A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Secretaria de Ensino a Distância – SEED Rede Nacional de Formação Continuada – Centros/Universidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Secretaria de Ensino a Distância – SEED Rede Nacional de Formação Continuada – Centros/Universidades."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Secretaria de Ensino a Distância – SEED Rede Nacional de Formação Continuada – Centros/Universidades Sistemas de Ensino – Estadual e Municipal

2 O que é? Um programa de formação continuada para professores que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos em leitura, escrita e matemática.

3 Objetivos Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental; Contribuir para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática; Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada; Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de educação e escolas dos sistemas públicos de ensino.

4 MEC – Ministério da Educação SEB – Secretaria de Educação Básica SEED – Secretaria de Educação a Distância UNIVERSIDADES – Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada SISTEMAS DE ENSINO – Estadual e Municipal por meio da adesão das Secretarias de Educação Estrutura Organizacional

5 Competências Ministério da Educação Coordenador Nacional do programa; Responsável por formular as diretrizes e os critérios de organização dos cursos e de sua implementação; Provedor dos recursos financeiros para a elaboração e a reprodução dos materiais, e a formação dos professores tutores.

6 Competências Universidades Desenvolver e produzir os materiais para os cursos; Formar e acompanhar o professor tutor; Coordenar os seminários de avaliação; Certificar os professores tutores e cursistas.

7 Competências Sistema de Ensino Coordenar, acompanhar e executar as atividades na sua área de abrangência; Disponibilizar espaço físico com TV, DVD e recursos de informática (COMPUTADOR, INTERNET) para os cursos; Responsabilizar-se pela diária, alimentação e viagem (se houver) do professor tutor para participar do curso de formação e seminários de acompanhamento e avaliação; Selecionar o professor tutor levando em consideração os critérios estabelecidos no Guia Geral do Programa.

8 Atores do Programa Professor Formador É professor vinculado ao Centro da REDE ou Universidade parceira; Ministra o curso de preparação dos tutores; Organiza os Seminários ou Encontros com os tutores para acompanhamento e avaliação do curso; Mantém um plantão de apoio aos tutores; Analisa, com os tutores, os relatórios das turmas e auxilia nos encaminhamentos (CERTIFICAÇÃO DOS CURSISTAS).

9 Atores do Programa Professor Tutor Ser professor EFETIVO da rede pública; Ter formação em nível superior, Licenciatura em Letras, Matemática, ou Pedagogia. Caso não seja licenciado, ter concluído o curso normal/magistério(nível médio); Ter experiência mínima de um ano no magistério; Não aceitar-se-á a substituição de tutores (a universidade não certifica o cursista em formação, cujo tutor não é formado pelo centro).

10 Atores do Programa Professor Cursista Ter vínculo com o sistema de ensino Atuar em classes dos anos/séries iniciais do ensino fundamental

11 Atores do Programa Coordenador Geral Deverá ser um profissional da Secretaria de Educação. Função Subsidiar as ações dos tutores; Tomar decisões de caráter administrativo e logístico; Garantir condições materiais e institucionais para o desenvolvimento do Programa no município.

12 Atores do Programa Sistema de Ensino Colocar à disposição linha telefônica, serviços postais, informática e internet para realização das atividades a distância propostas pelas Universidades.

13 Organização do Curso Professor Tutor horas Curso de Formação Inicial 40 horas (+48h) Encontros presenciais com as Universidades; (+16h) Avaliação do Processo de formação; (+16h) Atividades individuais a distância. +

14 Organização do Curso Professor Cursista 120 horas 64 horas presenciais com o tutor Alfabetização/Linguagem 4 h semanais + Matemática 8h quinzenais 40 horas de atividades Individuais a distância. 16 horas de atividades referentes a avaliação do Processo de Formação.

15 Revezamento Professores cursistas que fizeram o curso de Matemática PODERÃO fazer curso de Alfabetização/Linguagem e vice-versa; Não haverá formação e nem troca de tutores. O MEC irá encaminhar uma nova ficha de adesão ao revezamento.

16 Bolsa de Estudo Fundamentação legal Órgão executor FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Concessão Professores tutores Será vedada ao professor tutor a vinculação a mais de um programa de bolsa de estudo tendo por base a Lei /06. Forma de pagamento Lei , de 06/02/2006 Resolução n.48, de 16/01/2007 R$600,00 06 Parcelas de R$100,00 Valor total

17 Ministério da Educação Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 513 CEP Brasília – DF Página web: Endereço eletrônico: Contato: Telefone da Coordenação de Formação: (61) 2104 – 8672 Telefones do Pró-Letramento: (61) 2104 – 8633 / 9004 / 9568 Fax: (61)

18 Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Guamá – Setor Básico Av. Augusto Corrêa, nº 01 CEP Belém – PA Telefone: (91) 3201 – 7487 Página web: Contato: Arthur Gonçalves Machado Júnior Endereço eletrônico: Telefone: (91)

19 Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação Infantl e Ensino Fundamental Rodovia Augusto Motenegro, s/n Km 10 Icoaraci - Belém – PA - CEP Telefone: (91) 3201 – 5164 Página web: Contato: Daniele Dorotéia, Vania Sarmento e Silvia Márcia Endereço eletrônico:

20 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "Ministério da Educação – MEC Secretaria de Educação Básica – SEB Secretaria de Ensino a Distância – SEED Rede Nacional de Formação Continuada – Centros/Universidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google