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Curso Básico de Fisiologia de Vôo. CONTEÚDO CURRICULAR Atmosfera Fisiologia respiratória Hipóxia Disbarismo Pressurização e despressurização Acelerações.

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1 Curso Básico de Fisiologia de Vôo

2 CONTEÚDO CURRICULAR Atmosfera Fisiologia respiratória Hipóxia Disbarismo Pressurização e despressurização Acelerações e aerocinetose Visão e ilusão visual Orientação e desorientação espacial Ruídos e vibrações Ritmo circadiano e sobrecarga autoprovocada

3 Aula 10 Sobrecarga Autoprovocada Sobrecarga Autoprovocada

4 Sobrecarga Autoprovocada Conceito Sobracarga auto-provocada é fatal Fumo Álcool Tóxicos (automedicação) Alimentação Limite Fadiga

5 CONCEITOCONCEITO Sobrecarga autoprovocada é toda ação estressante, provocada pelo tripulante em si mesmo, sobrecarregando seu organismo e diminuindo sua resistência para a atividade aérea

6 SOBRECARGA AUTO-PROVOCADA É FATAL FATAL UMO LCOOL (AUTO MEDICAÇÃO – DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS) ÓXICOSLIMENTAÇÃO IMITE

7 FUMOFUMO O fumo aumenta a concentração de CO no sangue; o CO liga-se à hemoglobina irreversivelmente. Prejuízo do transporte de O 2. A saturação da hemoglobina ao nível do mar é de 95-97%; o fumo pode diminuir esta saturação em 5-10%.

8 FUMOFUMO O limite máximo que o organismo suporta de queda da saturação da hemoglobina é de 85-87%. No indivíduo são isto equivale a pés de altitude. O fumante entra em hipóxia em altitudes mais baixas ( pés).

9 ÁLCOOLÁLCOOL O álcool é um depressor do SNC, responsável por cerca de 16% das causas de acidentes fatais na aviação civil dos EUA. O nível máximo de álcool no sangue é alcançado após uma hora da última dose. O organismo metaboliza cerca de 10 g de álcool por hora. O nível máximo de álcool no sangue é alcançado após uma hora da última dose.

10 ÁLCOOLÁLCOOL A aviação civil dos EUA exige no mínimo 8h entre a última dose e o início da pilotagem. A USAF exige no mínimo 12h entre a última dose e o início da pilotagem. O desaparecimento total dos sintomas, devido ao álcool, se dá entre 12h e 24 h após a última dose.

11 é aquele que acompanha o medicamento, sem ser desejável, porém esperado é aquele que se espera do medicamento AUTOMEDICAÇÃOAUTOMEDICAÇÃO EFEITO PRIMÁRIO OU MEDICINAL EFEITO COLATERAL

12 são aqueles inesperados, imprevisíveis – anafilaxia o que aparece quando se modifica em grau e natureza o efeito desejado ou o colateral de um medicamento, pela interação com outro ou na vigência de alterações orgânicas AUTOMEDICAÇÃOAUTOMEDICAÇÃO EFEITOSINÉRGICO EFEITOS IDIOSSINCRÁTICOS

13 ALIMENTAÇÃO PROBLEMAS: 1.Dietas inadequadas quanto à composição e valor calórico 2.Irregularidade de refeições As dietas para a aviação não pressurizada devem considerar que alimentos que fermentam e produzem gases devem se evitados, ou mesmo aqueles de difícil digestão, que contenham excesso de gordura, frituras, molhos condimentados e bebidas gaseificadas 20 a 30% 70 a 80%

14 APTIDÃO FÍSICA ESTAR EM FORMA é um objetivo perseguido por muitos, mas alcançado por poucos não e estar com o Certificado de Capacidade Física em dia, mas em dia com a saúde significa manter um desempenho físico condizente com a idade e com as exigências da atividade profissional

15 FADIGA É um estado biopsicofísico que leva a uma queda geral de desempenho, podendo gerar perigos na realização de determinadas atividades profissionais. O termo estresse se equivale a desgaste, que em Física ou em Engenharia significa o esforço aplicado em uma estrutura, avaliando o seu desgaste. O desgaste seria o efeito dos estressores sobre a estrutura. ESTRESSE

16 INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO OPERACIONAL QUEDA DA SEGURANÇA DE VÔO QUEDA DA SEGURANÇA DE VÔO FADIGA AGUDA OU CRÔNICA FatoresFisiológicos FatoresOperacionais SobrecargaAutoprovocada FatoresPsicológicos Estresse Queda do Desempenho

17 Duração do trabalhoDuração do trabalho Vôos longos X Vôos curtos c/ muitos pousos e decolagensVôos longos X Vôos curtos c/ muitos pousos e decolagens Aproximações em locais de tráfego intensoAproximações em locais de tráfego intenso Complexidade operacional do aviãoComplexidade operacional do avião Problemas mecânicosProblemas mecânicos Horário do vôoHorário do vôo Atrasos / alterações nas decolagensAtrasos / alterações nas decolagens Escalas apertadasEscalas apertadas Monotonia operacionalMonotonia operacional Relacionamento interpessoalRelacionamento interpessoal FADIGA Fatores Operacionais


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