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O JOVEM COMO TRABALHADOR DA CASA ESPÍRITA Organizado por Janine Mattar - ES.

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Apresentação em tema: "O JOVEM COMO TRABALHADOR DA CASA ESPÍRITA Organizado por Janine Mattar - ES."— Transcrição da apresentação:

1 O JOVEM COMO TRABALHADOR DA CASA ESPÍRITA Organizado por Janine Mattar - ES

2 A CASA ESPÍRITA

3 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA Na Casa Espírita a tríade Kardequiana tem regime de urgência, pois: é uma escola que nos equipa de informações para o encontro da plenitude; oficina de trabalho onde desenvolvemos aptidões, realizamos experiências, vivenciamos a aprendizagem para sairmos da teoria, da retórica bela e quase inútil, se não tem uma finalidade na prática para a ação. Joanna de Ângelis é uma escola que nos equipa de informações para o encontro da plenitude; oficina de trabalho onde desenvolvemos aptidões, realizamos experiências, vivenciamos a aprendizagem para sairmos da teoria, da retórica bela e quase inútil, se não tem uma finalidade na prática para a ação. Joanna de Ângelis

4 No desempenho de sua função, o centro espírita é, sobretudo, um centro de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e no plano espiritual. O Centro é, portanto, uma casa de serviços e Cultura Espírita. Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra Nada mais triste do que um centro espírita em que alguns se julgam mestres dos outros, quando na verdade ninguém sabe nada e todos deviam colocar-se na posição exata de aprendizes. Herculano Pires

5 Espiritizar Humanizar Qualificar Joanna de Ângelis

6 (...) a humanização virá auxiliar-nos, a qualificação nos dirá que não temos mais o direito de permitir-nos erros, e a espiritização nos alçará à condição de verdadeiros espíritas, mínimas qualidades do homem de Bem, precisamente definidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Joanna de Ângelis

7 O Centro Espírita é uma escola de formação espiritual e moral O Centro Espírita é local de trabalho onde o Homem se reestrutura, despojando-se do "Homem Velho" e transformando-se no "Homem Novo". OCE – FEB

8 O TRABALHO E O TRABALHADOR

9 Trabalho é toda ocupação útil. O trabalho é lei da natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos. (LE - cap. 3, q.674)

10 Nos Mundos Felizes......o trabalho, em vez de ser impositivo, é conquista do homem livre que sabe agir no bem infatigável, servindo sempre e sem cessar. Joanna de Ângelis

11 A Doutrina Espírita se compõe de um conjunto de conhecimentos científicos, filosóficos e morais, além de uma estrutura metodológica. O Movimento Espírita é o conjunto de ações e interações humanas vinculadas à Doutrina Espírita. Embora diferentes entre si, a Doutrina Espírita e o Movimento Espírita estão interligados pelo ESPÍRITA.

12 JOVEM

13 Pesquisa com 7948 alunos, em 48 universidades, que foi conduzida por cientistas sociais da Universidade Johns Hopkins: Perguntados sobre o que consideravam muito importante para eles naquele momento: 16% responderam ganhar muito dinheiro 16% responderam ganhar muito dinheiro 78% afirmaram que era: encontrar um propósito e sentido para minha vida 78% afirmaram que era: encontrar um propósito e sentido para minha vida

14 É importante pensar sobre, sonhar com, e finalmente visualizar o futuro. Joel Barker historicamente pode ser constatado que as maiores realizações das grandes nações do passado e do presente, sempre foram precedidas por grandes visões. Fred Polak historicamente pode ser constatado que as maiores realizações das grandes nações do passado e do presente, sempre foram precedidas por grandes visões. Fred Polak a principal diferença entre estudantes de sucesso e fracassados é que os alunos de sucesso compartilham uma visão profunda e positiva de seus próprios futuros; enquanto os outros estão preocupados em resolver os problemas do cotidiano. Benjamin Singer a principal diferença entre estudantes de sucesso e fracassados é que os alunos de sucesso compartilham uma visão profunda e positiva de seus próprios futuros; enquanto os outros estão preocupados em resolver os problemas do cotidiano. Benjamin Singer

15 O homem não se preocupará com a vida futura senão quando nela ver um objetivo limpo e claramente definido, uma situação lógica, respondendo a todas as suas aspirações, resolvendo todas as dificuldades do presente, e nela não encontre nada que a razão não possa admitir O homem não se preocupará com a vida futura senão quando nela ver um objetivo limpo e claramente definido, uma situação lógica, respondendo a todas as suas aspirações, resolvendo todas as dificuldades do presente, e nela não encontre nada que a razão não possa admitir Allan Kardec

