A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios."— Transcrição da apresentação:

1

2 PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios. São invariáveis. 1. Grupo relacional: preposição e conjunção

3 Comprei um presente para você. (preposição) Estudamos bastante para que passemos no vestibular. (conjunção, pois estabelece uma relação de finalidade) PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO

4 Considere as seguintes informações sobre as condições do clima de uma região: Uma frente fria chegará amanhã. A temperatura cairá bastante. O sol aparecerá pouco. Essas três orações podem ser reunidas em uma única frase: Uma frente fria chegará amanhã e a temperatura cairá bastante, porque o sol aparecerá pouco. Em relação às palavras destacadas nessa frase, observe as seguintes indicações:

5 Uma frente fria chegará amanhã (oração 1) e palavra que liga a oração 1 à 2. Conjunção a temperatura cairá bastante. (oração 2 ) porque palavra que liga a oração 2 à 3 Conjunção o sol aparecerá pouco. (oração 3) Considere agora esta outra frase: sujeito Chuva e frio atrapalharão o fim de semana dos gaúchos. palavras de mesma função (núcleos do sujeito) Note que a palavra e não liga duas orações, e sim duas palavras de mesma função. A palavra e também nesse caso é conjunção.

6 Conjunção é a palavra invariável que liga: * duas orações; * duas palavras de mesma função em uma oração. Classificação das conjunções Existem dois mecanismos básicos por meio dos quais duas orações podem se ligar uma à outra: a coordenação e a subordinação. Relações de coordenação Compare as orações de a com as de b: a) O verão começou. As estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2 conjunção b) O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2

7 Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto. Em b, as mesmas orações aparecem ligadas pela conjunção, mas continuam mantendo sua autonomia: a oração 1 não depende da oração 2, nem a 2 depende da 1. são orações independentes um da outra. Orações independentes entre si recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as relaciona classifica-se como conjunção coordenativa. No exemplo anterior, temos, portanto: conjunção coordenativa O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração coordenada oração coordenada

8 As conjunções coordenativas podem estabelecer cinco diferentes relações de sentido entre duas orações coordenadas. Esses sentidos é que determinam a classificação das conjunções. Principais conjunções coordenativasRelação de sentidoExemplos aditivas (e, nem, não só... mas também) soma/adiçãoFez as malas e sumiu da cidade. adversativas (mas, porém, entretanto etc.) oposiçãoFez as malas, porém não viajou. alternativas (ou... ou, ora...ora etc.) opção/escolhaEle ficará aqui ou viajará para a casa dos pais. conclusivas (logo, portanto, por isso etc.) conclusãoEle está de férias, portanto pode viajar. explicativas (porque, que, pois etc.) explicação/justificativaFaça suas malas, porque viajaremos amanhã.

9 Relações de subordinação Observe: Pesquisa revela que maioria da população apóia democracia. oração 1oração 2 Veja que: Na oração 1, temos um verbo de sentido incompleto: revelar; A oração 2 junta-se à oração 1 para completar o sentido do verbo revela. Pode-se dizer, então, que a oração é dependente da oração 1, já que serve para completar-lhe o sentido. Nesse tipo de relação entre orações, emprega-se a seguinte nomenclatura: Oração subordinada – oração dependente de outra. Oração principal – oração à qual se liga uma subordinada. Conjunção subordinativa – conjunção que relaciona uma oração subordinada a uma principal..


Carregar ppt "PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google