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ÁREAS TÍPICAS DAS EMPRESAS NO BRASIL: PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DESTACANDO POR ÁREA: ATIVIDADES, PERFIL PROFISSIONAL, VISÃO DA ÁREA A PARTIR DE TGA, NOVA.

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1 ÁREAS TÍPICAS DAS EMPRESAS NO BRASIL: PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DESTACANDO POR ÁREA: ATIVIDADES, PERFIL PROFISSIONAL, VISÃO DA ÁREA A PARTIR DE TGA, NOVA CONCEPÇÃO E PROJEÇÃO DE SUA IMPORTÂNCIA

2 Áreas típicas das empresas no Brasil
“Sendo a organização composta por diversas áreas que juntas ditam a sua vida, não é difícil compreender que o bom funcionamento destas áreas é fundamental. Para tanto elas devem ser coordenadas e controladas, numa perfeita harmonia sendo necessário que se entenda suas respectivas importâncias”. (Araujo, 2004). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

3 Áreas típicas das empresas no Brasil
São elas: Finanças; Gestão de pessoas; Marketing; Operações e logística; Organização; e Tecnologia da informação. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

4 Finanças “Cada empresa pode ser visualizada como um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos”. (Braga, 1989). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

5 Finanças Distingüindo a função financeira da contábil
Basta saber que a contabilidade fornecerá dados objetivos que serão interpretados pela administração financeira. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

6 Finanças Objetivo da administração financeira
Maximizar o lucro gerenciando os riscos, buscando um equilíbrio de interesses entre empresários e administradores da empresa projetando valor ótimo para a empresa no mercado. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

7 Finanças Consequência do objetivo da administração financeira
Passando por todos os níveis e áreas da empresa a função financeira busca recursos financeiros a fim de remanejá- los de forma a buscar a sua otimização. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

8 Finanças Típicos profissionais da área Tesoureiro; e Controller.
Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

9 Finanças Funções do tesoureiro
responsável pelas atividades financeiras da empresa; enfoque mais externo; administração do caixa; e administração das múltiplas atividades de crédito. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

10 Finanças Funções do controller
responsável pelas atividades contábeis da empresa; enfoque mais interno; constantemente preocupado com a rentabilidade; e desenvolve funções de assessoramento. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

11 Finanças Presença dos típicos profissionais
Pequenas empresas: próprio empresário, empreendedor ou um dos sócios é quem comanda a função financeira. (Não existe uma área específica para isso, fazendo este o papel de tesoureiro e controller). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

12 Finanças Presença dos profissionais típicos
Grandes empresas: possuem tanto o tesoureiro como o controller, o que não pode ser considerado um exagero devido a irrelevância de suas diferentes funções. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

13 Finanças Razões que fazem do trabalho de um gestor financeiro algo interessante e desafiador, segundo Myers e Brealey (1992) A importância do Mercado de Capitais; Compreensão do valor; Tempo e incerteza; e Compreender pessoas. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

14 Finanças Na teoria das organizações Exemplo
Abertura de uma marcenaria de “fundo de quintal”. Apoio familiar; Empresa cresce; Necessidade de mais funcionários; e Necessidade de uma área específica para as finanças. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

15 Finanças Nova concepção
A importãncia de se saber analisar “números” neste contexto de mundialização; e Número de companhias norte- americanas que tem investido em outros países, como o Brasil. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

16 Finanças Área fundamental para empresas do séc. 21
“Sabemos bastante acerca do valor dos ativos, mas não sabemos muito sobre as decisões que fazem aumentar esse valor”. (MYERS e BREALEY, 1992). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

17 Finanças Concluindo... Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

18 Gestão de pessoas Meados da década de 70 – surge uma nova ideologia com enfâse na necessidade de um conhecimento amplo da organização. Legislação trabalhista; e Criação do Ministério do Trabalho. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

19 Gestão de pessoas “compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de gestão de pessoas e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades em curto, médio e longo prazo, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças”. (Zouain, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

20 Gestão de pessoas Característica
Considerada área interdisciplinar por abranger assuntos das mais variadas áreas de conhecimento e que afetam a organização como um todo. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

