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História da L'Oréal: 1907 - Eugéne Schueller foi o cientista e fundador do grupo L'Oréal: - Descobriu a fórmula, baseada num novo componente químico,

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Apresentação em tema: "História da L'Oréal: 1907 - Eugéne Schueller foi o cientista e fundador do grupo L'Oréal: - Descobriu a fórmula, baseada num novo componente químico,"— Transcrição da apresentação:

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2 História da L'Oréal: Eugéne Schueller foi o cientista e fundador do grupo L'Oréal: - Descobriu a fórmula, baseada num novo componente químico, que desenvolveu, na cozinha de seu apartamento. Uma nova fórmula sintética de coloração para cabelos, que ele chamou de Auréole. - Foi a primeira tentativa bem-sucedida de desenvolvimento de uma coloração para cabelo seguro. Começando a fabricar e fornecer seus produtos, sendo vendidos para os mais chiques e sofisticados salões de cabeleireiros de Paris - -Em 1909 registou a empresa com o nome de Société Française de Teintures Inoffensives por Cheveux, que depois viria a ser chamada de LORÉAL.

3 -Após a guerra, uma era nova abre-se. No mundo inteiro, as mulheres trabalham, ganham o seu dinheiro, cuidam de si, e não querem mais que os seus cabelos cinzentos mostrem a sua idade. As colorações L´Oréal tornam-se num sucesso, mesmo para além das fronteiras francesas: a Itália em 1910, a Áustria em 1911, a Holanda em 1913, mas também os Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra, o Brasil…etc - O pioneiro da publicidade Eugène Schueller cria acontecimentos para promover e inventa novas técnicas publicitárias. Em 1931, tem a ideia de utilizar uma facha que abrange a frente do edifício parisiense como painel de afixação gigante para a loção capilar O' Cap. - Em 1932, enquanto que a propaganda radiofónica esta nos seus começos, e que os anúncios são lidos sobre o ecrã sonoro, ele é o primeiro a fazer difundir um comunicado cantado em vez de um comunicado falado. A canção publicitária nasceu. De acordo com Eugène Schueller, há dois tipos de publicidade: a publicidade de ataque que deve criar a curiosidade, a publicidade de rendimento que deve criar a obsessão.

4 -A higiene é o grande combate Eugène Schueller. Em vez de dirigir-se aos pais que é necessário lavar-se, tem a ideia de dirigir-se directamente às crianças. Lança grandes campanhas de sensibilização nas escolas primárias:os Dias das Crianças Limpos. Ao programa: lição de higiene, jogos educativos para tornar lúdica a limpeza corporal, distribuição de champôs Dop e savonnettes Monsavon. As crianças baby-boom devem sentir bom! - Na década de 50 a empresa investe na formação de uma equipa especializada composta por mais de 100 químicos para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos nas áreas de dermatologia, cosmética e tratamento capilar. - Em 1957 com a morte de Eugène Schueller, François Ladrilho deu um novo impulso à empresa, vai efectuar uma política de aquisição orientadas, para alargar as posições do grupo, em novos ofícios e novos circuitos de distribuição; desenvolver a investigação, expandir-se pelo mercado de produtos cosméticos de " massa" vendidos nas grandes lojas, nas lojas populares, nos supermercados…, é a primeira abertura para atingir o grande publico. Em 1963 Consagração de um desenvolvimento espectacular e sólido, o Grupo L'Oreal torna-se cotado na bolsa de Paris e pode assim beneficiar de novos recursos financeiros

5 Actualmente a L'Oréal é uma empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em França, especializada em produtos para cabelos (champôs e colorações), perfumes, protectores solares e produtos dermatológicos. Actuando em 130 países, a L'Oréal é líder global em cosméticos. Tendo rendimento de mais de milhões de euros, possui 290 subsidiarias, 42 fábricas e cerca de funcionários de 100 nacionalidades diferentes.

6 Quatro divisões que englobam as marcas pertencentes a L'Oréal : -Divisão de Produtos de Grande Público: L'Oréal Paris (Elvive, Elnett, Studio Line, Ombrelle, Body Expertise, Dermo Expertise, Kids, Men Expert...), Garnier (Fructis, Ambre Solaire, Skin Naturals...) e Maybelline (Gemey, Colorama); -Divisão de Produtos Profissionais: L'Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix; -Divisão de Produtos de Luxo: Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Cacharel, Paloma Picasso e Guy Laroche; -Divisão de Cosmética Activa: Vichy e La Roche-Posay.

