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REOLOGIA DO CONCRETO
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Nome: Arcindo Vaquero y Mayor
: Telefone: (11)
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Órgão oficial, representativo do setor.
As empresas associadas respondem por 80% do mercado. Objetivos: Desenvolvimento Técnico. Apoio a Associados e Construtores. Formação e Aperfeiçoamento.
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Consumo de Concreto m³/ hab x ano
Espanha 2,25 Irlanda 2,24 Estados Unidos 1,14 América Latina 0,14 Brasil 0,13
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NÍVEIS DE TRABALHABILIDADE
Média Sem trabalhabilidade Alta (Flowing) Baixa 7
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BOM concreto convencional…
Mas POBRE adensamento! 8
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Tecnologia de Concreto
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Preenchimento de vazios
Fonte: Grupo Minetti
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GRÁFICO DE COMPOSIÇÃO DE AGREGADOS
100 39% areia + cimento 90 Brita 19 4,8 80 Brita Mistura Cimento - Agregado 70 Curva de referência 63% brita 19 – 4,8 + areia + cimento 24% brita 19 – 4,8 60 PORCENTAGEM RETIDA areia 50 40 37% brita 30 20 10 0, , , , , , , , Fonte: Guia Practica del Hormigon – G. Dreux PENEIRA (mm)
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Classes trabalhabilidade Aplicações recomendadas
ABNT NBR 8953 Classes trabalhabilidade Classe Abatimento Mm Aplicações recomendadas S10 10 < A < 50 Concreto extrudado, vibro-prensado ou centrifugado S50 50 < A < 100 Alguns tipos de pavimentos, de elementos de fundações e de elementos pré-moldados ou pré-fabricados S100 100 < A < 150 Elementos estruturais correntes como lajes, vigas, pilares, tirantes, paredes diafragma com lançamento convencional do concreto S150 150 < A < 220 Elementos estruturais correntes como lajes,vigas, pilares, tirantes, paredes diafragma com concreto lançado por bombeamento S220 > 220 Estruturas e elementos estruturais esbeltos ou com alta densidade de armaduras com concreto lançado por bombeamento, lajes de grandes dimensões, elementos pré-moldados ou pré- fabricados de concreto O concreto auto-adensável deve ser classificado conforme o Projeto 18:
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Classes de resistência de concretos estruturais do grupo I
ABNT NBR 8953 Classes de resistência de concretos estruturais do grupo I Classe de resistência Grupo I Resistência característica à compressão MPa C20 C25 C30 C35 C40 C45 C50 20 25 30 35 40 45 50 Classes de resistência de concretos estruturais do grupo II Classe de resistência Grupo II Resistência característica à compressão MPa C55 C60 C70 C80 C90 C100 55 60 70 80 90 100 Para os concretos do grupo II permite-se, na ausência de Norma brasileira em vigor, adotar os critérios de projeto estrutural de normas internacionais.
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Classe de resistência Resistência característica à compressão MPa C10
ABNT NBR 8953 Classes de resistência de concretos não estruturais Classe de resistência Resistência característica à compressão MPa C10 C15 10 15
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EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO
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EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO
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Dimensão máxima do agregado (mm)
DIÂMETRO MÁXIMO DO AGREGADO E O ABATIMENTO x COMPRIMENTO VERTICAL E HORIZONTAL DA LINHA: Tubulação de D = 125 mm Dimensão máxima do agregado (mm) Comprimento (m) Slump test (mm) vertical horizontal abatimento tolerância 25 40 25 80 ±10 ±10 45 80 19 80 ±20 60 120 19 100 90 180 19 140 ±20 140 260 19 160 ±30 Sujeito a utilizar B0 + B1 Sujeito a utilizar aditivo superplastificante
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO PORQUE BOMBEAR CONCRETO Maior velocidade com economia de tempo e trabalho na distribuição.
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Melhor precisão e eficiência na distribuição do concreto.
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Fluxo constante e homogêneo do concreto garantindo a qualidade da mistura.
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Melhor limpeza e organização na distribuição do concreto.
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Grande confiabilidade e produtividade. Rapidez e segurança no bombeamento e distribuição. Disponibilidade das gruas para execução de outros trabalhos.
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EQUIPAMENTOS Bombeamento e projeção de concreto com agregados máximos de 12,5 mm Concreto de alta qualidade. Concreto auto adensável Baixo custo. Projeção de concreto via úmida Economia de tempo Maior aproveitamento
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EQUIPAMENTOS Bombeamento e distribuição de concreto com mangueira de 90 mm Rapidez na montagem das linhas de distribuição. Bombeamento de concreto com agregados de 19 mm. Facilidade de distribuição Baixo custo de operação Boa relação custo/benefício
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EQUIPAMENTOS Bombeamento e distribuição de concreto em usinas hidrelétricas com tubulação 152 mm Usina Hidrelétrica de Lajeado e Canabrava Bombeamento de concreto com agregados de 50 mm. Bombeamento de concreto transportado com dumper. Bombeamento de concreto com areia artificial.
