A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO"— Transcrição da apresentação:

1 CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
TELEAULAS: BALSAS-MA TUTORA: Sílvia Alencar dos Santos CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO BALSAS-MA 2007

2 OFICINA PSICOPEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

3 JUSTIFICATIVA A auto-estima é um fator de grande influência na aprendizagem do ser humano, independente de seu nível escolar. Crianças com dificuldade de aprendizado apresentam baixo nível de auto-estima. Através de participação em oficinas psicopedagógicas a criança é capaz de recuperar sua auto-estima e consequentemente, melhorar seu processo de aprendizagem.

4 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO
Pesquisar abrangentemente a auto-estima, o modo correto de desenvolvê-la através de oficinas psicopedagógicas, bem como sua influência e contribuição no desenvolvimento da aprendizagem escolar. OBJETIVO ESPECÍFICO Evidenciar a influência da auto-estima sobre o aprendizado de crianças que demonstram dificuldades de aprendizagem; Despertar o prazer da aprendizagem nas crianças através da oficina psicopedagógica, superando as dificuldades de aprendizagem. Examinar a contribuição da auto-estima para o rendimento do aluno em sala de aula. Compreender a importância da auto-estima, como auxílio para crianças com dificuldades de aprendizagem; Reconhecer a importância da oficina psicopedagógica como recurso preventivo e terapêutico, facilitador da aprendizagem;

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DIAGNÓSTICO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM - Com o diagnóstico psicopedagógico é permitido um trabalho amplo que abrange desde a intervenção específica e individual, no que se refere aos alunos com problemas, até a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem como tal. A queixa Entrevista com a família Entrevista com a escola Entrevista com o sujeito (aluno) E.O.C.A. (entrevista operativa centrada na aprendizagem) Provas projetivas Provas operatórias Observação lúdica

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
QUE É PSICOPEDAGOGIA - a psicopedagogia objetiva o reconhecimento das capacidades da criança visando retirar o obstáculo que a impede de aprender e demonstra que não há uma relação causa-efeito sobre os fatores que obstacularizam a aprendizagem, mas, sim, há um contexto que envolve o ser aprendente e o “objeto” a ser analisado e compreendido.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O QUE É OFICINA PSICOPEDAGÓGICA - Oficina psicopedagógica é um espaço de trabalho, onde aprendente e ensinante estabelecem um vínculo afetivo especial a uma relação dinâmica onde o conhecimento será construído, compartilhado, vivenciado, significado, mediado. A aprendizagem ocorrerá de modo significativo e os afetos são expressos.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DO AUTO-ESTIMA - É possível perceber o quanto a auto-estima é uma necessidade presente na vida do ser humano, e o quanto ela influi no modo como a criança age em relação a aprendizagem.

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS E ATIVIDADES LÚDICAS - É através das atividades lúdicas dentro das oficinas psicopedagógicas que o aluno se expressa com mais naturalidade, liberando sua auto-estima e conseguindo realizar o que para ele parece impossível, principalmente relacionado ao aprendizado escolar. O jogo como recurso pedagógico

10 METODOLOGIA Os métodos a serem empregados são:
Pesquisas bibliográficas; Entrevistas com professores, direção da escolar e pais; Contato com outros profissionais da área; Fichamento das obras pesquisadas; Acompanhamento na Oficina Psicopedagógica da Escola.

11 CONCLUSÃO DO TRABALHO É necessário que o professor domine a teoria e acredite nela e em seu trabalho, a teoria é fundamental, pois fornece diretrizes, mas não resolve todos os problemas. É importante que o professor tenha consciência que, mesmo embasado numa teoria adequada, ele encontrará crianças que enfrentarão grandes dificuldades, evoluirão devagar e terão necessidade de estender o trabalho dentro da oficina. É necessário levar em conta ainda que a oficina psicopedagógica exige um esforço grande da criança e que, portanto, ela precisa de muito apoio. Não são apenas os aspectos cognitivos que estão em jogo, mas também os aspectos emocionais (ansiedade, frustrações e as angústias), que podem retardar ou bloquear o desenvolvimento.

12 AUTORES PESQUISADOS ABATA, Russell. Auto-Estima: Chave Para a Felicidade: 5ª Ed. São Paulo: Ed. Verus, 2000. ALEXIS, Leontiev. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem: 2ª Ed. São Paulo: Ed. Centauro APOSTILAS de Psicomotora da Universidade Cândido Mendes. Coordenação Geral: Professor Fernando Arduini APOSTILA da Facinter. Fundamentos biopsicossociais do desenvolvimento humano. Paulo Ross. Editora BPEX, Curitiba, 2003. APOSTILAS de Psicologia do desenvolvimento Universidade Cândido Mendes, Coordenação Geral: Prof. Fernando Arduini. BASSEDAS, Eulália, et. Al. Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógica. Ed. Artmed, Porto Alegre, 1996.

13 BORGES, Célio José. Educação Física para o Pré-escolar. Ed
BORGES, Célio José. Educação Física para o Pré-escolar. Ed. Sprint, Rio de janeiro, 1987. COSTA, Auredite Cardoso Psicopedagogia e Psicomotricidade, pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Ed. Vozes, Petrópolis, 2005. CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes: A educação de nossos sonhos: formando jovens felizes e inteligentes. Rio de Janeiro:Ed. Sextante, 2003. DOHME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. FEIL, Iselda Terezinha Sausen Alfabetização – Um desafio novo para um novo tempo. Ed. Vozes, Petrópolis, 1984. FERREIRA, Carlos Alberto Neto. Motricidade e jogo na Infância. Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1995. FORENSE, Jean Piaget. Seis estudos de Psicologia. Universitário, Rio de Janeiro, 1984.


Carregar ppt "CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google