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Organização dos Comitês Temáticos 1. 2 Organização e trabalho em comitês temáticos Ação 1 Ação 2 Ação 3 Ação 4 Ação 5 Ação 6 Ação 7 Organização em comitês.

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1 Organização dos Comitês Temáticos 1

2 2 Organização e trabalho em comitês temáticos Ação 1 Ação 2 Ação 3 Ação 4 Ação 5 Ação 6 Ação 7 Organização em comitês temáticos Execução linear Ação 1Ação 2Ação 3Ação 4Ação 5Ação 6Ação 7 Tempo 1 Tempo 3Tempo 5Tempo 7 Tempo 6Tempo 4Tempo 2 Tempo Total Por meio da organização em comitês temáticos é possível implementar várias ações de forma simultânea, reduzindo o tempo total de realização e gerando motivação no grupo. Execução linear x Organização em comitês temáticos

3 3 ComitêAçõesCoordenador(a)Comitê Associativismo Promover o associativismo Fabrício Renato Nicoli / Renato Martins / André Capacitação Promover capacitação para empregados, supervisores e gestores Cleumar Pretta / Vitor Neves / André Alcino / Kátia Relacionamento com a Prefeitura Desenvolver canais de comunicação e relacionamento com a Prefeitura Marco Navega Leonardo Anderson / Ricardo Cardoso Segurança Pública Realizar proposições para as autoridades de segurança pública e manter o relacionamento FabrícioAlexandre / Elizabety / Cleumar Definir com o grupo Organização dos comitês temáticos

4 4 ComitêAçõesCoordenador(a)Comitê Turismo e Promoção de Eventos Elaborar calendário de eventos do polo Promover eventos do polo Renato Martins Elizabety Sato / Renato Nicoli / Cleumar / André / Rosalvo / Paulo Requalificação urbana Realizar levantamento e elaborar proposições de requalificação urbana ???? Fabrício / Renato Martins / Vitor Neves / Fernando Macaé Realizar levantamento e elaborar proposição para a melhoria do trânsito Cleumar Lucas / Renato Nicoli / Fabrício / Pretta Responsabilida de sócio ambiental Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Alexandre Gentil Marco Navega / Renato Martins / Paulo Guesse Implantar programa de educação ambiental nas empresas do polo Vitor NevesAlexandre Definir com o grupo Organização dos comitês temáticos

5 5 Participação efetiva dos empresários, entidades empresariais e se possível do poder público; Atores locais (empresários e lideranças) como protagonistas; Busca e construção permanente de parcerias; Alinhamento com iniciativas, planos e ações dos Governos Municipal, Estadual e Federal se possível; Foco no mercado; Medir os resultados das ações planejadas durante a implementação; O apoio direto do Sebrae na implementação das ações, fica limitado àquelas que se enquadrem na sua missão; Fatores críticos para o sucesso do projeto

6 6 Reuniões dos Comitês Os temas operacionais devem ser tratados nas reuniões dos comitês, agendadas de acordo com as necessidades e possibilidades dos integrantes. Acompanhamento do grupo Reuniões Plenárias As reuniões plenárias semanais devem servir para deliberar sobre temas ou decisões oriundas das reuniões dos comitês e, também, remeter providências a serem tratadas pelos comitês. Periodicidade das Reuniões Plenárias As reuniões plenárias devem ocorrer semanalmente, especialmente logo após a oficina de Direcionamento Estratégico, durante o primeiro ano de organização do grupo. À medida que o grupo adquire autonomia e maturidade, o intervalo pode ser ampliado para reuniões quinzenais, sempre procurando manter a união e uma agenda de urgência do grupo. Coordenação A liderança no processo de coordenação do grupo, inclusive de forma situacional, é fundamental para manter a motivação dos participantes.

7 7 Elaborar sempre pauta objetiva e com temas de ordem tática e estratégica; Pontualidade; Objetividade; Foco nos temas da pauta; A coordenação é fundamental para controlar o tempo alocado para cada tema da pauta; É necessário elaborar ata em formato executivo definindo responsáveis e prazos; A ata deve ser distribuída o mais rápido possível, via ou impressa, para todos os participantes e demais integrantes do grupo, assim como para os representantes de entidades da governança e demais parceiros envolvidos. Sugestões para a condução das reuniões plenárias Importante

8 8 O Plano de comunicação deve conter uma síntese dos eventos de comunicação com a definição do público alvo, canal, frequência e mecanismo de feedback Acompanhamento dos grupos - Comunicação EventoPúblicoCanalFrequência Mecanismos de Feedback Divulgação do lançamento do projeto Público-alvo e sociedade em geral e impresso Site do Sebrae e de parceiros lançamento Frequência e adesões de empresários ao projeto Informativo periódico do projeto Público-alvo e sociedade em geral e impresso Site do Sebrae e de parceiros bimensal Divulgação de resultados de projeto Público-alvo e sociedade em geral Jornais e revistas de circulação regional Semestral?? Pesquisa por amostragem via call center Plano de Comunicação (exemplo)

9 9 O cronograma de comunicação deve especificar a data do evento, o público alvo, o canal de comunicação e as providências que devem ser adotadas, como no modelo indicativo a seguir: DataEventoPúblicoCanalProvidência Informativo do projeto Público-alvo e sociedade em geral e impresso Site do Sebrae Encaminhar / providenciar impressão / enviar ao responsável pelo site do Sebrae Entrevista Público-alvo e sociedade em geral Jornais e revistas de circulação regional (identificar) Preparar press- release Convidar imprensa Acompanhamento dos grupos - Comunicação Cronograma de Comunicação (exemplo)

10 10 Convocação para reunião Plenária - Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé/RJ Pauta: Data:Hora: horas Local: Contato:Tel: Modelo de convocação para reuniões plenárias. Visitantes, quando houver, devem ser incluídos nos primeiros itens da pauta e dispensados logo após a participação

11 11 Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé / RJ Relatório reuniões plenária Pauta: Data:Hora: horas Local: Contato:Tel: NomeEmpresa / Entidade TelFreq (P/A) Sebrae consultor) Sebrae (gestor) C&VB Macaé Associação Comercial Prefeitura PARTICIPANTES DAS ENTIDADES APOIADORAS E PARCEIRAS Modelo de relatório executivo

12 Empresários participantes ParticipanteEmpresaTel Freq (P/A) ASSUNTOS TRATADOS E DECISÕES TOMADASResp.Prazo Próxima reunião plenária Data: Local: Horário: Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé / RJ Relatório reuniões plenária Modelo de relatório executivo 12

13 devolutiva ao grupo de empresários Apresentação do relatório de Direcionamento Estratégico Orientação para a implementação das ações O grupo é orientado a tratar os temas operacionais nas reuniões dos comitês e, nas reuniões plenárias, deliberar temas ou decisões oriundas das reuniões dos comitês. Sempre que possível, as reuniões plenárias devem ocorrer semanalmente para que o grupo mantenha a união e uma agenda de urgência. A liderança no processo de coordenação é fundamental para manter a motivação. 13 Reunião pós direcionamento com o grupo

14 Louise Nogueira - Coordenadora de Projetos Comércio e Serviços (21) Karina Macabu Sardemberg – Gestora do Projeto – Escritório de Articulação Regional Norte (22) Gilberto Soares dos Reis – Gerente de Articulação Regional Norte (22) Consultores Marcos Assumpção (21) Maria Chan (21) Equipe técnica do Sebrae 14


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