha divisória de apropriação e delimitação dos poderes entre duas nações. d) Lugar, pois representa o zelo e a necessidade de preservação do povo americano pelo país ao qual pertence, vive suas relações cotidianas e dedica o sentimento patriótico. e) Região, pois a cidade de Tijuana é o mais importante centro metropolitano de influência na região de fronteira entre o México e os Estados Unidos.

15 04. H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. O trecho a seguir foi extraído da Carta de São Francisco, de 26 de junho de 1945, documento de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU). Art. 12, 2,: O Secretário-Geral, com o consentimento do Conselho de Segurança, comunicará à Assembleia Geral, em cada sessão, quaisquer assuntos relativos à manutenção da paz e da segurança internacionais que estiverem a ser tratados pelo Conselho de Segurança, e da mesma maneira dará conhecimento de tais assuntos à Assembleia Geral, ou aos membros das Nações Unidas, se a Assembleia não estiver em sessão, logo que o Conselho de Segurança terminar o exame dos referidos assuntos.

16 ORGANISMOS ONU: PAZ MUNDIAL; OMC: COMÉRCIO; FMI: AJUDA MONETÁRIA; BIRD: AJUDA SOCIAL; OEA: AMÉRICAS OTAN: MILITAR G20: COMÉRCIO

17 É CORRETO afirmar: a) O princípio da igualdade jurídica entre os Estados-membros da ONU é plenamente garantido, pois todas as decisões são tomadas no plenário da Assembleia Geral da ONU, da qual participam os 193 membros. b) Desde o final da II Guerra Mundial, a ONU tem conseguido, com autoridade e respeito aos direitos humanos, solucionar as controvérsias e evitar a proliferação das guerras nas diversas partes do mundo. c) No caso das duas Guerras do Golfo (1990 e 2002), a ONU exigiu dos EUA e de seus aliados a plena obediência às convenções internacionais sobre os direitos dos prisioneiros de guerra, a interdição do uso de armamentos químicos, das torturas e de outros crimes de guerra. d) Todos os Estados-membros possuem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, retratando a nova ordem mundial, multipolar, subsequente ao fim da Guerra Fria. e) O Conselho de Segurança da ONU possui cinco membros permanentes, com poder de veto, e delibera sobre a tutela e proteção da paz e segurança nas relações internacionais, ou a provocação de conflagrações legalizadas perante o direito internacional.

18 05. H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico- geográfica. Observe a imagem abaixo:

19 MOVIMENTOS SOCIAIS BRASIL: -SEM-TERRA; -CAMINHONEIROS; -ÍNDIOS; -MASCARADOS; -PREFEITOS;

20 NO MUNDO SÍRIA; EGITO; EUROPA; ARGENTINA.

21 Durante os últimos dias estamos presenciando uma onde de manifestações em todo Brasil. São várias as reedificações feitas pelos manifestantes, mas o que realmente deflagrou essa onde de protesto foi: a) a corrupção b) o aumento das passagens de ônibus c) a inflação descontrolada e o aumento do dólar d) o crescimento do desemprego e os baixos salários e) o mau atendimento no sistema de saúde pública

22 06. H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. (Cefet MG 2013) Nas últimas décadas, o setor do trabalho assalariado nas regiões da tríade contraiu- se de modo significativo. A redução da renda do trabalhador dependente atingiu no decorrer dos últimos anos todos os segmentos da classe operária, incluindo o assim chamado núcleo ocupacional da grande indústria. Um quarto de todos os que são obrigados ao trabalho dependente não consegue mais manter o próprio padrão de vida além do nível de pobreza, mesmo com horas e mais horas extras.

23 Tecnologias na organização do trabalho DESEMPREGO ESTRUTURAL; QUALIFICAÇÃO CONTINUADA; SUBORDINAÇÃO; DESVALORIZAÇÃO; INSTABILIDADE; ESPECIALIZAÇÃO.

24 Tecnologias e vida social. NOVA RELAÇÃO TEMPO E ESPAÇO; ACELERAÇÃO DO TEMPO; MAIOR PRODUTIVIDADE; INTERATIVIDADE; CONSUMISMO; NOVOS VALORES.

25 Nesse contexto, um fator que contribui diretamente para essas mudanças é a(o) a) incremento da atuação da Organização Internacional do Trabalho no combate às atividades trabalhistas informais. b) ampliação do desemprego de nativos na zona do Euro devido ao intenso fluxo de imigrantes nos últimos anos. c) transferência de postos de trabalho dos países centrais para os periféricos com o intuito de atenuar custos de produção. d) decréscimo da produção industrial do país mais desenvolvido da Europa, impactando as contratações nos demais continentes. e) adoção pela China dos moldes nipônicos de produção, culminando na liberação de mão de obra nos grandes centros industriais.

26 07. H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. (Uepa 2012) Os processos de globalização e fragmentação implicam em territórios diversos que se constituem, especialmente neste fim de século, em Geografia da desigualdade.