21 Gestão de pessoas Classificação das atividades de Gestão de pessoas, segundo Gil (2001)‏ Suprimento ou Agregação Identificação das necessidades de pessoal; Pesquisa de mercado de gestão de pessoas; Recrutamento (inclui fontes recentes de recrutamento); e Seleção. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

22 Gestão de pessoas Classificação das atividades de Gestão de pessoas, segundo Gil (2001)‏ Aplicação Análise e descrição de cargos (exigindo flexibilização e não “engessamento” dos cargos); e Planejamento e alocação interna das pessoas da organização (inclui ação conjunta com as unidades envolvidas). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

23 Gestão de pessoas Classificação das atividades de Gestão de pessoas, segundo Gil (2001)‏ Compensação ou Manutenção Salários; Benefícios; Carreiras; Higiene e segurança no trabalho; e Relações trabalhistas (inclui sindicatos). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

24 Gestão de pessoas Classificação das atividades de Gestão de pessoas, segundo Gil (2001)‏ Desenvolvimento ou Capacitação Treinamento e desenvolvimento das pessoas da organização; Desenvolvimento e mudança organizacional; e ambas incluem necessário envolvimento das unidades todas na formatação do treinamento e desenvolvimento. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

25 Gestão de pessoas Classificação das atividades de Gestão de pessoas, segundo Gil (2001)‏ Controle ou Monitoração Avaliação de desempenho; Banco de dados; Sistemas de informações gerenciais (específicos e genéricos, ou seja, sistemas gerenciais globais); e Auditoria de gestão de pessoas. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

26 Gestão de pessoas Perfil do profissional
Estar sempre atento as contingências; Saber considerar a cultura organizacional em seus estudos; e Ter exata dimensão do que lhe espera, seguindo o seu trabalho de forma competente. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

27 Gestão de pessoas Na teoria das organizações
A partir da década de 50/60 estudiosos começam a dedicar seus textos ao corpo funcional. Conflitos; Lideranças; Habilidades; Desenvolvimentos; Avaliações; Integração vertical, horizontal; Estilos de gerenciamento; Etc. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

28 Gestão de pessoas Nova concepção Internet; Intranet; e
Outros incrementos tecnológicos. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

29 Gestão de pessoas Área fundamental para empresas do séc. 21
Sendo as empresas formadas por pessoas, não é difícil compreender a importância de saber gerí-las. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

30 Gestão de pessoas Concluindo...
Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

31 Marketing Primeira Onda – Era da produção;
Produção artesanal e baseada na agricultura. Segunda Onda – Era de vendas; e Excesso de oferta. Terceira Onda – Era do marketing. Serviços tão importantes quanto o próprio produto. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

32 Marketing Visão equivocada do marketing
Marketing é propaganda e vendas. Distinção entre vendas e marketing "A venda enfoca as necessidades do vendedor; o marketing, as do comprador. A venda está preocupada com as necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro; o marketing, com a idéia de satisfazer às necessidades do consumidor por meio do produto e toda a gama de coisas associadas com a criação, a entrega e o consumo final". Theodore Levitt, 1990). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

33 Marketing “processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam, que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”. (Philip Kotler, 1974). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

34 Marketing Administração de marketing
“análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores-alvo a fim de atingir objetivos organizacionais” (op.cit. 1974). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

35 Marketing Importância no mundo
“vivemos num mundo onde trabalhamos com clientes cada vez mais exigentes. Portanto, seria inteligente uma empresa mensurar a sua (e a dos clientes) satisfação regularmente, de forma a evitar a perda. Além do mais, não é tarefa fácil conquistar um novo cliente ou mesmo consumidores potenciais. Isto requer todo um esforço de marketing”. (Garcia, 2003). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

36 Marketing Perfil do profissional Conhecimento de... Cliente;
Produto; e Volatilidade do mercado. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

37 Marketing Perfil do profissional Responsabilidade sobre...
A avaliação de oportunidades de mercado e da capacidade e recursos da empresa ; O posicionamento do produto; A determinação do marketing mix; e A implementação e controle dos programas de marketing. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

