A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho - Energia Definição de trabalho. Definição de Energia Cinética. Relação entre trabalho e energia cinética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho - Energia Definição de trabalho. Definição de Energia Cinética. Relação entre trabalho e energia cinética."— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho - Energia Definição de trabalho. Definição de Energia Cinética. Relação entre trabalho e energia cinética.

3 Trabalho

4

5

6

7

8

9 Trabalho Realizado por uma Força Gravitacional.

10 Trabalho Total

11 Trabalho devido a uma força variável.

12 Caso Especial - Mola

13 Algumas Considerações

14 Trabalho em uma Curva

15 Exemplo

16 Energia Cinética – aceleração constante Somando as equações acima:

17 Relação Trabalho -> Energia – Caso Geral

18

19 Potência Algumas vezes desejamos saber quanto trabalho estamos realizando por unidade de tempo. Algumas vezes desejamos saber quanto trabalho estamos realizando por unidade de tempo. Em um carro, por exemplo, é importante saber o quanto a força de seu motor pode provocar de deslocamento em um dado intervalo de tempo. Em um carro, por exemplo, é importante saber o quanto a força de seu motor pode provocar de deslocamento em um dado intervalo de tempo.

20 Potência Se a força for constante no intervalo dt:

21 Energia Potencial Energia = Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho... Potencial= Virtual, possível.

22 Definição Física Energia Potencial = Em todos os sistemas em que só agem forças conservativas a variação da energia potencial é igual ao trabalho exercido sobre o sistema. tp = P. d = P. h = m g h

23

24 Mais sobre Forças Conservativas O trabalho resultante realizado por uma força conservativa sobre uma partícula que se move ao longo de qualquer percurso fechado é igual a zero. Conseqüência: O trabalho realizado por uma força conservativa sobre uma partícula em movimento entre dois pontos independe do percurso seguido pela partícula. Se F = F(r ):

25 Demonstração I II

26 E...

27

28 Brincando com Definições

29 Quando uma força conservativa atua sobre o sistema ela transfere energia entre a energia cinética e a energia potencial do sistema. Pergunta: Isto vem de uma propriedade intrínseca da natureza ou da definição de força conservativa?

30 Aplicação importante: Quando a energia mecânica se conserva, podemos relacionar a soma da energia potencial com a cinética em um instante com a soma em qualquer outro instante, sem determinar o trabalho realizado pelas forças envolvidas.

31 Trabalho Realizado por uma Força Externa Uma força externa ao sistema PODE alterar a energia mecânica deste sistema.

32 Se o sistema for composto de um bloco sendo arrastado com velocidade constante sobre uma mesa, tomemos o bloco como sistema: Em um caso mais genérico: Um bloco aumentando de velocidade e subindo uma rampa:

33

34 Leitura de uma curva de energia potencial.

35

36

37


Carregar ppt "Trabalho - Energia Definição de trabalho. Definição de Energia Cinética. Relação entre trabalho e energia cinética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google