27 Tecnologias no processo de territorialização REORDENAÇÃO ECONÔMICA; DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL; FRAGMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO; FÁBRICA GLOBAL; EMERGÊNCIA DE NOVAS ECONOMIAS

28 A partir da interpretação da citação acima, é verdadeiro afirmar que: a) uma das características do atual espaço econômico mundial é a presença dos blocos econômicos que evidenciam uma tendência de fragmentação do território. Esses blocos, no contexto interno, apresentam desigualdades evidentes, como exemplo pode ser citado o NAFTA, que tem no Canadá seu representante de menor expressão econômica se comparado aos Estados Unidos e México. b) a manifestação territorial da Geografia da desigualdade vem se atenuando nos últimos anos, consequência do avanço do processo de globalização que unifica o espaço mundial em vários aspectos, mas principalmente na mundialização da cultura, com a extinção da dualidade local/global. c) no contexto global, as desigualdades entre os denominados países ricos e países pobres praticamente desapareceram, graças à integração da economia mundial que propiciou um crescimento significativo dos países emergentes concentrados no chamado sul pobre, a exemplo do Brasil e Argentina. d) a globalização tornou o comércio mundial mais intenso, sendo um dos instrumentos deste crescimento a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem como metas abrir as economias nacionais, eliminar o protecionismo e facilitar o livre trânsito de mercadorias, o que tem realizado com eficiência, fato que tem contribuído para a diminuição das desigualdades entre as diversas nações do mundo. e) uma demonstração evidente da materialização territorial das desigualdades diz respeito aos benefícios advindos da intensificação dos meios de comunicação, em especial a internet, que possui maior concentração de usuários nos países ricos e em menor escala de uso nos países pobres, notadamente no continente africano.

29 08. H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócioespaciais.. (Ufpa 2011) O período da globalização é marcado por ações políticas entre nações para implantação de sistemas técnicos e condições territoriais que possibilitaram circulação de mercadorias, bens e serviços com maior fluidez e sem grandes obstáculos.

30 Circulação de riquezas MOTIVOS: -EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO; -TECNOLOGIAS; -ABERTURA ECONÔMICA; -CRESCIMENTO DO CAPITAL ESPECULATIVO -MULTINACIONAIS

31 Circulação de riquezas CONSEQUÊNCIAS: -INTEGRAÇÃO PRODUTIVA; -INTERDEPENDÊNCIA; -EMERGÊNCIA DE NOVOS MERCADOS; -GLOBALIZAÇÃO.

32 FORMAS DE PRODUÇÃO TAYLORISMO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA; FORDISMO: PRODUÇÃO EM SÉRIE; TOYOTISMO: PRODUÇÃO JUST TIME VOLVISMO: PRODUÇÃO SOCIAL.

33 Sobre esse período é correto afirmar: a) As condições políticas para globalização foram criadas com a predominância de orientações neoliberais nos países da Europa, da América e da Ásia, que reestruturaram o Estado, fortalecendo empresas estatais, ampliando direitos trabalhistas e protegendo mercados e setores da economia de investidores internacionais. b) Acordos políticos na Europa, sobretudo após a queda do socialismo no Leste Europeu, permitiram a formação da Federação dos Estados Europeus, a construção do Parlamento Europeu e de uma cidadania europeia constitucionalmente definida. Isso tudo revela que, no período da globalização, o estado nacional cede espaço ao plurinacional. c) Caminhamos para a realização da unicidade normativa, isto é, cada vez mais as nações latino- americanas se adequam de forma irrestrita às legislações impostas por centros europeus e norte- amercianos que decidem sobre a economia e a política mundiais. Assim, serviços como educação, saúde, comunicação e transportes, além de políticas como a previdenciária são regulados segundo determinações exógenas ao país. d) A economia europeia fortaleceu-se no período da globalização. Alicerçada na moeda única, na produção industrial e na dinâmica agrícola, a economia grega é uma das que mais cresce e se destaca por ter passado incólume pela crise financeira que assolou o mundo a partir de e) A técnica, a ciência e a pesquisa aplicada tornaram-se grandes forças produtivas do mundo globalizado, capazes de produzir objetos técnicos de vida útil reduzida. Patrocinadas pela iniciativa pública e privada, elas envolvem o planeta e criam condições para produção e disseminação da sociedade de consumo.

34 09. H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. (Ueg 2012) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto.

35 Com relação a esse tema, é correto afirmar: a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras. b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas. c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres. d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.

36 Transformações técnicas e tecnológicas e o espaços rural FORMAS: -A REVOLUÇÃO VERDE; -AROINDUSTRIALIZAÇÃO; -AGRONEGÓCIO; -INSUMOS E MAQUINÁRIOS.

37 Transformações técnicas e tecnológicas e o espaços rural CONSEQUÊNCIAS: -SUBORDINAÇÃO DO CAMPO À CIDADE; -DESEMPREGO E SUBEMPREGO; -PROBLEMAS AMBIENTAIS -CONCENTRAÇÃO PRODUTIVA; -DESVALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

38 Transformações técnicas e tecnológicas e o espaços urbano FORMAS: -INDUSTRIALIZAÇÃO; -EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO; -NOVOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO; -CONSUMISMO.

