A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto Ler, ver, ouvir – pensar o mundo. Resumo do projecto Formação de leitores e desenvolvimento de literacias (p.e., verbal, visual, digital) Promoção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto Ler, ver, ouvir – pensar o mundo. Resumo do projecto Formação de leitores e desenvolvimento de literacias (p.e., verbal, visual, digital) Promoção."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Ler, ver, ouvir – pensar o mundo

2 Resumo do projecto Formação de leitores e desenvolvimento de literacias (p.e., verbal, visual, digital) Promoção da leitura do documento livro (informação fidedigna, revista)e em diferentes formatos/suportes Apoio documental à aplicação dos programas das diferentes áreas curriculares Desenvolvimento do gosto estético dos alunos Promoção do contacto com os livros Promoção de actividades que estimulem o pensamento, o sentido crítico Formação de cidadãos livres e responsáveis Aproveitamento pedagógico das actividades de substituição Criação de produtos originais e criativos que tenham como ponto de partida os textos lidos/visionados (textos, desenhos, jogos, guiões de exploração)

3 Objectivos do projecto incentivar o gosto pela leitura, reforçando o fundo documental da BE-CRE com os títulos propostos pelo PNL (leitura recreativa e autónoma), no 3º ciclo do Ensino Básico promover a prática da leitura, em diferentes formatos/suportes na sala de aula, envolvendo professores de todas as disciplinas; reforçar práticas de leitura, em diferentes suportes, envolvendo professores de todas as disciplinas; desenvolver o gosto pela leitura dos textos de literatura em língua portuguesa e da literatura universal, como forma de ampliar o conhecimento do mundo; desenvolver a capacidade de compreensão e de interpretação de textos/discursos com forte dimensão simbólica (incluindo imagens, excertos musicais); incentivar a produção de materiais que contribuam para a animação do livro e da leitura, recorrendo às NTIC.

4 Áreas de intervenção na leitura recreativa/orientada de textos curtos (literários, científicos, banda desenhada, etc.) na sala de aula em diferentes disciplinas; no visionamento de filmes, séries, gravações de espectáculos e documentários em articulação com os conteúdos curriculares ou no âmbito de Formação Cívica, Área de Projecto, ocupação de tempos livres motivados por ausência do professor; na animação do livro e da leitura através de projectos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa/Português, Ciências, História, Educação Visual/Oficina de Artes e Área de Projecto.

5 Metodologia aquisição de cinco exemplares de cada título, no que diz respeito aos documentos impressos; constituição de um fundo documental, por Kits/Maletas Pedagógicas, que possa ser utilizado na sala de aula e na ocupação de tempos livres motivados por ausência do professor; organização desses Kits/Maletas Pedagógicas por temas de forma a facilitar a sua utilização pedagógica segundo conteúdos específicos, interdisciplinares ou transversais; implementação de um tempo quinzenal/mensal nas aulas de Língua Portuguesa, Português, História, Filosofia, Geografia, Educação Visual, Ciências, destinado à leitura (silenciosa ou em voz alta) ou apresentação à turma de partes do livro escolhido; elaboração faseada de guiões/fichas de exploração do fundo documental adquirido, pela equipa da BE-CRE em articulação com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares, que serão disponibilizados nos blogues da BE-CRE; realização de debates/discussão a partir dos textos lidos/imagens visionadas; produção de materiais, pelos alunos, sobre as actividades de leitura, que serão publicados no blogue e de guiões/fichas de exploração/jogos/dramatizações/ilustrações a partir dos documentos lidos e/ou visionados.

6 População alvo e impacto esperado Alunos do Básico, do Secundário (preferencialmente, 10º ano) e professores das diferentes áreas curriculares e não curriculares e/ou destacados para actividades de ocupação de tempos livres motivados pela ausência do professor. Participação da BE/CRE de forma activa e dinâmica no desenvolvimento global e na formação do aluno. Ampliação de recursos ao serviço das aprendizagens formais e informais. Desenvolvimento das competências de pesquisa, selecção e tratamento da informação e de leitura em diferentes suportes/formatos.

7 Recursos disponíveis – alguns exemplos (1) Ler/Ver Ciências Odisseia no espaço - viagens aos planetas (DVD) A vida das aves (DVD) O mistério do bilhete de identidade e outras histórias (Livro) Atlas básicos de Astronomia, Mamíferos, Ecologia (Livro) História (mesmo) breve de quase tudo (Livro)

8 Recursos disponíveis –alguns exemplos (II) Ler/ver Arte e B.D. De profundis (livro + DVD) Astérix nos jogos olímpicos (Livro) A pior banda do mundo, enciclopédia do conhecimento obsoleto (Livro) (pode ser usado nas aulas de Filosofia) História da pintura ocidental (Livro) Os Simpsons (DVD) (pode ser usado em diferentes disciplinas e Formação Cívica) Aventuras de Corto Maltese (DVD) O grande livro dos retratos de animais (Livro)

9 Recursos disponíveis – alguns exemplos (III) Pensar (Formação Cívica) Filosofia para crianças - a guerra e a paz Filosofia para crianças - o que é a liberdade? Filosofia para crianças - o que é viver em sociedade?

10 Orientações O professor que estiver destacado para AAAP, ao ser chamado para substituição, deve certificar-se se a turma é de Básico ou de Secundário. Depois de consultar a listagem de títulos disponíveis (afixada no placard da sala de AAAP), o professor deve ligar à funcionária da BE-CRE (através do PBX) e pedir-lhe que prepare os 5/6 conjuntos (no caso dos livros) ou outros documentos (DVDs, Áudio-livro ou Jogo) por si seleccionados. O professor pede à funcionária do pavilhão ou a um grupo de alunos (3/4) que faça o levantamento dos documentos na BE- CRE. Quando os documentos chegarem à sala, o professor procede à distribuição dos livros, que os alunos poderão, no decorrer da actividade, trocar entre si. No final da actividade, os livros serão recolhidos e devolvidos à BE-CRE usando o mesmo processo do levantamento. O professor preencherá ainda uma folha de registo, que acompanhará os documentos, de forma a fazer-se uma avaliação simples da actividade realizada. Os documentos podem ser igualmente requisitados por todos os professores que pretendam implementar um tempo quinzenal ou mensal dedicado à leitura, seguindo-se processo idêntico ao das aulas de substituição.


Carregar ppt "Projecto Ler, ver, ouvir – pensar o mundo. Resumo do projecto Formação de leitores e desenvolvimento de literacias (p.e., verbal, visual, digital) Promoção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google