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O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta

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Apresentação em tema: "O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta

2 Opção: Discutir o SUJEITO-AUTOR abordando a relação Família-Escola......colocando o dedo em algumas feridas...

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5 FOCO NO CONFLITO

6 COMO NÓS, ESCOLAS E FAMÍLIAS, ESTAMOS NOS VENDO MUTUAMENTE???

7 Duas obras de ficção... Como as Famílias enxergam a Escola...

8 Uma escola da Califórnia adotou normas que exigem dos alunos e dos pais responsabilidade pelas faltas dos estudantes e pelo trabalho de casa. A escola e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares. Decidiram, então, gravar na secretária eletrônica a seguinte mensagem: "Olá! Para podermos ajudá-lo, por favor ouça todas as opções: Como as Escolas enxergam as Famílias...

9 - Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1 - Para insultar os professores - tecle 4 - Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3 - Para dar uma desculpa para seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2 - Para se queixar do transporte escolar – tecle 5

10 -Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos- tecle 6 - Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano - tecle 8 - Para se queixar da alimentação fornecida pela escola – tecle 7 - Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém- tecle 9

11 Mas, se você já compreendeu que este é o mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia! - Se quiser que criemos o seu filho – tecle 0

12 AUTOR AUGÈRE = FAZER CRESCER Referencial comum ESCOLA e FAMÍLIA O que nossos Alunos e Filhos estão fazendo crescer?

13 NOSSOS ALUNOS E FILHOS SÃO AUTORES DE QUÊ???

14 QUE NARRATIVA DE VIDA NOSSOS ALUNOS E FILHOS ESTÃO ESCREVENDO ??? MEMÓRIAPROJETO NARRATIVA DE VIDA

15 SUJEITO SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE AnomiaInversão AnômicaX

16 Considerando-se que as crianças e os adolescentes estão construindo uma identidade e se construindo como sujeitos humanos, a tarefa do educador e da educadora reveste-se de uma importância enorme em nível da subjetividade.(...) Muitas vezes eles são a única pessoa que poderá mostrar ao aluno um outro modelo de ser humano, distinto daqueles modelos que ele, aluno, encontra em família. (...) Em síntese, [o professor e a professora] são agentes subjetivantes. (FERNÁNDEZ, 1998:26).

17 A dificuldade que problematiza a questão está no fato de que este educador, que deve atuar como agente subjetivante, encontra-se, também ele, submetido aos mesmos processos de fragmentação, deslocamento e questionamentos identitários.

18 Incentivar e favorecer que todos, institucional e pessoalmente, busquemos contribuir para a formação do sujeito-autor em nossos alunos, reconhecendo, porém, que nessa construção, vamos construindo o sujeito autor também em nós.

19 A RELAÇÃO ENTRE OS FORMADORES MEDIADA PELOS FORMANDOS... PAIMÃE FILHO ESCOLAFAMÍLIA ALUNO

20 ÁREA PROFISSIONAL Professores, Equipe Técnica e Funcionários ÁREA ESCOLAR Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários ÁREA PEDAGÓGICA Educadores e Alunos Antonio Nóvoa A RELAÇÃO ENTRE OS FORMADORES E A MARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS NA ESCOLA

21 ÁREA PEDAGÓGICA EDUCADORES E ALUNOS É O ESPAÇO ONDE SE CONCRETIZAM AS DIMENSÕES DO TRABALHO DOCENTE

22 DIMENSÕES DO TRABALHO DOCENTE EXPRESSIVO- COMUNICATIVA ESPECIALIDADE TÉCNICO- PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL SUBJETIVIDADE

23 ÁREA ESCOLAR Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários Espaço de discussão do PROJETO EDUCATIVO da Escola: Visão de Homem e de Mundo Modos de realizar a Visão

24 ALGUNS ELEMENTOS QUE PRECISAM SER RESGATADOS E RESSIGNIFICADOS disciplina discere = aprender Disciplina como CONDIÇÃO PARA APRENDER E FAVORECER QUE O OUTRO APRENDA autoridade augère = fazer crescer Autoridade como ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO PARA FAZER O OUTRO CRESCER

25 E AÍ... TEM SAÍDA ??????????

26 REDISCUTIR O PAPEL DA ESCOLA ESCOLA-MESA Pierre Babin

27 REDISCUTIR O PAPEL DA ESCOLA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA AS TROCAS DE SABERES DE TODOS OS QUE CONSTITUEM A COMUNIDADE. Peter Drucker

28 AGENDA MÍNIMA Adequar a cada REALIDADE Construir COLETIVAMENTE Comunicar CLARAMENTE

29 AGENDA MÍNIMA Explicitar, para nós mesmos, como Escola, quais são nossos princípios fundamentais, nossas propostas, normas e regras e traduzir tudo isso numa linguagem que todos entendam, especialmente as Famílias dos nossos Alunos, buscando, ainda, os meios mais eficazes para fazer tudo isso chegar às suas casas.

30 Estabelecer os conceitos de subjetividade e de autoria com os quais a Escola vai trabalhar, fundamentando suas escolhas em bases, não apenas teóricas, mas, especialmente, nos valores contidos em sua Proposta Pedagógica, em sua Missão Institucional e em sua Visão de Pessoa e de Mundo. AGENDA MÍNIMA

31 Identificar os aspectos de sua prática cotidiana que devem ser corrigidos e os que devem ser reforçados, frente a um diagnóstico da realidade da Escola, que tem como referenciais os conceitos e princípios estabelecidos nos itens anteriores. AGENDA MÍNIMA

32 Estabelecer seus referenciais de autoridade e disciplina, deixando-os claros para todos.

33 Definir e apresentar a todos, com clareza, o que cabe aos diferentes atores, nas diferentes áreas de que participam, como modo de contribuir para a formação do sujeito-autor. AGENDA MÍNIMA

34 Abrir espaços para o diálogo entre adultos, como ferramenta de análise das representações mútuas entre Escola, Família e Aluno, com a devida correção das estratégias adotadas por uns e outros na formação do Aluno. AGENDA MÍNIMA

35 Criar espaços e tempos institucionais de formação que favoreçam aos adultos que fazem parceria na Escola, tornarem-se melhores na execução de suas tarefas específicas e daquilo que fazem em conjunto. AGENDA MÍNIMA

36 Encerrando... Materiais estão disponíveis

37 Encerrando... Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer. Paulo Freire

38 Encerrando... Uso a palavra para compor meus silêncios. Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água pedra sapo. Entendo bem o sotaque das águas. Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes.

39 Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas.

40 Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Manoel de Barros


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