38 Marketing Marketing mix
“conjunto de ferramentas por intermédio das quais se pode obter um melhor ajustamento entre a oferta que a empresa faz ao mercado e a demanda existente (ou não).” (Araujo, 2004). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

39 Marketing Marketing mix Composição: “os 4 Ps”. Produto; Preço;
Praça; e Promoção. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

40 Marketing Na teoria das organizações Exemplo
Área política em eleições. “sempre que existir uma relação de troca, no sentido amplo, haverá a possibilidade de aplicação da tecnologia de marketing”. (Las Casas, 1997). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

41 Marketing Nova concepção
“Num mundo rápido e flexível as empresas precisam estar abertas a adaptações, flexibilizações, motivadas por mudanças constantes do ambiente. E esse ambiente pode estar muito próximo a empresa ou num ponto qualquer do... planeta”. (Araujo, 2004). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

42 Marketing Área fundamental para empresas do séc. 21
“vivemos na era da informação, elemento fundamental para o sucesso empresarial e adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular as informações, mas sim de saber interpretá-las e utilizá-las adequadamente e de forma criativa”. (Samara, 1994). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

43 Marketing Concluindo... Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

44 Operações e logística Antes da década de 50 – Período letárgico;
Mercados restritos e tranquilos. Entre as décadas de 50 e 70 – Período de decolagem; e Distribuição física em evidência. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

45 Operações e logística Além da década de 70 – Período de semimaturidade. Princípios básicos trazem benefícios às empresas. Contexto: Alterações nos padrões e atitudes da demanda de consumidores; Pressão por custo nas indústrias; Avanços da tecnologia de computadores ; e Influências do trato com a logística militar (experiência militar). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

46 Operações e logística “A logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (Pozo, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

47 Operações e logística Atividades que compõem o fluxo de um produto, segundo Lambert, Stock e Vantine (1998)‏ 1) Serviço ao cliente; 2) Processamento de pedidos; 3) Comunicações de distribuição; 4) Controle de inventário; 5) Previsão de demanda; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

48 Operações e logística Atividades que compõem o fluxo de um produto, segundo Lambert, Stock e Vantine (1998)‏ 6) Tráfego e transporte ; 7) Armazenagem e estocagem ; 8) Localização de fábrica e armazéns/depósitos; 9) Movimentação de materiais; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

49 Operações e logística Atividades que compõem o fluxo de um produto, segundo Lambert, Stock e Vantine (1998)‏ 10) Suprimentos ; 11) Suporte de peças de reposição e serviço ; 12) Embalagem ; 13) Reaproveitamento e remoção de refugo ; e 14) Administração de devoluções . Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

50 Operações e logística Perfil do profissional
Missão: “colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível”. (Ballou, 1995). Característica: possuidor de habilidade para conduzir esse nível de integração, sistêmica em sua plenitude. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

51 Operações e logística Na teoria das organizações
Intermediador entre finanças e marketing. “a logística é uma arma que se mal administrada pode “ferir” a própria empresa. Mas, se bem administrada, trará valores inestimáveis”. (Araujo, 2004). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

52 Operações e logística Nova concepção
“À medida que a economia continue seu deslocamento da manufatura para serviços, haverá maiores oportunidades para adaptar os atuais princípios e conceitos logísticos para empresas que produzem e distribuem serviços ao invés de produtos tangíveis. Isto não apenas alargará o escopo da logística como também enriquecerá os conceitos nos quais ela se baseia”. (BALLOU, 1995). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

53 Operações e logística Área fundamental para empresas do séc. 21
À medida que “estudar as formas de como a administração pode obter cada vez mais eficácia/eficiência em seus serviços de distribuição a seus clientes e consumidores. Isto permite, que as empresas tenham a possibilidade de reduzir custos e, conseqüentemente, aumentar sua competitividade diante dos concorrentes, nesta nova realidade de mercado globalizado, em que fatores como redução de custos são primordiais para a continuidade das empresas”. (Ching, 1999). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

