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VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade.

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1 VII ESUD 2010 Congresso Brasileiro de Ensino a Distância- Cuiabá Grupo de Discussão- 7 Institucionalização Mediadora: Dra. Katia Siqueira de Freitas Universidade Católica de Salvador UFBA

2 Institucionalização da ead: desafios e possibilidades? Eixos: origem, evolução, conceitos, meios Preconceitos e usos? Mudança de status Estratégia para garantia do direito a educação em igualdade de condições? Em que condições concretas ocorre? Que desafios há? Que possibilidades? Como garantir qualidade? Via legislação e avaliação?

3 Censo educação superior 2006/07- ead INEP 571% mais cursos 315% mais matriculas 4,4% de alunos 2006- Decreto 5.800- Sistema Universidade Aberta do Brasil: consorcio de universidades deverá apresentar especial impacto positivo no atendimento de demandas de formação ou capacitação de mais de um milhão de docentes para a educação básica. Um em cada 73 brasileiros estuda a distância Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007, levantamento do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), edição 2008 Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007, levantamento do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), edição 2008 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu concurso público para 100 vagas de pesquisador - tecnologista em informações e avaliações educacionais (nível superior), com salário inicial de R$ 2.219,34, e 40 para técnico em informações educacionais (nível médio) - R$ 1.220,45. Escola de gestores/INEP - Par : Par Formação---PRADIME

4 http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias /censo/superior/news09_05.htm Na graduação a distância, 115 instituições ofereceram 647 cursos em 2008. As matrículas na EAD aumentaram 96,9% em relação ao ano anterior, em 2008, passaram a representar 14,3% do total de matrículas no ensino superior. número de concluintes em EAD cresceu 135% em 2008, comparado a 2007.

5 Censo Pág. 28 115 instituições ofereceram, em 2008, cursos de graduação a distância. São 18 IES a mais em relação às registradas no ano de 2007. cursos de graduação a distância aumentou de maneira significativamente.

6 Impulsores Contexto político gerencial LDB. 9394/1996- art. 8, §§- 1,2,3 PNE- Lei 10.172/2001- – 6- ead e tecnologias educacionais- diagnóstico demais legislação 2006- Decreto 5.800- Sistema Universidade Aberta do Brasil Escola de gestores/INEP Par : Par Formação PRADIME

7 Comparado ao ano de 2007, foram criados 239 novos cursos, representando um aumento de 58,6% no período. O número de vagas oferecidas em 2008 registrou um aumento de 10,3%, ou seja, uma oferta de 158.419 vagas a mais. O crescimento no número de vagas da educação a distância deu prosseguimento a um aumento que se observa desde 2003.

8 Nesse período, registrou-se uma variação de mais de 70 vezes no número de vagas ofertadas. razão entre inscritos e vagas, em 2007 foram registrados 0,35 candidatos para cada vaga, no ano seguinte essa relação foi de 0,41. http://www.inep.gov.br/download/censo/200 8/Censo_Superior_2008_Resumo_Tecnico.pdf Postado por IBDIN às 18:3618:36

9 Abed- 2009 nos últimos anos tem criado uma força de trabalho no Brasil de aproximadamente 30.000 integrantes. Provindo das mais variadas formações, desde medicina até música, da matemática até a metrologia, esses profissionais trazem uma grande riqueza de pontos de vista a propósito do processo ensino-aprendizagem, uma atividade humana sobre a qual quase tudo está aberto a abed

10 Qualidade institucional: usos e abusos Pessoal- Recursos humanos preparados: professor on line, monitor instrutor? Recursos matérias: aquisição, renovação e manutenção Recursos financeiros: destinação-remuneração- Logística: telefone, rádio, internet, correio impresso e eletrônico, internet, cd, fitas, video Pesquisa Extensão life long learning

11 Qualidade: usos e abusos ENADE: não há diferença significativa estatisticamente entre as médias – ead e presencial Cursos regulares: graduação pós-graduação- especialização, mestrado, doutorado pós-doutorado Aceitação de profissionais diplomados a distância

12 Prevenir evasão: garantir persistência e aprendizagem Alternativas: aconchegos – intelectos-sociais Perfil do estudantes e dos profissionais- nova forma de pensar e agir- 4 turnos de trabalho e atendimento? Preparação, monitoramento, acompanhamento dos estudantes Andragogia, comunicação, dupla via, pertença Centros de acolhimento: encontros presencias, encontros on-line, Orientação: presencial, impressa, on-line, interativa, rapidez, qualidade e gentileza no atendimento Cursos valorizados pelos estudantes: demanda

13 Desafios e possibilidades Profissionais de /em ead Professores: não tutores ou instrutores Amplas bibliotecas : físicas e virtuais Pesquisas Inclusão Outros...???


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