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Organização dos Comitês Temáticos

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Apresentação em tema: "Organização dos Comitês Temáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização dos Comitês Temáticos
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2 Organização e trabalho em comitês temáticos
Execução linear x Organização em comitês temáticos Execução linear Ação 1 Ação 2 Ação 3 Ação 4 Ação 5 Ação 6 Ação 7 Tempo 3 Tempo 5 Tempo 7 Tempo 1 Tempo 2 Tempo 4 Tempo 6 Tempo Total Ação 1 Ação 2 Ação 3 Ação 4 Ação 5 Ação 6 Ação 7 Organização em comitês temáticos Por meio da organização em comitês temáticos é possível implementar várias ações de forma simultânea, reduzindo o tempo total de realização e gerando motivação no grupo. Tempo Total

3 Organização dos comitês temáticos
Ações Coordenador(a) Associativismo Promover o associativismo Fabrício Renato Nicoli / Renato Martins / André Capacitação Promover capacitação para empregados, supervisores e gestores Cleumar Pretta / Vitor Neves / André Alcino / Kátia Relacionamento com a Prefeitura Desenvolver canais de comunicação e relacionamento com a Prefeitura Marco Navega Leonardo Anderson / Ricardo Cardoso Segurança Pública Realizar proposições para as autoridades de segurança pública e manter o relacionamento Alexandre / Elizabety / Cleumar Definir com o grupo

4 Organização dos comitês temáticos
Ações Coordenador(a) Turismo e Promoção de Eventos Elaborar calendário de eventos do polo Promover eventos do polo Renato Martins Elizabety Sato / Renato Nicoli / Cleumar / André / Rosalvo / Paulo Requalificação urbana Realizar levantamento e elaborar proposições de requalificação urbana ???? Fabrício / Renato Martins / Vitor Neves / Fernando Macaé Realizar levantamento e elaborar proposição para a melhoria do trânsito Cleumar Lucas / Renato Nicoli / Fabrício / Pretta Responsabilidade sócio ambiental Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Alexandre Gentil Marco Navega / Renato Martins / Paulo Guesse Implantar programa de educação ambiental nas empresas do polo Vitor Neves Alexandre Definir com o grupo

5 Fatores críticos para o sucesso do projeto
Participação efetiva dos empresários, entidades empresariais e se possível do poder público; Atores locais (empresários e lideranças) como protagonistas; Busca e construção permanente de parcerias; Alinhamento com iniciativas, planos e ações dos Governos Municipal, Estadual e Federal se possível; Foco no mercado; Medir os resultados das ações planejadas durante a implementação; O apoio direto do Sebrae na implementação das ações, fica limitado àquelas que se enquadrem na sua missão;

6 Acompanhamento do grupo
Reuniões dos Comitês Os temas operacionais devem ser tratados nas reuniões dos comitês, agendadas de acordo com as necessidades e possibilidades dos integrantes. Reuniões Plenárias As reuniões plenárias semanais devem servir para deliberar sobre temas ou decisões oriundas das reuniões dos comitês e, também, remeter providências a serem tratadas pelos comitês. Periodicidade das Reuniões Plenárias As reuniões plenárias devem ocorrer semanalmente, especialmente logo após a oficina de Direcionamento Estratégico , durante o primeiro ano de organização do grupo. À medida que o grupo adquire autonomia e maturidade, o intervalo pode ser ampliado para reuniões quinzenais, sempre procurando manter a união e uma agenda de urgência do grupo. Coordenação A liderança no processo de coordenação do grupo, inclusive de forma situacional, é fundamental para manter a motivação dos participantes.

7 Sugestões para a condução das reuniões plenárias
Elaborar sempre pauta objetiva e com temas de ordem tática e estratégica; Pontualidade; Objetividade; Foco nos temas da pauta; A coordenação é fundamental para controlar o tempo alocado para cada tema da pauta; É necessário elaborar ata em formato executivo definindo responsáveis e prazos; A ata deve ser distribuída o mais rápido possível, via ou impressa, para todos os participantes e demais integrantes do grupo, assim como para os representantes de entidades da governança e demais parceiros envolvidos. Importante

8 Mecanismos de Feedback
Acompanhamento dos grupos - Comunicação O Plano de comunicação deve conter uma síntese dos eventos de comunicação com a definição do público alvo, canal, frequência e mecanismo de feedback Plano de Comunicação (exemplo) Evento Público Canal Frequência Mecanismos de Feedback Divulgação do lançamento do projeto Público-alvo e sociedade em geral e impresso Site do Sebrae e de parceiros lançamento Frequência e adesões de empresários ao projeto Informativo periódico do projeto bimensal Divulgação de resultados de projeto Jornais e revistas de circulação regional Semestral?? Pesquisa por amostragem via call center

9 Acompanhamento dos grupos - Comunicação
O cronograma de comunicação deve especificar a data do evento, o público alvo, o canal de comunicação e as providências que devem ser adotadas, como no modelo indicativo a seguir: Cronograma de Comunicação (exemplo) Data Evento Público Canal Providência Informativo do projeto Público-alvo e sociedade em geral e impresso Site do Sebrae Encaminhar / providenciar impressão / enviar ao responsável pelo site do Sebrae Entrevista Jornais e revistas de circulação regional (identificar) Preparar press-release Convidar imprensa

10 Modelo de convocação para reuniões plenárias.
Convocação para reunião Plenária - Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé/RJ Data: Hora: horas Local: Contato: Tel: Pauta: 1- 2- 3- 4- Visitantes, quando houver, devem ser incluídos nos primeiros itens da pauta e dispensados logo após a participação

11 Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé / RJ Relatório reuniões plenária
Modelo de relatório executivo Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé / RJ Relatório reuniões plenária Data: Hora: horas Local: Contato: Tel: Pauta: 1- 2- 3- PARTICIPANTES DAS ENTIDADES APOIADORAS E PARCEIRAS Nome Empresa / Entidade Tel Freq (P/A) Sebrae consultor) Sebrae (gestor) C&VB Macaé Associação Comercial Prefeitura

12 Modelo de relatório executivo
Polo Gastronômico Cavaleiros – Macaé / RJ Relatório reuniões plenária Empresários participantes Participante Empresa Tel Freq (P/A) ASSUNTOS TRATADOS E DECISÕES TOMADAS Resp. Prazo 1- 2- 3- 4- Próxima reunião plenária Data: Local: Horário: 12

13 Reunião pós direcionamento com o grupo
 devolutiva ao grupo de empresários Apresentação do relatório de Direcionamento Estratégico Orientação para a implementação das ações O grupo é orientado a tratar os temas operacionais nas reuniões dos comitês e, nas reuniões plenárias, deliberar temas ou decisões oriundas das reuniões dos comitês. Sempre que possível, as reuniões plenárias devem ocorrer semanalmente para que o grupo mantenha a união e uma agenda de urgência. A liderança no processo de coordenação é fundamental para manter a motivação.

14 Equipe técnica do Sebrae
Louise Nogueira - Coordenadora de Projetos Comércio e Serviços (21) Karina Macabu Sardemberg – Gestora do Projeto – Escritório de Articulação Regional Norte (22)  Gilberto Soares dos Reis – Gerente de Articulação Regional Norte Consultores Marcos Assumpção (21) Maria Chan (21)


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