A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO INTERTEXTUALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO INTERTEXTUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO INTERTEXTUALIDADE

2 VIAGENS NA MINHA TERRA O PALHAÇO

3 O FILME TÍTULO: O PALHAÇO DIREÇÃO: SELTON MELO PRODUÇÃO: BRASIL ANO: 2010 GÊNERO: DRAMA/COMÉDIA

4 ENREDO Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, Dona Zaira e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

5 PERSONAGENS BENJAMIM (PANGARÉ): o jovem e triste palhaço. VALDEMAR (PURO SANGUE): o velho e competente palhaço.

6 TEMÁTICA O AUTOCONHECIMENTO; BUSCA DE IDENTIDADE; O NOVO VS. A TRADIÇÃO; O PROGRESSO VS. A ESSÊNCIA

7 A OBRA TÍTULO: VIAGENS NA MINHA TERRA AUTOR: ALMEIDA GARRET PUBLICAÇÃO: 1846 ESCOLA LITERÁRIA: ROMANTISMO

8 ENREDO O autor resolve fazer uma viagem de Lisboa a Santarém de comboio, com a intenção de conhecer as ricas várzeas desse Ribatejo, e assim saudar do alto cume a mais histórica e monumental das vilas de Portugal. Paralelamente as paisagens visitadas o autor e narrador, presenteiam os presentes com um romance de amor. Tantas e tais viagens, que numa delas o leva justamente, e pela mão de um companheiro de itinerário, a centrar-se no drama sentimental de Carlos e amenina dos rouxinóis. O Romance resume-se à intricada história de uma velhinha com sua neta Joaninha. A menina tem um primo, filho da única filha da avó, que já falecera. A moça tinha por si só a avó. Todas as semanas, Frei Dinis, vinha visitá-las, e algumas vezes trazia notícias de Carlos, que já algum tempo fazia parte do séquito de D. Pedro.

9 PERSONAGENS DA OBRA: O AUTOR (GARRET) DO ROMANCE: Joaninha Carlos A avó de Joaninha Frei Dinis Georgina Júlia

10 CONTEXTO HISTÓRICO Primeira Metade do Século XIX: Revolução Liberal (em Portugal); Declínio das monarquias absolutas (ideais iluministas); Revolução Industrial (o moderno contra o passado);

11 ESCOLA LITERÁRIA Romantismo: - Idealização da pátria, do amor e da mulher; - Sentimentalismo; - Mundo subjetivo (religiosidade, sensibilidade);

12 TEMÁTICA Portugal velho (conservador) vs. Portugal Novo (liberal); Guerra entre Miguelistas (monarquia absoluta) e Liberais (monarquia constituinte); A Tradição, o passado decadente (o progresso em contraste com a essência); A identidade de um povo (De Camões, por Pessoa a Garret), qual a vocação de Portugal? O Romantismo (conservador).

13 INTERTEXTUALIDADE O ANTIGO VS. O MODERNO; A BUSCA DE UMA IDEN TIDADE (O AUTOCONECIMENTO); IAGEM INTERIOR E AO INTERIOR (QUE TERRAS HABITO?)


Carregar ppt "VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO INTERTEXTUALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google