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2 - Organização Básica na MB A Divisão É a unidade administrativa básica da organização naval. Segundo a Teoria Geral da Administração,a MB adota a estrutura.

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1 2 - Organização Básica na MB A Divisão É a unidade administrativa básica da organização naval. Segundo a Teoria Geral da Administração,a MB adota a estrutura do tipo linear.

2 Organograma clássico de uma OM Comandante Superintendência 1 Departamento 1 Superintendência 2 Departamento 2 ImediatoDivisão

3 2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Ter perfeito conhecimento de todas as áreas de responsabilidade de sua divisão Zelar pela manutenção de material da Divisão Providenciar reparos e pedidos de material Inspecionar assiduamente a Divisão Adestrar o pessoal

4 2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Estabelecer as prioridades diariamente nas fainas rotineiras e demais tarefas Fiscalizar o regresso do pessoal licenciado (livros de parada e regresso de licenciados ) Dar pleno conhecimento de ordens,avisos e resoluções ( leitura do PD e BONO ) Manter acompanhamento em dia do pessoal enfermo (PMI)

5 2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Manter o pessoal da divisão informado acerca das atividades futuras Zelar pela boa apresentação e correção de uniformes do pessoal Ser responsável pela disciplina de sues subordinados (RDM, DGPM-315) Ser responsável pelos lançamentos nas folhas de CR

6 2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Conhecer as Normas sobre nomeação,movimentação,dispensa de serviço,licenças,férias e outros afastamentos temporários (DGPM-310) Conhecer e fazer cumprir as normas sobre Declaração de Dependentes e Beneficiários (DGPM-303) Cumprir todas as disposições da legislação sobre o processo da carreira de praças (PCPM) Estar sempre pronto a emitir conceito e demais informações sobre o pessoal da divisão

7 2.2- Atribuições de um encarregado de divisão Conhecer os seguintes livros : Livro de portaló - controle do quantitativo de pessoal municiado a bordo Livro de controle e entrada de saída de material - entrada de material adquirido e saída provisória de material Livro de quarto – É destinado ao registro cronológico de fatos a bordo e fornecer elementos indispensáveis à passagem de serviço entre oficiais Livro de Contravenções- Usado para lançamento,pelos oficiais,das faltas disciplinares cometidas pelas praças,observadas as instruções vigentes

8 2.3- Rotinas na MB Três categorias de rotina: Normal, domingo e Especial Rotinas Especiais – são elaboradas alterações necessárias à condução dos eventos. O cabo-auxiliar é responsável perante o oficial de serviço,pelo cumprimento das rotinas.

9 2.4- Obrigações e deveres do oficial de serviço Serviço de oficiais - Atribuição dada pelo comandante da OM a determinado oficial,executada por período limitado. O Oficial de serviço é o representante do comandante. Ao assumir serviço, deverá inteirar-se : -Das condições de segurança da OM; -Das ordens do comandante e imediato; -Das fainas e reparos;

10 2.4- Obrigações e deveres do oficial de serviço -Das emb. e viaturas que estão em serviço; -Da situação de pessoal em cumprimento de pena disciplinar; -Tudo quanto possa interessar ao serviço. O oficial de serviço a bordo de navio em regime de viagem,na estação de manobra, denomina-se oficial de quarto.

11 2.5- Principais funções exercidas pelas praças na MB Supervisor Mestre Sargenteante Fiel Contramestre Mestre Darmas Despenseiro Paioleiro Ordenança Rancheiro Encarregado de incumbência

12 2.6 – Organização das atividades administrativas na MB As OM na Marinha,são divididas em dois grupos: Unidades operativas OM de terra Nas unidades operativas, as atividades administrativas são regidas por uma Organização administrativa (OA). Nessas unidades existe também uma Organização de Combate (ORCOMB), voltada para situações de emergência.

13 2.6 – Organização das atividades administrativas na MB Nas OM de terra as atividades administrativas são estruturadas com base em três documentos fundamentais: Ato de criação Regulamento Regimento interno


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