39 Transformações técnicas e tecnológicas e o espaços urbano CONSEQUÊNCIAS: -HOMOGENIZAÇÃO DOS CENTROS URBANOS; -DIVERSIDADE DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS -NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS; -DESIGUALDADES; -MACROCEFALIA

40 10. H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

41 A crítica feita nos quadrinhos se relaciona com uma contradição do capitalismo globalizado, o qual se caracteriza simultaneamente por: a) elitização do acesso digital – popularização das mídias alternativas b) requinte dos sistemas produtivos – declínio dos regimes democráticos c) manipulação dos padrões técnicos – simplificação dos métodos de gestão d) consumo de produtos sofisticados – exploração da força de trabalho fabril

42 11. H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. (Uepb 2013) Observe o mapa:

43 Ocupação dos meios físicos AMAZÔNIA: MADEIREIRA, BARRAGENS, PECUÁRIA, MINERAÇÃO; CERRADOS: AGROINDÚSTRIAS, PECUÁRIA, LENHA; CAATINGAS: QUEIMADAS, LENHA, DESERTIFICAÇÃO MARES DE MORROS: URBANIZAÇÃO, INDÚSTRIA, CAFÉ, AÇÚCAR ARAUCÁRIAS: MADEIREIRAS, URBANIZAÇÃO, INDÚSTRIA PRADARIAS: AGROPECUÁRIA

44 O espaço que antes acolhia gramíneas, árvores retorcidas de casca grossa, de copas fechadas e baixas, de repente muda de cenário com a expansão da fronteira agrícola. A nova paisagem passa a mostrar uma vasta plantação agrícola, fruto de uma agricultura mecanizada e da criação de animais. Esse espaço geográfico foi descaracterizado do seu potencial natural pela ação do homem.

45 PaisagemCultura Agrícola a)CaatingaCafé b)CerradoSoja c)Mata dos CocaisMilho d)Mata AtlânticaCana de Açúcar e)AmazôniaFeijão

46 12. H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

47 Conclui-se que a) as formas de organização do espaço consideram a dinâmica natural das áreas de várzeas e de terra firme. b) os aspectos da poluição das águas, como o depósito de resíduos sólidos, são de responsabilidade da população do entorno. c) o modo de vida ribeirinho apresenta resistência diante da pressão da modernização urbana. d) a população urbana encontra diferentes formas de adaptação na adversidade do ambiente urbano. e) o contraste de formas revela as desiguais condições de vida da população da cidade.

48 13. H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

49 Tecnologias com os impactos sócioambientais AUTOMÓVEIS: -CONGESTIONAMENTOS -POLUIÇÃO DO AR FÁBRICAS: -LIXO,USO DOS RECURSOS,POLUIÇÃO DO AR. INSUMOS AGRÍCOLAS; -CONTAMINAÇÃO -PRAGAS ELETRÔNICOS: -LIXO BIOCOMBUSTÍVEL -ALIMENTAÇÃO,DESMATAMENTOS USINAS -HIDRELÉTRICA:INUNDAÇÕES -TERMELÉTRICAS:POLUIÇÃO DO AR -NUCLEAR:ACIDENTES, LIXO ATÔMICO

50 A análise da ação e do diálogo das personagens demonstra que a) não existe legislação brasileira específica para a conservação das florestas nas propriedades privadas. b) a economia verde impede a implantação de modelos econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável. c) a implantação de áreas de reflorestamento sem fins econômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental. d) a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade. e) a destruição das florestas reflete a tendência antagônica entre o crescimento econômico e a conservação ambiental.

51 13. H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. (Ufsm 2013) A charge evidencia a exploração dos recursos naturais pela sociedade

52 Função dos recursos naturais ÁGUA: USO, POLUIÇÃO SOLO: DESERTIFICAÇÃO FLORESTAS: DESMATAMENTO MINÉRIOS E PETRÓLEO -CONSUMO E POLUIÇÃO

53 É correto, então, afirmar: a) Os recursos naturais são regulados pela natureza e somente podem ser repostos ou reproduzidos por ela. b) A relação entre as sociedades e a natureza é mediada pelo desenvolvimento técnico que incorpora novos recursos, transformando elementos da natureza em recursos naturais. c) As técnicas criadas para transformar a natureza em recursos torna o homem dependente de áreas geográficas restritas. d) Em alguns recursos naturais não renováveis, como o solo, a reposição de elementos minerais ocorre num processo que demanda um tempo tão longo que só pode ser contabilizado em escala geológica. e) A natureza é um conjunto de elementos transformados pelo homem, ou seja, natureza e recursos naturais são sinônimos.

54 H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. (Uern 2012) Analise atentamente a charge

55 PROBLEMAS AMBIENTAIS ATMOSFERA; BIODIVERSIDADE; SOLO; ÁGUA; LIXO; CIDADES; CAMPO. ads not by this site

56 Vivemos em um mundo em constante modificação para sempre atender às necessidades de nós, humanos. Mas o meio natural paga um preço caro por esse avanço desodernado da sociedade dita moderna. Após analisar a charge, pode-se concluir que o problema ambiental representado está relacionado à(ao) a) fenômeno de ilha de calor. b) poluição hídrica. c) aquecimento global. d) chuva ácida.


Carregar ppt "01. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google