A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7/5/2014 1 ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR EM PSICO- ONCOLOGIA TURMA 3 NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER JULIANA VILAS BOAS LÉLIS LIMA Psicóloga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7/5/2014 1 ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR EM PSICO- ONCOLOGIA TURMA 3 NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER JULIANA VILAS BOAS LÉLIS LIMA Psicóloga."— Transcrição da apresentação:

1 7/5/ ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR EM PSICO- ONCOLOGIA TURMA 3 NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER JULIANA VILAS BOAS LÉLIS LIMA Psicóloga responsável CRP-03/IP 4409

2 7/5/ HISTÓRICO DO NASPEC O Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC, é uma associação civil e filantrópica de assistência social e médico-hospitalar, sem fins lucrativos, presidida pela Senhora Romilza Medrado. Oficializado juridicamente em 04/05/1996. Sua missão é prestar irrestrito apoio aos adolescentes, adultos e idosos, carentes e com câncer dos 417 municípios da Bahia, inclusive os terminais. Esta foi e continua sendo a visão de sua fundadora, que há mais de 26 anos, com o apoio da família e de amigos, procuram minimizar o sofrimento de tantos que chegam à instituição.

3 7/5/ HISTÓRICO DO NASPEC Os pacientes recebem apoio espiritual, terapêutico, entretenimentos e médico hospitalares. Nosso compromisso é manter a qualidade de vida dos pacientes. Assim, podemos prestar atendimento de clínica médica geral, emergência, medicina paliativa, psico-oncologia e dor oncológica, bem como, lhes promover e a seus acompanhantes, todo suporte material, pelo tempo que durar sua necessidade. E mais, ao retornar para suas casas, os pacientes levam: cestas básicas, medicações, materiais para curativo, colchões casca de ovo e tudo mais que necessitem, afinal, nossa ação não cessa quando retornam, continuam sendo nossa responsabilidade.

4 7/5/ PROPOSTA DE ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR EM PSICO-ONCOLOGIA PROPONENTE: Psicóloga: Juliana Vilas Boas Lélis Lima Programa: Início: 11/02/2008 Término: 21/07/2008 Local: Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC Carga horária: 156 Horas Público alvo: Alunos de Psicologia do 5º ao 10º Semestre

5 7/5/ APRESENTAÇÃO Pretende-se através de estudos, vivências e aplicações de diferentes técnicas o atendimento psicológico, visando o paciente, seu acompanhante e o quadro funcional em psico- oncologia. A atuação enriquecida do estagiário na instituição a partir das concepções do paradigma biopsicosocial e respectivas implicações de cunho ético. Abordagens psicológicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, considerando a tríade paciente, família e equipe de saúde. Oferece a possibilidade de construção do papel profissional desenvolvendo habilidades e competências junto ao paciente e seus acompanhante, bem como, a equipe interdisciplinar, foco importante das ações da instituição que destina-se a ser um verdadeiro hóspice.

6 7/5/ ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR EM PSICO-ONCOLOGIA META: Exercício da Psicologia Hospitalar FOCO: Psico-Oncologia e Cuidados paliativos

7 7/5/ Objetivos Gerais: Oferecer ao estagiário a oportunidade de ampliar e atualizar seus conhecimentos na área de saúde, afim de que possam conhecer sistematicamente os fatores psicológicos envolvidos nos processos de adoecimento, objetivando auxiliá-los na compreensão e na condução do processo de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação do paciente, bem como sensibilizá-lo quanto ao trabalho em equipe interdisciplinar. Assegurar ao estagiário o contato com o público alvo ( pacientes com câncer nos seus diversos estágios e seus cuidadores). Proporcionar a experiência através do contato direto e específico da prática clínica em instituição de apoio que acolhe pacientes com câncer e seus familiares para prestar-lhes suporte de atendimento paliativo através da concepção de hóspice com toda formação de quadro de profissionais envolvidos.

8 7/5/ Objetivos Específicos: Capacitar o estagiário a realizar o atendimento psicológico aos pacientes oncológicos e seus cuidadores, bem como, uma identificação de intervenção nas situações de angústia e sofrimento. Promover ao estagiário a possibilidade de discutir e refletir sobre os casos clínicos em grupo, através da supervisão e acompanhar discussão de toda equipe interdisciplinar de todos os casos. Promover e incentivar a humanização em saúde.

9 7/5/ CONTEÚDO: Introdução aos conceitos teórico-metodológicos, terapêutica e terminologia em psico-oncologia, com ênfase no desenvolvimento de habilidades básicas para atuação na área. Aprofundamento de questões relacionadas ao paciente oncológico e ao seu tratamento: variáveis psicológicas do adolescente, adulto e idoso com câncer, personalidade, estress, estigma e auto-estima, relação familiares e socialização, afetividade, depressão, dor, adesão ao tratamento, enfrentamento do luto e outros aspectos peculiares.

10 7/5/ APLICAÇÃO / METODOLOGIA: Será realizado antes do início do estágio um treinamento, visando o aprofundamento do aporte teórico/prático sobre os procedimentos fundamentais para um melhor atendimento ao paciente oncológico e seus cuidadores. Serão entregues módulos com textos visando um aprofundamento teórico acerca da psico-oncologia. Exposições participativas Supervisões de grupo e individuais Grupos de apoio: debates e discussões de casos e experiências

11 7/5/ AVALIAÇÃO: Todo período será de avaliações do curso como um todo, respeitadas suas etapas, através da presença sistemática dos estagiários nas ações em estudo e seus desempenhos nas ações individuais. Findo o estágio, será solicitado um trabalho escrito para avaliação, devendo este conter relato da experiência do estagiário, que optará se, individual ou em dupla. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARVALHO, M.M (Coord). Introdução a Psico-oncologia. São Paulo: Editorial Psy, 2000.

12 7/5/ O PAPEL DA PSICOLOGIA NO NASPEC Reconhecer as emoções e as necessidades psicológicas do paciente e da família; Identificar os aspectos psicossociais do paciente e da família durante a fase de cuidados paliativos e no estágio terminal da doença; Avaliar padrões de enfrentamento em relação à doença e à morte; Prover assistência psicológica, através de intervenções psicológicas de suporte que favoreçam a mobilização de recursos internos, e aumentem a capacidade de enfrentamento. Olhar acolhedor, escuta e atitude humanizada diante do paciente oncológico.

13 7/5/ EQUIPE DE SAÚDE DO NASPEC O ponto chave de uma equipe de saúde é o CUIDADO pois, não estamos tratando apenas do câncer, mas de uma pessoa com câncer! Esses profissionais necessitam sobretudo, de comprometimento com o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico, cujo enfoque não se restringe apenas ao tratamento, mas ao cuidado integral e integrado da pessoa, considerando suas dimensões física, social, psicológica e espiritual.

14 7/5/ A missão tradicional do profissional de saúde é aliviar o sofrimento humano; se puder curar, cura; se não puder curar, alivia; se não puder aliviar, consola.

15 7/5/ A vida por mais breve que seja... merecerá ser vivida em toda sua plenitude, nada consegue ofuscar a validade de seus belos e inesquecíveis momentos". A vida por mais breve que seja... merecerá ser vivida em toda sua plenitude, nada consegue ofuscar a validade de seus belos e inesquecíveis momentos". (SIGMUND FREUD)

16 7/5/ SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!!


Carregar ppt "7/5/2014 1 ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR EM PSICO- ONCOLOGIA TURMA 3 NASPEC – NÚCLEO ASSISTENCIAL PARA PESSOAS COM CÂNCER JULIANA VILAS BOAS LÉLIS LIMA Psicóloga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google