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BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO
EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Bombeamento do concreto Distribuição do concreto feita com Mastros Circulares de Distribuição.
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BOMBA DE PEQUENO PORTE - REBOCÁVEL
EQUIPAMENTOS BOMBA DE PEQUENO PORTE - REBOCÁVEL
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AUTO BOMBA DE PEQUENO PORTE
EQUIPAMENTOS AUTO BOMBA DE PEQUENO PORTE
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EQUIPAMENTOS AUTOBOMBA MÉDIO PORTE
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AUTO BOMBA DE GRANDE PORTE COM LANÇA
EQUIPAMENTOS AUTO BOMBA DE GRANDE PORTE COM LANÇA
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EQUIPAMENTOS RECORDE DE BOMBEAMENTO
606 m de altura, no Edifício Burj Kalifa, em Dubai
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606 m world record pumping height at Burj Dubai
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MASTRO HIDRÁULICO SEPARADO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO
EQUIPAMENTOS MASTRO HIDRÁULICO SEPARADO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO
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MASTRO SEPARADO MECANICO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO
EQUIPAMENTOS MASTRO SEPARADO MECANICO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO
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Pontos Importantes Finos!!!! Fluidez Montagem e Estanquidade da linha Bombeamentos ascendentes Bombeamentos descendentes
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Impacto do Concreto Auto-Adensável na Construção e na Durabilidade
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CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
Alta Fluidez & Estabilidade
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Menos Mais Trabalhabilidade Concreto Auto-adensável Concreto
Rheodinâmico Concreto Fluído Concreto Reoplástico Menos Mais Trabalhabilidade
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CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
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Resultados com espalhamento de 675 mm
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COMPOSIÇÃO DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
Concreto Normal Concreto Auto-Adensável
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COMENTÁRIOS A pressão sobre as formas é maior no concreto auto-adensável; Revisar a estanqueidade das formas; O efeito de fluidez diminui a partir de 40 minutos após a dosagem do superfluidificante – colocado na obra; A forma de medir a trabalhabilidade é através da versão modificada do slump test – ASTM C143; O concreto é considerado auto-adensável quando o seu espalhamento é de 455 a 810 mm; A estabilidade ou resistência à segregação é conseguida através do aumento da quantidade de finos ou adicionando um modificador de viscosidade.
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Videoclip cedido por Obayashi Corp
EXPERIÊNCIA JAPONESA Motivos iniciais para o Concreto Auto-Adensável Produtividade Seções intensamente armadas Durabilidade do concreto a longo prazo Videoclip cedido por Obayashi Corp
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Vigas mestras protendidas Concreto Auto-Adensável
EXPERIÊNCIA JAPONESA Vigas mestras protendidas Concreto Auto-Adensável
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PRINCIPAIS VANTAGENS TÉCNICAS
Garantia de excelente acabamento em concreto aparente Eliminação de nichos e falhas de concretagens e consequente aumento de durabilidade Aumento das possibilidades de trabalho com formas de pequenas dimensões Não segregação nas partes inferiores das peças
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Concreto vibrado com 175 mm
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Resultado – sem “bicheira”
Concreto comum Concreto Auto-Adensável
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PRINCIPAIS VANTAGENS OPERACIONAIS
Permite bombeamento em grandes distâncias horizontais e verticais com maior velocidade Eliminação do ruido provocado pelo vibrador Permite a concretagem em regiões com grande densidade de armadura Acelera o lançamento do concreto na estrutura Facilidade no nivelamento das lajes Antecipação nas operações de cura
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PRINCIPAIS VANTAGENS FINANCEIRAS
Maior durabilidade das formas Otimização da mão de obra, equipamentos e energia elétrica. Redução do custo de aplicação por m³ de concreto Evita retrabalhos
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Resultados – Único ponto de colocação
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Portas – após fluir 10,7 m
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Formatos complicados
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Passarela I-4 Orlando, Flórida
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BOMBEAMENTO DE BAIXO PARA CIMA
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Concreto Convencional
ESTACAS ESCAVADAS Concreto Convencional Tremie Concreto Auto-Adensável Tremie Debris Debris Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University
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1. Perfurando 3.5 ft (1 m) diâmetro 25 ft (7.6 m) profundidade
Fonte: Prof. Anton Schindler, Auburn University
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2. Colocando tremonha Fonte: Prof. Anton Schindler, Auburn University
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Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University
3. Escavando (4 meses mais tarde) Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University
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Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University
5. Cortando Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University
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EXEMPLOS Componentes de Pontes
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EXEMPLOS Pisos com fibras
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