7 As principais evoluções da L´Oréal -Em 1973 Tomada de controlo dos Laboratórios farmacêuticos Synthélabo, sendo um pioneiro da indústria farmacêutica Francesa. Esta aquisição permite ao grupo assegurar o seu desenvolvimento no domínio dermatológico e dermofarmáceutico. - Surgimento da primeira linha de cuidados especialmente concebida para os homens. Pioneiro em 1985, Biotherm homem (adquirida em 1970) é hoje líder do cuidado masculino em mais de 70 países.

8 & Em 1974, a L'Oréal assina um acordo com Nestlé criando: Um Centro Internacional de Investigações Dermatológicas (CIRD):As suas missões melhorar os conhecimentos sobre a fisiologia da pele e o seu envelhecimento. Os Laboratórios Galderma (1981) tem por vocação desenvolver e comercializar sobre todos os continentes soluções médicas na dermatologia, para tratar as doenças da pele, dos cabelos e as unhas. Este acordo, que favorece a estabilidade da acção do grupo, facilita igualmente o desenvolvimento internacional da L´Oréal sobre certos mercados - nomeadamente o Japão, futuro ponto da expansão da LOréal na Ásia.

9 -François Ladrilho cria em 1973 um laboratório de investigação no Japão como missão estudar a pele e o cabelo para oferecer aos consumidores japoneses produtos desenvolvidos especificamente para as suas necessidades A beleza em venda directa: o Clube dos Inventores de Beleza, L'Oréal ataca-se a um novo circuito de distribuição: a venda a distância. -Em 1989, a L'Oréal é membro do programa Parceria Europeia para Abordagens Alternativas aos testes em animais, uma cooperação inédita entre sete sectores da indústria e a Comissão Europeia com o objectivo de fazer progressos significativos na substituição, redução e refinamento do uso animal.

10 -L'Oreal Brandstorm (1992) é lançado: L'Oreal inventa business gama, trabalhando sobre um caso (quase) real, é na pele de directores marketing que os jogadores entram em competição. Posteriormente surgiu e-strat challenge(2001): foi o primeiro jogo em linha da L´Oréal um síte Internet onde se entra na pele de um gerente de uma empresa de cosmético virtual. Estes jogos tornaram-se num instrumento-chave de recrutamento para o Grupo. - L´Oréal Israel Presente no Israel desde 1983, L'Oréal fortalece a sua posição criando uma sucursal em Israel em À conquista da Índia Até ao início dos anos 90, numerosos regulamentos em certos países da Ásia proibiram as implantações estrangeiras. A L'Oréal foi o primeiro grupo cosmético internacional a ver-se atribuído pelo governo indiano em 1994 o estatuto de sucursal a 100%, L'Oréal consolida a sua presença neste país em pleno crescimento.

11 -Em 1998 Lançamento do programa internacional L'Oréal Unesco para as Mulheres e a Ciência, L'Oreal lança com a UNESCO parceria para recompensar e apoiar as mulheres na área científicas de elevado nível sobre os cinco continentes. - L'Oreal publica a sua carta ética Em Fevereiro de 2000, agrupando os seus valores e princípios de acção, foi entregue ao conjunto dos Colaboradores do Grupo através do mundo.

12 L'Oréal compromete-se para o Desenvolvimento sustentável L'Oréal junta-se World Business Council for Sustainable Development, uma associação internacional independente presente em mais de 150 sociedades, com grandes saídas nos sectores industriais. A sua vocação: incentivar as trocas de avaliação inter-empresas em matéria ambiental. Em associação com Nestlé, L'Oréal entra no mercado dos complementos nutritivos criando Innéov. Nascido de uma sinergia entre a Investigação da L'Oréal procura da Nestlé (bioassimilação, estabilidade dos ingredientes nutritivos), a marca apoia-se sobre uma ruptura científica, para desenvolver este mercado em pleno crescimento.

13 Inauguração de uma fábrica ultramoderna na Índia. Objectivo: alimentar o mercado indiano de produtos que respondem aos padrões de qualidade L'Oréal. -O compromisso da L´ Oréal em prol da diversidade dos seus colaboradores, cliente, fornecedores e os modelos de beleza foi a primeira empresa a ganhar o Diversity Liderança Award concedida pela organização Diversity Best Practices. - Criação da Fundação L'Oréal Após anos para promover as mulheres de ciências, compromete-se na prevenção da SIDA e a promoção da sócio-estética para apoiar as mulheres atingidas de cancro, L'Oréal cria a sua Fundação de empresa. Esta deu-se três missões: incentivar a educação, promover a investigação científica e ajudar as pessoas fragilizadas.

