A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Regional Sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Regional Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Regional Sustentável
Banco do Brasil S.A. Desenvolvimento Regional Sustentável

2 Objetivo Implementar estratégia de atuação junto a comunidades, com foco em atividades produtivas locais, mobilizando agentes econômicos, políticos e sociais, de forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

3 Marco Conceitual Construção de comunidades humanas que buscam atingir um padrão de organização em rede, com característica de interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade.

4 Desenvolvimento Regional Sustentável
Aqui iniciamos a conceituação do que vem a ser Desenvolvimento Regional Sustentável. Para tanto, a apresentação prevê o conceito do termo e demonstra o significado de cada uma das palavras. É importante mostrar o interesse do Banco em dar bastante transparência à proposta de trabalho. Para tanto, precisamos detalhar o significado do DRS.

5 DRS - Conceito “É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades”. Apresenta-se o conceito de DRS, que é consagrado mundialmente. Estamos começando a construir no expectador o conceito de DRS.

6 = Crescimento Econômico
Desenvolvimento = Crescimento Econômico Capitais Dimensões Humano Conhecimento Social Nível organização Natural Condições Físico-territoriais Empreendedor Capacidade de gerar renda Estamos aprofundando a conceituação. Abordamos o primeiro termo “Desenvolvimento”, destacando a diferença do conceito de crescimento econômico. Lembrar que pode haver crescimento econômico sem desenvolvimento. Nosso objetivo é crescer com, necessariamente, desenvolvimento da região e dos produtores diretamente ligados à atividade produtiva. Tudo isso de forma sustentável. Trabalha-se a lógica dos capitais em suas diferentes dimensões. Enaltecer que o desenvolvimento requer ações efetivas nos quatro tipos de capitais abordados.

7 Desenvolvimento Capital + renda + humano + empreendedor + social
É o momento de reforçar a interdependência dos capitais e o círculo virtuoso que se quer desenvolver a partir da integração das ações dos diferentes parceiros envolvidos e comprometidos no desenvolvimento da atividade produtiva escolhida. Assim, poderemos promover os avanços necessários e alcançar a sinergia que nos levará a resultados sempre maiores que a mera soma das partes.

8 Regional Populações com vínculos econômicos, sociais e/ou culturais, com dinâmicas de articulação, interação, cooperação e aprendizagem, que estabelecem um espaço socioterritorial. Enaltecer que o estudo de viabilidade de uma atividade produtiva na ótica da sustentabilidade deve levar em conta, dentre outros aspectos, a sua área de abrangência, a dinâmica social dos intervenientes e o mercado de atuação.

9 Sustentabilidade Economicamente Viável Socialmente Justo
Ambientalmente Correto É o momento de demonstrar os três pilares onde está assentado o conceito de sustentabilidade para o Banco do Brasil. Temos que frisar os aspectos negociais. Eventuais financiamentos devem ser honrados e gerar os benefícios esperados (geração de trabalho e renda, inclusão social, acesso a o crédito, melhor distribuição de renda, desenvolvimento da atividade produtiva, geração de riqueza etc.). É o momento de reforçar o objetivo da promoção da inclusão social e eventual inadimplência, além de destruir poupança nacional, reforçaria o quadro de exclusão, inclusive do mercado financeiro.

10 Concertação Região Atividade Produtiva DRS Empresas Universidades
Cooperativas Governos ONG Associações Sindicatos

11 Arranjos Produtivos Locais Cadeias ou Sistemas Produtivos
Organizações em Rede Aglomerados Arranjos Produtivos Locais Cadeias ou Sistemas Produtivos Adaptação da tipologia do Prof. Carlos Águedo Paiva - Unicamp

12 Regiões Priorizadas Municípios: 101 Famílias: Agências: 45 Funcionários: 98 Municípios: 617 Famílias: Agências: 411 Funcionários: 970 Municípios: 216 Famílias: Agências: 144 Funcionários: 298 2004 Municípios: 953 Famílias: Agências: 611 Funcionários: 1398 2005 Municípios: 1882 Famílias: Agências: 1300 Funcionários: 2617 Bacia do Itabapoana Municípios: 19 Famílias: Agências: 11 Funcionários: 32

13 Atividades Produtivas Cadastradas

14 Monitoramento e Avaliação
Metodologia DRS Sensibilização Identificação da Atividade Formação da Equipe DRS Diagnóstico Plano de Negócios DRS Análise Implementação Monitoramento e Avaliação

15 Resultados Esperados Promover a bancarização Garantir a fidelização
Realizar negócios sustentáveis Proporcionar crédito as atividades geradoras de trabalho e renda Contribuir com a conservação ambiental Melhorar os indicadores de qualidade de vida Promover parcerias e alianças Garantir a perpetuação da empresa Proporcionar o desenvolvimento do País

16 Organizações em Rede Aglomerados
É uma atividade correlacionada numa comunidade, com vínculos frágeis de interação, cooperação e aprendizagem, e pouca sinergia para desenvolver o potencial crescimento competitivo.

17 Operacionalização Avaliação técnica Atividade Produtiva Priorizada
Agência efetua contatos com parceiros Implementação, Monitoramento e Avaliação Plano de Ação DRS Diagnóstico e Plano de Negócios DRS Equipe de Trabalho DRS (todos os parceiros necessários ao processo) Conhecimento da Atividade Concertação Representatividade Replicabilidade Avaliação técnica Conhecimento experiências existentes Envolvimento e participação parceiros Viabilidade e oportunidades Proposição de ações Modular Etapas da Atividade Análise Envolvimento dos atores Precedência das ações Objetivos da ação Público-alvo Definição de responsáveis Acompanhamento Distribuição de tarefas Diversificação Formalização parcerias

18 Organizações em Rede Arranjos Produtivos Locais
São aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, operando em atividades correlacionadas e que apresentam vínculos expressivos de interação, cooperação e aprendizagem.

19 Organizações em Rede Cadeia ou Sistemas Produtivos
São conjuntos de todas as etapas do processo produtivo de um determinado produto ou serviço, realizadas por agentes de Aglomerados Econômicos e/ou Arranjos Produtivos Locais, formando redes complexas com altos índices de articulação, cooperação e aprendizagem, sem limitação territorial.


Carregar ppt "Desenvolvimento Regional Sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google