54 Operações e logística Concluindo...
Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

55 Organização Antes da década de 90 Além da década de 90
Existia uma unidade específica denominada O&M (Organização e Métodos) ou, mais modernamente, OSM (Organização, Sistemas e Métodos). Além da década de 90 Em muitas empresas a unidade é extinta e suas funções passam a fazer parte de todas as áreas. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

56 Organização “Era uma unidade (assessoria, departamento, gerência, superintendência, entre outras nomenclaturas) que tinha a responsabilidade ou de realizar esses estudos ou promovê-los junto as demais unidades objeto de estudos organizacionais”. (Araujo, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

57 Organização Mérito: Mostrou a importância de se saber como estabelecer um conjunto de etapas que conduzem à análises organizacionais como: as relacionadas com a estrutura organizacional ; as de tecnologias de gestão organizacional; as de análise de processos críticos; as de análise da distribuição integrada do trabalho; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

58 Organização Mérito: Mostrou a importância de se saber como estabelecer um conjunto de etapas que conduzem à análises organizacionais como as de: análise de lay-out; elaboração e análise de manuais de funcionamento; e meios e modos de implantar, acompanhar, ajustar os movimentos de mudanças na organização. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

59 Organização Perfil do profissional
Difícil traçar, pois a especialidade quase que inexiste. Segue o perfil dos demais profissionais, mas possui a obrigatoriedade de conhecer as demais áreas da organização não apenas superficialmente. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

60 Organização Características do consultor organizacional, segundo Oliveira (1999)‏ Deve abraçar inovações; Possuir pensamento estratégico, ser um agente de mudanças e ser intuitivo; Saber trabalhar em equipe; Ter capacidade de resolução de conflitos; e Ter visão abrangente com focos corretos de abordagem . Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

61 Organização Na teoria das organizações
Organização inconformista é “aquela que visa a construir capacidades individuais para o desenvolvimento de conhecimentos revolucionários que criem uma vantagem competitiva auto- sustentável para a organização no mercado onde atua”. (Campos, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

62 Organização Na teoria das organizações
Gestão e Organização Horizontal (Estrutura e Gestão Horizontal e em rede), uma nova tendência. Próximo desaparecimento da estrutura hierárquica verticalizada. Necessidade de máxima rapidez no processo decisório e competência na tomada de decisões. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

63 Organização Gestão e Organização Horizontal (Estrutura e Gestão Horizontal e em rede)‏ Sugestões para revitalizar a empresa, segundo Frank Ostroff (1999)‏ Processos críticos são fundamentais; Aponte proprietários(as) (owners) de processos; A base estrutural é formada por equipes; O (quase) fim da hierarquia; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

64 Organização Gestão e Organização Horizontal (Estrutura e Gestão Horizontal e em rede)‏ Sugestões para revitalizar a empresa, segundo Frank Ostroff (1999)‏ A forte presença do empowerment; Ênfase em Tecnologia da Informação (TI); Profissionais mais a competência diversificada ; Pensar, ousar, enfrentar desafios, agir e intuir; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

65 Organização Gestão e Organização Horizontal (Estrutura e Gestão Horizontal e em rede)‏ Sugestões para revitalizar a empresa, segundo Frank Ostroff (1999)‏ Metamorfose das funções específicas; Feedback e mensuração das atividades e projetos; e O impossível é possível: transformações na cultura organizacional . Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

66 Organização Nova concepção
“O ato de organizar implica em conhecer a organização de forma abrangente. E essa é uma das alterações significativas na moderna, atual visão das organizações”. (Araujo, 2004). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

67 Organização Área fundamental para empresas do séc. 21
A atual visão das organizações é obrigatoriamente abrangente, sistêmica, global; logo, fica fácil entender a importância da atividade de organizar os segmentos de forma que se tenha um todo unificado: a empresa. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

68 Organização Concluindo...
Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

69 Tecnologia da Informação
Evolução simplificada da tecnologia da informação Antes: Centro de Processamento de Dados (CPDs)‏ Depois: (agora): Tecnologia da Informação (TI)‏ (Help Desk, Banco de Dados, Service Desk, Redes)‏ Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