14 A politica de segurança, saúde e meio ambiente da L'Oréal (SH&E). A LOréal tem um compromisso com o desenvolvimento, a produção, a distribuição e a venda de produtos inovadores da mais alta qualidade, para ressaltar a beleza e promover o bem-estar. Pesquisa & Desenvolvimento Todos os produtos são baseados em pesquisas científicas intensivas. Na L'Oréal, existe uma política consolidada de colocar 1/3 dos recursos de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa em projectos de pesquisa básica, destinados ao progresso do conhecimento em três disciplinas principais: pele, cabelo e coloração.

15 Avaliação de Segurança -A Divisão Internacional de Avaliação de Segurança utiliza uma abordagem científica multidisciplinar para avaliar a segurança dos produtos, garantindo que este compromisso seja mantido em todas as etapas da vida do produto: -Etapa 1: Revisão das Informações Disponíveis sobre Segurança dos Ingredientes -Etapa 2: Segurança do Ingrediente no Contexto do Produto Acabado

16 -Etapa 3: Aprovação de Concentrações Seguras dos Ingredientes -Etapa 4: Testes de Segurança no Produto Acabado -Etapa 5: Validações de Segurança para o Produto Acabado. -Etapa 6: Lançamento de Produto e Vigilância Pós- Mercado

17 O regulamento em vigor em matéria de avaliação da segurança regulamento (CE) n.º 1907/2006, relativo ao Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de substâncias químicas ( REACh ): Entrou em vigor em Junho de 2007, visando proteger a utilização dos produtos químicos. Impõe avaliar, registar e apresenta a sua utilização à autorização. A L´Oréal apoiou esta legislação a partir de O registo destas substâncias foi finalizado pela L ´Oreal a partir 30 de Novembro de A L´Oreal está doravante numa fase de elaboração dos processos de registo das substâncias e divisão das informações ao seu assunto. Este cuidado transversal toca o conjunto dos sectores da empresa, que lhe dedicou especialmente uma equipa.

18 Directiva Cosmética europeia impõe: a proibição de testar os ingredientes com o propósito de um uso cosmético sobre o animal na Europa a partir de 2009, a proibição de comercializar os produtos cosméticos que contêm matérias primas testadas sobre o animal com o propósito de um uso cosmético a partir de 2009 para a maior parte dos testes, e 2013 para os testes mais complexos (efeitos sistemáticos e de longo termo). A L´Oréal desenvolveu metodologias de avaliação preventiva da segurança que lhe permitem poder responder ao prazo de 2009.

19 Regulamentação Governamental -Além dos testes rigorosos que a L'Oréal realiza para cada produto acabado antes de disponibilizá- lo para a venda, também devem cumprir as exigências governamentais de segurança nos 130 países onde comercializam os produtos. -A L'Oréal sempre cumpre e excede as obrigações legais de segurança dos produtos em todos os países onde os produtos podem ser comprados, sejam estas obrigações dirigidas pela Directriva Europeia de Cosméticos, pela Lei Norte-Americana de Alimentos,.

20 Impactos da globalização - As suas 23 marcas e a sua diversidade está no meio da actividade do L´Oréal. Cada mulher, cada homem são únicos, pela sua idade, a natureza da sua pele e os seus cabelos. A L´Oréal trabalha sobre a cosmética tendo em conta o respeito das diferenças e sobre a sua capacidade de satisfazer estas aspirações graças à variedade das suas marcas. O Grupo conta com 23 marcas à radiação mundial cujos produtos, circuitos de distribuição e os preços são diferentes. A variedade e a complementaridade destas marcas permitem responder cada sensibilidade, à fisiologia e modo de vida. Entre estas marcas mundiais, algumas são de origem europeia, outros de origem americana ou asiática. -A diversidade é um valor fundamental para a L'Oréal. Partindo da grande diversidade de pessoas que compõem as equipes até os produtos desenvolvidos, a diversidade tem sido sempre uma prioridade para a L'Oréal.

21 -A L´Oréal também se vai preocupar com o meio ambiente utilizando indicadores verdes, permitem escolher o montante dos compostos renováveis e os métodos mais respeitosos, a fim de gerir os ingredientes com menos impactos para o ambiente. -Mais de colaboradores na LOréal utilizam os Sistemas de Tecnologia da Informação (TI) todos os dias. A equipe de TI é responsável por todas as partes da LOréal, incluindo projectos para as marcas, as 40 fábricas, a área de Pesquisa & Desenvolvimento, o centro de distribuição, e muitas outras. Suas actividades são vitais tanto o desempenho operacional quanto estratégico. -OS ROSTOS DA L'OREAL - criados no mundo de perfeição e equilíbrio das pesquisadoras da L'Oréal, os produtos ganham notoriedade nas campanhas publicitárias. Cremes, shampoos e perfumes são associados a celebridades que emprestam beleza, carisma e sofisticação a essas campanhas. As marcas do Grupo já foram associadas a celebridades como Scarlett Johansson, Penélope Cruz,Kate Winslet e até Jane Fonda.