16 O que dizer dos dirigentes de CE que não valorizam o trabalho de juventude e nem se interessam em formar grupos desse tipo, mesmo o centro possuindo uma freqüência considerável de público jovem? São pessoas que ainda não despertaram para o sentido profundo do comportamento doutrinário, que se acreditam insubstituíveis e que à frente de qualquer organização tornam-se donas da entidade. Temem a competição, porque não tem valores de segurança. E receiam que as novas gerações lhe arrebatem o cetro que, transitoriamente, está nas suas mãos. (Divaldo Franco em Palavras de Luz)

17 O que se espera é a reunião de indivíduos, cada qual com suas habilidades e competências, na formação de equipes de trabalho ricas pela diversidade de seus membros, mas com princípios e objetivos comuns. Sê tu aquele que identifica os seus reais recursos e sabe aplicá-los. Joanna de Ângelis

18 Lembremo-nos que... o ser humano é a imagem do seu Criador, por possuir a mesma essência imortal, consequentemente os preciosos dons e recursos que levam à perfeição, competindo-lhe, unicamente, desenvolvê-los e aprimorá-los. Na aparência pode apresentar somente pálidos reflexos deles, no entanto, ao burilar-se, desvelar-se-lhe-ão os inquestionáveis tesouros.

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20 O Juventude Espírita em Ação... JOVEMESPÍRITA Experienciar Auto Conhecimento Orientação e Exemplo Motivação Competências Habilidades Doutrina Espírita

21 A Pedagogia de Jesus Os fundamentos pedagógicos do ensino de Jesus estão na sua concepção do mundo, abrangendo o homem e a vida. PROPOSTA EDUCATICA Comprometida com a transformaçãoComprometida com a transformação Baseada na participação de cada umBaseada na participação de cada um Alicerçada na visão do homem integralAlicerçada na visão do homem integral DialógicaDialógica LibertadoraLibertadora

22 AÇÃO: Desenvolver um programa complementar de atividades de integração do jovem no grupo, na casa espírita, e no movimento espírita, de forma planejada.

23 ALGUMAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS Monitoria jovem Oportunidades de trabalho em diferentes áreas e em diferentes projetos. Na realização de projetos e atividades trabalhadores adultos e ao lado de cada trabalhador adulto, um jovem monitor Laboratórios de Aprendizagem Desenvolvimento de habilidades e competências específicas Projetos Piloto Diretoria Jovem (Experiências ao lado das lideranças da casa espírita)

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25 O JOVEM TRABALHADOR COM A PALAVRA O JOVEM!

26 Porque acredito ser uma forma de melhorar cada vez mais como pessoa e auxiliar os outros a compreender os ensinamentos da doutrina espírita. (13 anos) Pois é um bom trabalho para minha evolução (14 anos) Porque é um mais um meio de poder colocar em pratica o que aprendemos sobre a doutrina, e que outras pessoas também aprendam e pratiquem o bem (19 anos) Uma ótima oportunidade de trabalho, de adquirir verdadeiros conhecimentos, de me dedicar ao trabalho dignificante, dentre tantas outras vantagens de trabalhar no bem. (21 anos)

27 Esses trabalhos me ajudam a criar responsabilidade, me ajudam a ver como é bom ajudar aos outros e que devemos ser prestativos. (15 anos) Significa preenchimento pessoal e espiritual. Significa impulsionamento para o bem de uma forma muito gratificante satisfatória, que nos faz querer mais e mais. (19 anos) É mais uma oportunidade de poder por em prática a Caridade proposta pelo mestre Jesus. É poder contribuir para o fortalecimento da Doutrina e auxiliar os irmãos que recorrem à ela. (19anos)

28 Representa a oportunidade bendita de me alistar nas fileiras dos trabalhadores do bem, contribuindo para a minha reforma íntima e para a regeneração do Mundo (22 anos) Sinto feliz em saber que sirvo de estimulo para jovens que como eu buscam o conhecimento e que muitas vezes sirvo de exemplo para eles continuarem participando. (23 anos)

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30 Vejo presente o futuro, Construído no passado, E o futuro do futuro Sendo agora preparado. Sendo agora preparado. Sebastião Lasneau


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