70 Tecnologia da Informação
Evolução simplificada da tecnologia da informação Pontos imutáveis, segundo Foina (2001): discrepância entre a tecnologia e a cultura tecnológica dos usuários ; incapacidade das áreas de informática em atender às demandas de informações das empresas no ritmo e velocidades desejadas; e vertiginosa velocidade de obsolescência da tecnologia na área. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

71 Tecnologia da Informação
“pode-se conceituar a Tecnologia da Informação como recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”. (Rezende e Abreu, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

72 Tecnologia da Informação
Cuidados para se manter o fluxo de informação adequado Definir conceitualmente os termos e vocábulos usados na empresa; Estabelecer o conjunto de informações estratégicas; Atribuir responsabilidades pelas informações; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

73 Tecnologia da Informação
Cuidados para se manter o fluxo de informação adequado Identificar, otimizar e manter o fluxo de informações sempre operantes com agilidade e segurança, independentemente de pessoas ou de situações favoráveis; Mecanizar os processos manuais; e Organizar o fluxo de informações para apoio às decisões gerenciais. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

74 Tecnologia da Informação
Ferramentas disponíveis para se manter o fluxo de informação adequado, segundo Rezende e Abreu (2001)‏ Hardware e seus dispositivos e periféricos; Software e seus recursos; Sistemas de telecomunicações; e Gestão de dados e informações. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

75 Tecnologia da Informação
Fatores que comprovam a importância de sua gestão: Segundo Venkatraman (1997)‏ Existe um uso crescente da TI para integrar os processos de negócios com fornecedores e clientes; Os executivos de negócios esperam um maior valor dos investimentos feitos em TI; e Existem mudanças fundamentais no mercado externo para produtos e serviços e TI. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

76 Tecnologia da Informação
Perfil do profissional “tradicionalmente, a área de TI é administrada por profissionais que seguiram uma carreira técnica e que, em muitos casos, encontram dificuldades em estabelecer processos, políticas, padrões, procedimentos, critérios e mecanismos de controle sobre os serviços que são executados”. (Cordenonsi, 2001). Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

77 Tecnologia da Informação
Na teoria das organizações Apesar de toda a sua contribuição ao mundo empresarial, algumas empresas ainda a enxergam como área funcional, sendo considerada desta forma despesa e não investimento; e Outras organizações usufruem da TI chegando a realizar mudanças estruturais através de suas facilidades. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

78 Tecnologia da Informação
Nova concepção Estudo de Rockart, Earl, e Ross (1996)‏ Analisaram as mudanças nos negócios e na tecnologia em algumas organizações para prever o futuro papel da organização de TI . CONCLUSÃO: As mudanças estavam ocorrendo a nível operacional, logo, tinha um impacto substancial na organização. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

79 Tecnologia da Informação
Estudo de Rockart, Earl, e Ross (1996)‏ Descreveram 8 itens fundamentais para a relação de TI com os negócios da empresa. São eles: alinhamento estratégico; relacionamentos eficazes; implementação de novos sistemas; criação e gerenciamento da infra-estrutura; Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

80 Tecnologia da Informação
Estudo de Rockart, Earl, e Ross (1996)‏ reeducação da gestão de pessoas da área de TI; gerenciamento das parcerias com os fornecedores; manutenção de um alto desempenho; e remodelagem e gerenciamento por meio de políticas, padrões e critérios bem definidos. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

81 Tecnologia da Informação
Área fundamental para empresas do séc. 21 “se o Governo Central do Brasil participasse estrategicamente da construção e implantação de um modelo de desenvolvimento de tecnologia da informação baseado no código aberto (open- source) e nas formas de organização do trabalho e da produção de suas comunidades, certamente o futuro do país poderia ser o de tornar-se independente tecnologicamente de outros países. Esta independência tecnológica, certamente refletiria em melhores negócios, na produção de produtos e serviços de melhor qualidade e, em conseqüente, superavit na Balança Comercial e de Serviços”. Motta (2002) Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

82 Tecnologia da Informação
Concluindo... Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

83 Concluindo... Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.


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