22 Quantificação dos impactos Segundo os dados de 2007, as vendas da fabricante de produtos de beleza L'Oréal avançaram 2,6% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo uma amostra de que o sector tem resistido de certa forma à retracção económica mundial. Na análise por segmento, apresentou retracção de procura na divisão de Body Shop, cujas vendas caíram 3,2% no período que vai de Janeiro a Junho. - Os Cosméticos apresentaram avanço de 1% e a divisão de dermatologia cresceu 29,3%. Em relação às vendas por região, na Europa Ocidental e a Europa Oriental as vendas semestrais da L'Oréal caíram, 4,1% e 14,8%, respectivamente. A região que foi a impulsionadora dos resultados foi a Ásia, onde as vendas cresceram 22,5%, seguida da América do Norte (7,7%) e da região África-Pacífico (3,9%)

23 -Promover a inovação sustentável ao integrar os princípios de sustentabilidade nos processos e actividades de P&D foram investidos 560 milhões de euros, 10% das matérias-primas avaliadas sob a nossa Estrutura de Avaliação de Sustentabilidade. -Avaliação de matérias-primas sobre persistência, bioacumulação e toxicidade 95% completa, 90% das espécies de plantas relevantes analisadas de acordo com seu impacto na biodiversidade, 20% do orçamento de Pesquisa Avançada investido em engenharia de tecido para desenvolver pele reconstruída como alternativa aos testes em animais.

24 Meio ambiente -Tem como compromisso, lutar para reduzir o impacto ambiental, usar os recursos com maior eco-eficiência, e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. -Principais dados de 2007, uso de energia reduzido em 4%, uso de água reduzido em 6,8%, emissões de dióxido de carbono de fábricas e armazéns reduzidas em 7%, emissões de dióxido de enxofre reduzidas em 25%, lixo reduzido em 6,2% (excluindo embalagens retornáveis), 54% das fábricas e armazéns não enviam lixo para aterros. Aumento do índice de recuperação, reciclagem ou reutilização de 4% a 95% globalmente.

25 Meio ambiente Objectivos de 2009: Reduzir de 5% o consumo de energia utilizado por produto acabado. Reduzir de 2% as emissões totais de CO2. Reduzir de 3% o consumo de água utilizado por produto acabado nas fábricas. Reduzir de 5% os desperdícios gerados.

26 Meio ambiente Objectivos para 2015 Reduzir de 50% as emissões de CO2. Reduzir de 50% o consumo de água utilizado por produto acabado nas fábricas. Reduzir de 50% os desperdícios gerados por produto acabado

27 impactos: positivo e negativo Positivos: - Diversidade de produtos; - - Líder mundial; - - Forte desenvolvimento em pesquisa e desenvolvimento. Negativos: -Risco ambiental - - impõe o preço dos produtos

28 Qualificação dos impactos : -L'Oréal escolheu fixar à 16 anos a idade mínima de todos os colaboradores, limite que é estabelecido pelas Convenções Fundamentais da organização Internacional do trabalho (OIT). - -Os empregados de 16 para 18 anos beneficiam de uma atenção específica: não podem trabalhar a noite, fazer horas suplementares, manipular máquinas perigosas nem carregar coisas pesadas

29 Em 2009 com o aniversário dos 100 anos, a fundação L'Oréal desenvolveu 100 projectos de solidariedade pelo mundo inteiro. Alguns dos projectos de solidariedade são lutar contra o abandono escolar dos adolescentes oferecendo outras perspectivas profissionais. -A L'Oréal Portugal luta contra o abandono escolar dos adolescentes num bairro social em Lisboa -A L'Oréal indonésia deu-se como missão a promover a ciência nos estabelecimentos secundários desfavorecidos. Renovando e adaptando e oferecendo equipamentos para as salas, oferecendo formação aos professores.

30 Em suma: PROCESSChange?Continuation? IMPLICATIONS Em 100 anos aquisição de 23 marcas Expansão da diversidade das suas marcas MOTIVE POWER (Causes) Posição de liderança do mercado cosméticos Aumento de aposta na qualidade do produto SCOPE Grande aumento de vendas da marca leva a grandes lucros - Grande aposta em marketing. - Expansão a nível mundial IMPACTS Aumento crescente de Produtos de Grande Público, a mais baixo custo, abrangendo assim um leque mais variável de consumidores Devido a querer aumentar a sua diversidade de produtos as ultimas aquisições da L´OREAL são sobre Divisão de Produtos de Luxo

31 Trabalho elaborado por:


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