A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALETES Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALETES Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli."— Transcrição da apresentação:

1 PALETES Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli

2 Vantagens da utilização dos paletes Redução do custo homem/hora; Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo; Rapidez na estocagem e movimentação das cargas. Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem; Diminuição das operações de movimentação; Redução de acidentes pessoais; Diminuição de danos aos produtos; Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação; Uniformização do local de estocagem.

3 Desvantagens da utilização dos paletes Espaços perdidos dentro da unidade de carga; Investimentos na aquisição de paletes, acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga; O peso do palete e o seu volume podem aumentar o valor do frete;

4 Características Número de entradas - São as entradas para os garfos da empilhadeira ou do carro hidráulico. Sem vãos - É quando não tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. Com vãos - É quando tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. Vãos grandes - É quando tem vãos mais espaçados entre as tábuas da superfície do palete. Madeira abaulada - É quando são utilizadas tábuas sem quinas para não ter risco de rasgar a embalagem do produto. Longarinas - Vigas de madeira que servem de apoio para colocar as tábuas que comporão a superfície do palete.

5 Abas laterais - É quando as tábuas passam das longarinas das pontas, visando ter uma sobra para içamento por cabos. Com reforço - É quando no meio do palete e por baixo, tem uma tábua mais larga para reforçar a estrutura, devido ao peso do produto a ser paletizado. Ela é colocada em sentido contrário as tábuas da superfície; mesmo sentido das longarinas. Dupla face - É o palete com tábuas em cima e embaixo, pode ser reversível ou não. Reversível - É o palete que tem a mesma configuração em cima e embaixo, ou seja, o mesmo número e tamanho de tábuas em cima e embaixo. Calço - É colocado na longarina, entre as tábuas para que o palete não fique com nenhuma diferença de apoio na face inferior, para não enganchar ou ferir alguma caixa ou embalagem do palete inferior ou para correr em esteiras automatizadas. Características

6 Palete padrão PBR Introduzido no mercado em 1990 pela Abras e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Objetivo foi criar um palete mais versátil, que atendesse o maior número de segmentos da indústria, sendo economicamente viável;

7 Palete padrão PBR Com a padronização da medida, em 1,00 x 1,20m, e da estrutura de construção, tornou- se economicamente viável a manutenção de estoques de paletes para venda futura; Em 2005, cerca de 40% do total de paletes vendidos pelas empresas credenciadas era no padrão PBR.

8 Configuração do palete padrão PBR Palete quatro entradas, dupla face não reversível; Medidas de 1,00 x 1,20 m; Entradas para empilhadeiras e carrinhos hidráulicos; O custo do palete PBR oscila entre 29 e 34 reais.

9 Fixação da carga no palete Filme Strech; Filme Shrink; Colagem entre as caixas com adesivos diversos, como Hot Melt, Cola PVA Branca, Cola de "tac" permanente ou ainda com adesivos antiderrapantes.

10 A má colocação dos produtos é responsável pela maior parte das avarias na carga. Os maiores problemas são: Carga que excede o tamanho da borda; Carga não fixada, ou fixada inadequadamente; Utilização de paletes disformes, ou misturados, que acabam prejudicando o transporte.

11 A falta de um único padrão internacional para paletes causa um contínuo gasto substancial no comércio internacional. A utilização de um único padrão é dificultada pela grande variedade de necessidades que um palete padrão teria que satisfazer: passagem por portas, encaixe em contêineres padrões, e a possibilidade de baixos custos operacionais. Por exemplo: empresas que já utilizam paletes maiores geralmente não vêem razão em pagar maiores custos de manuseio de paletes menores que podem passar por portas.

12 A - 2 entradas, dupla face reversível, aba lateral para içamento por cabos, uso com empilhadeira. B - 2 entradas, dupla face reversível, quatro longarinas e uso com empilhadeira. C - 4 entradas, longarina com corte, uso com empilhadeira e carro hidráulico. D - 2 entradas, aba lateral para içamento por cabos, uso com empilhadeira e carro hidráulico. E - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, com calço. F - 4 entradas, dupla face reversível, uso com empilhadeira. G - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. H - 2 entradas,uso com empilhadeira e carro hidráulico. I - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, sem peças na face inferior. J - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, com calço. K - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. L - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, face superior sem vão entre as peças. M - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. N - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, face superior com vão grande. O - Mostra o exemplo de Palete com madeiras abauladas (sem quina). Próprio para sacarias, pois evita o rasgamento.

13 Palete de Papelão O Palete de Papelão Ondulado substitui os paletes convencionais com um conjunto de vantagens e qualidade: * Elimina necessidade de tratamento térmico, fumigação e incineração * Ideal para exportação * 100% reciclável * Alta performance no transporte de cargas leves e pesadas * Pesa em média menos de 50% que o palete de madeira * Economia no frete aéreo e marítimo * Superfície totalmente lisa, sem pregos ou farpas * Reduz avarias nas embalagens e é fácil de montar * Modelos e formatos variados Rigesa Escritório de Vendas: Curitiba, PR - Tel :

14 Paletes de Papelão

15 Paletes de Plástico Tel: ou Paletes de plástico são normalmente retornáveis, pois são de alto custo para empresa. Muito usado para armazenagem de cargas em armazéns

16 Palete de Plástico São mais utilizados na Europa do que no resto do mundo; São mais fáceis de serem higienizados - laváveis; São resistentes à odores; Maior vida útil; Menor peso, proporcionando menores custos de transporte e movimentação.

17 Palete de plástico de 1,219 m x 1,016 m x 14 cm, com nove pernas. Pode ser içado por qualquer um dos 4 lados.

18 Paletes de Plástico

19 Paletes de Madeira Paletes são plataformas que ajudam e facilitam o transporte de mercadorias, otimizando o espaço de armazenamento do produto. Os paletes de madeira são os mais utilizados e os mais tradicionais. Por este motivo são os mais acessíveis em termos de custos. Tel :

20 Palete de Aço Tel : (47) Alternativa mais robusta para transporte de cargas. Páletes de aço são mais fortes e resistentes à deformações. São usados para cargas pesadas, cargas com grandes empilhamentos, armazenagem em locais secos por longos períodos, e cargas movimentadas por sistemas logísticos abusivos. São freqüentemente utilizados para munição militar.

21 Formato simplificado - melhor higienização, evita absorção de umidade e elimina a presença de fontes de proliferação de fungos e bactérias. Ideal para atender às necessidades de armazenagem de indústrias de alimentos, indústrias químicas e farmacêuticas, indústrias de móveis, etc. Atende à portaria nº 326 SVS/MS, do Serviço de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Menor custo, maior durabilidade e menor peso, se comparado a qualquer tipo de equipamento similar. Quando utilizado em estante porta-pallets, seu sistema de travamento estampado nos esquis, permite maior segurança minimizando o risco de acidentes. Capacidade estrutural de cargas com pesos elevados.

22 Paletes de Alumínio Paletes de alumínio são mais resistentes do que paletes de madeira ou plástico, mais leves do que os de aço, e resistem ao tempo, deformações e corrosões. São utilizados no frete aéreo, armazenagem externa ou no mar por longos períodos, ou no transporte militar.

23 Palete de Alumínio para transporte aéreo

24 Paletes de Metal

25 Palete de Borracha Tel: (11)

26 Referências consultado em 31/08/2008; consultado em 31/08/2008; consultado em 31/08/2008; consultado em 31/08/2008;

27 Referências


Carregar ppt "PALETES Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google